terça-feira, 19 de abril de 2022

Guiné 61/74 - P23181: Efemérides (365): Passaram 97 anos da Revolta de 18 de Abril de 1925, em que participou o meu pai (Carlos Pinheiro, ex-1.º Cabo TRMS/QG/CTIG)


1. Em mensagem de 18 de Abril de 2022, o nosso camarada Carlos Pinheiro (ex-1.º Cabo TRMS Op MSG, Centro de Mensagens do STM/QG/CTIG, 1968/70), conta-nos que o seu pai, Joaquim Branco Pinheiro, há 97 anos, participou na Revolta de 18 de Abril de 1925, também conhecida como Golpe dos Generais:


Faz hoje 97 anos que o meu pai andava metido na Revolução do 18 de Abril de 1925.

Era militar no Grupo de Baterias de Artilharia a Cavalo, de Queluz, cujo Comandante era um Botelho Moniz.
Saíram para a rua, juntamente com outras Unidades, mas foram derrotados e o golpe falhou.
Foram todos presos para o Castelo de S. Jorge e depois, presos, ainda, foram para Vendas Novas onde juraram bandeira pela segunda vez.

A cena repetiu-se no 28 de Maio de 1926, perderam a revolução, foram presos para o Castelo de S. Jorge novamente e foram também para Vendas Novas onde juraram Bandeira mais uma vez.

Em anexo vai uma foto da equipa junto da peça de artilharia.
O meu pai, Joaquim Branco Pinheiro, nascido em Alcanena em 8 de Maio de 1904, é o terceiro na foto a contar da esquerda.

Era o tempo daquele tempo.

Carlos Pinheiro

____________

Nota do editor

Último poste da série de 17 DE ABRIL DE 2022 > Guiné 61/74 - P23176: Efemérides (364): Tempo de recordar - Guerra Colonial, O Calvário de Uma Geração - 50 anos decorridos sobre a tragédia de Quirafo, 17 de Abril de 1972 (Mário Migueis da Silva, ex-Fur Mil Rec Inf)

5 comentários:

Antº Rosinha disse...

Entre essa revolta de Abril e o Golpe de 28 de Maio de 26 ainda houve outra tentativa em Julho de 25 comandada por Mendes Cabeçadas.

Nós aqui, contemporâneos de Carlos Pinheiro, podemo-nos considerar a 1ª geração pós 1ª república.

Como quem diz que aquelas revoltas e bombas quase semanais foram ontem.

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

O julgamento destes revoltosos foi feito no tribunal de Santa Clara, pelo Gen. Óscar Fragoso Carmona. Claro que foram absolvidos.
A foto é tirada do Grupo de Baterias a Cavalo (Queluz) hoje RAA 1.

Um Ab.
António J. P. Costa

Carlos Pinheiro disse...

António.J.P. Costa - Excatamente. Aliás o pequeno texto explica bem isso. Ainda tenho a fotografia original ao fim destes anos todos...Já lá vão 97 anos. Um abraço. Só que o Vinhal enganou-se no titulo em vez de 18 de Abril, escreveu 18 de Fevereiro. Já lhe chamei a atenção mas ele não deve ter visto.

Carlos Vinhal disse...

Vá-se lá saber onde fui buscar o mês de Fevereiro. Acho que vou pedir a reforma por invalidez.
Já está emendado.
Carlos Vinhal
Coeditor.

Carlos Pinheiro disse...

Carlos Vinhal - Sobre o 18 de Fevereiro tenho um post sobre o tremor de terra que houve nessa noite em Lisboa e eu estava de serviço no Cmsgs do STM/Bissau a falar com o BT em Lisboa quando se deu o sismo. Fui a primeira pessoa em Bissau a saber do sismo certamente. tenho pena de não encontrar o post...mas gostava. Podes ajudar-me? Um abraço
CP