sexta-feira, 22 de abril de 2022

Guiné 61/74 - P23189: Memória dos lugares (440): A antiga pista de Cufar...e uma torre de vigia do tempo da CART 2477 (1969/71) (Martin Evison, Action Guinea-Bissau, Catió e Cufar)

 












Guiné-Bissau >Região de Tombali > Catió > Cufar  > A antiga pista de Cufar, usada pela Força Aérea Portuguesa durante a guerra colonial (1961/74). Posto de sentinela do tempo da CART 2477 (Cufar, 1969/71).

Fotos (e legenda): © Martin Evison  (2022). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




Guiné > Região de Tombali > Cufar > c. 1973 > O Nordatlas na pista de Cufar... Posando junto dele o Eduardo Ferreira Campos, ex-1º Cabo Trms, CCAÇ 4540 (Cumeré, Bigene, Cadique, Cufar e Nhacra, 1972/74) (*)



Guiné > Região de Tombali > Cufar > c. 1973 > O Nordatlas na pista de Cufar (*).

Cufar era uma placa giratória de apoio logístico para o Sul e, por esse motivo, originava um movimento muito fora de vulgar, quer em meios aéreos, quer em viaturas e pessoal militar.


Fotos (e legendas): © Eduardo Campos  (2009). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Mensagem de 20/04/2022 à(s) 20:31, enviada por Martin Evison, através do formulário de contacto do Blogger:

Estive em Cufar na semana passada. Tenho algumas fotos da pista de pouso (sic).
 
Um tem um prédio marcado como CART 2477. Por favor, deixe-me saber se eu posso enviá-los para você. Martin.


2. Respondemos-lhe de imediato nestes termos:

Olá, Martin, teríamos todo o gosto... Temos poucas referências a essa companhia de artilharia, a CART 2477, que por lá passou, em Cufar, em 1969/71, durante a guerra colonial. 

 Saudações, "mantenhas". Luís Graça


3. Nova mensagem do Martin Evison, quinta, 21/04, 19:48  


Olá, Luis,

Anexo algumas fotos. Há algumas mullheres na passarela secando arroz.

Tive problemas por tirar as fotos e tive que me apresentar ao comandante em Buba. Acho que também era um acampamento do exército português. A pista tem sido usada por traficantes de drogas. O exército colocou toras 
 [, toros, em português dePortugal] na pista para controlar seu uso. Supõe-se que a recente tentativa de golpe de Estado tenha sido relacionada a drogas.

Tive o prazer de encontrar uma foto de blog mostrando a 'torre de controle' (?), com um Nord Nordatlas.

4. Depois de recebermos as fotos, perguntámos, com data de ontem, 11:53 e 14:36:

Olá, Martin, está tudo OK. Vou publicar  as fotos com o teu nome. Podemos identificar o autor das fotos ? Não há problema (de segurança, por exemplo) ?

 Gostava de resto que, enquanto amigo da Guiné-Bissau e falando português, te juntasses a esta "tertúlia" ou "comunidade virtual", a Tabanca Grande, que tem 860 "amigos e camaradas da Guiné"... E faz amanhã 18 anos de existência na Net, um grande longevidade... 

 É apenas um blogue de "partilha de memórias (e de afectos)", sem quaisquer "bandeiras" (político-ideológicas, religiosas, étnicas, etc.)... Claro que a maioria dos participantes (90%) são antigos combatentes...E gostariámos que houvesse mais guineenses

Vives na Guiné-Bissau ? Vai dando notícias...  Mantenhas. Luís

5. Resposta do Martins Evison, com data de ontem, 16:05

Olá, Luis,

Obrigado por suas respostas.

Não sou guineense - sou inglês e estava visitando Guiné a convite de uma instituição de caridade inglês - "Action Guinea Bissau" - que ajuda a restaurar poços de água, casas de banheiro e prédios escolares, e patrocinar  uns estudantes de direito e mediina, por exemplo.

Estou aprendendo português, mas meu progresso é lento. Interesso-me pela história portuguesa, de que nós, em Inglaterra, não conhecemos o suficiente.

Por isso, tirei as fotos da pista e da torre, e pouso (sic) e encontrei a foto de 69/71 do Nordatlas com a torre de controle mostrada nele em seu blog! (*)

Tudo bem,  você usar meu nome como autor. Seria possível incluir algumas fotos do trabalho da "Action Guinea-Bissau", uma  instituição de "charity" (beneficência) em Catió e Cufar, e um link para projetos anteriores - se você acha que é apropriado?   (**)

https://www.actionguineabissau.org.uk/project-gallery

Publicaremos a seguir um poste, com as fotos referentes  à " Action Guinea Bissau", " uma organização sem fins lucrativos,  fundada em 2020", sediada no Reino Unido, e que  "está a trabalhar para resolver questões relacionadas com a igualdade de género, desemprego e ambiente na Guiné-Bissau."
________________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 31  de dezembro de 2009 > Guiné 63/74 – P5569: Histórias do Eduardo Campos (2): CCAÇ 4540, 1972/74 - Somos um caso sério (Parte 2): 5 meses como operador de mensagens em Cufar

3 comentários:

Armando Faria, Fur. Mil. C.Caç.4740 disse...

Bom dia.
Estou em choque, ver aquela que foi a nossa casa num estado de abandono assim, dói a alma de quem lá "deixou" dois anos de juventude (07/72 a 07/74).
Aquela pista á saída da C.Caç4740 após a conclusão da estrada Cufar/Catió, ficou com 2.200 metros em alcatrão.
Lamento que os "libertadores" não tenham sido capazes de fazer pelo seu povo o que lhes prometiam.
Que possam encontrar a paz e o progresso tão breve quanto possível.

antonio graça de abreu disse...

Vivi dez meses em Cufar, até Abril de 1974, pequeno oficial da logística no CAOP 1. Aquela pista a funcionar em pleno, (quais mísseis Strella?) avionetas Dornier 27, helicópeteros Allouete 3, aviões T 6 e Noratlas, quase todos os dias, estes a evacuar feridos de toda a região do Cantanhez, os hélis a participar em operações, a reabastacer os aquartelamento até Cacine, o extraordinário esforço de guerra na fase final do conflito. Eu estava lá. Depois vêm umas aventesmas aqui no blogue (já não digo os nomes!) a perorar a superioridade militar do PAIGC e a derrota militar das tropas portuguesas.

Abraço,

António Graça de Abreu

Luís Mourato Oliveira disse...

Estive em Cufar ao serviço da C.Caç. 4740 onde fui colocado em redição individual após 3 comandantes de pelotão terem sido feridos por uma mina AP. Comandei o 3º grupo de combate e fui depois colocado no comando do Pel.Caç. 52 em Mato de Cão e posteriormente em Missirá.
O Blog dispõe de inúmeras fotografgias de Cufar no período de 1972 até 1973 que poderão ter interesse para a ONG que estimo faça um bom trabalho nessa terra onde comecei a conhecer a Guiné e o seu povo maravilhoso. Depois de 1974 regressei à Guiné, desta vez como voluntário para prestar serviço na Escola Humberto Braima Sambu no bairro militar em Bissau onde seguindo principios de EGC (Educação para a Cidadania) da Unesco, criei uma oficina de andebol. Na sequêrncia desse voluntariado, os participantes em homenagem que eu não acredito merecer, criaram um clube desportivo - CALM - Clube de andebol Luis Mourato. O CALM disputou três finais do campeonato de andebol da Guiné Bissau de 2020/21 e foi campeão no escalão de séniores femininos e vice campeão em cadetes femininos e masculinos. Por essa razão voltei a Bissau onde na ONG AIFA no Bairro Militar fizemos foruns designados por"Conversas sobre Andebol" e voltámos a treinar diáriamente recordando o arranque da actividade três anos antes.
Após as finais fizemos "manga di ronco" num domingo fraternal de boa disposição e convivio.
Votei a Portugal com a saudade de sempre e com as narrativas da viagem para os jovens da euquipa que treino actualmente, CART- Clube Academia Ranger de Telheiras, seguindo os mesmo principios com que treinei na Guiné Bissau. Os jovens jogadores tendo consciência das dificuldades dos nossos irmão guineenses tiveram a iniciativa solidária de enviar roupas e brinquedos para as crianças necessitadas e que serão distribuídas pelo CALM.
A actividade que desenvolvo em Portugal também é em regime de voluntariado, mas estarei sempre disponível para voltar à Guiné Bissau e servir onde acharem que faço falta e onde as minhas competências forem úteis.