quarta-feira, 20 de abril de 2022

Guiné 61/74 - P23182: Humor de caserna (51): O anedotário da Spinolândia (I): "Sabes o que é um lapso, rapaz?" (Rogério Ferreira, ex-fur mil at inf, MA, Teixeira Pinto, Bachile, Nhamate, Galomaro, Nova Lamego, Pirada, Paiama, Paunca, Sinchã Abdulai e Mareue, 1970/71)

1.  Não é só do "Gasparinho", "nickname", do cap e depois major art José Joaquim Vilares Gaspar (1935 - 1977) que se alimenta o anedotário da Spinolândia... 

O próprio Com-Chefe e Governador-Geral  do CTIG, António Spínola, brigadeiro e depois general, entre 1968 e 1973, alimentou o bom e o mau hunor das nossas casernas...

Caco Baldé  ou simplesmente Caco era alcunha mais popular do Gen Spínola. Mas também  era tratado por Homem Grande de Bissau,  O Velho. O Bispo... 

Origem da alcunha: vem de caco, monóculo, mais  Baldé, apelido frequente entre os fulas. O historiador Luís Nuno Rodrigues escreveu a sua biografia (Lisboa, A Esfera dos Livros, 2010; a foto ao lado é retirada da capa do livro, com a devida vénia...)

Recorde-se que o monóculo é um tipo de lente corretiva utilizada para corrigir a visão em apenas um olho, sendo constituída por uma lente circular, geralmente com um fio ao redor da circunferência do anel que pode ser associado a uma corda; a  outra extremidade da corda é então ligada ao vestuário em uso para evitar a perda do monóculo. Origem da palavra: do grego: mónos, único e do latim, oculu, olho (Fonte: Wikipedia)..

Andam por aí muitas histórias deliciosas anedotas ou não) do militar mais carismático do nosso tempo de Guiné.  Vamos tentar compilar algumas, inéditas ou já publicadas. Elas também falam o nosso quotidiano, os nossos camaradas e os nossos chefes.  Na série "Humor de caserna" cabe toda a gente.

Só se contam anedotas de quem a gente gosta, aprecia, valoriza, respeita, teme, e às vezes ama e odeia ao mesmo tempo... E o Gen Spínola foi tudo isto, durante a guerra colonial e depois do 25 de Abril (e até chegou a Marechal, que a democracia é como o sol   quando nasce é para todos, e tem uma esponja grande para limpar as nódos do camuflado)....


2. Havia, por parte da maioria da malta do nosso tempo, do Zé Soldado, mas também dos milicianos, um sentimento algo ambivalente em relação ao Caco Baldé... Não sei se ele era verdadeiramente adorado, como ele gostava de o ser (ou de ter sido), por todos os seus subordinados, os metropolitanos e os do recrutamemto local, a par dos seus queridos "guinéus", do Cacheu ao Cacine.

De um modo geral, as praças respeitavam-no e admiravam a sua maneira de ser e de estar, de comandar, de aparecer onde menos se esperava, a sua coragem física, o seu paternalismo autoritário, o seu populismo ("avant la lettre"), o seu carisma,  a sua "mise em scène", o seu perfil prussiano, o monóculo, o pingalim, enfim, a sua demagogia também, a sua voz de "ventríloquo"...  Era uma figura militar a quem ninguém podia ficar indiferente.

O Caco Baldé, como todos os grandes chefes militares, era  amado  por muito boa gente, mas também  temido, sobretudo  por muitos oficiais superiores,  nomeadamente a nível de batalhão (desde que não fossem da mesma arma do general, que era a cavalaria, diziam as más línguas).  

Dizia-se também que os fulas e os manjacos (as duas etnias mais "leais" às autoridades  portuguesas) o tratavam, com respeito e deferência,  como o "homem grande de Bissau". Penso até que o admiravam muito, nomeadamente as hierarquias daquelas duas comunidades étnicas.  

Não havia sondagens naquele tempo, nem nunca foi feito nenhum plebiscito. Em suma, era difícil de avaliar a popularidade de Spínola com números na mão. Tudo o que se possa escrever é baseado na percepção e observação daqueles de nós que estivemos no TO da Guiné no seu tempo. Mas quem, de nós, pode dizer verdadeiramente que o conheceu? Teríamos que  ter o testemunho daqueles.

O anedotário da spinolândia é muito maior que os  textos que já aqui publicámos sobre o humor de caserna... No meu tempo (1969/71), tenho a ideia que toda a gente contava anedotas do Spínola... Mas, passados todos estes anos, parece que até as anedotas do Homem Grande de Bissau  ou do Caco Baldé se nos varreram da memória...

Fica aqui o apelo para refrescarmos as nossas memórias. O humor de caserna é um antídoto contra a crise, a depressão, o mau-estar, o azedume que a idade também traz consigo, bem as núvens negras que atingem nesta altura a Europa e o resto do Mundo...

Começamos por republicar aqui, uma história que nos foi enviada em  1 de outubro de 2008,  pelo Rogério Ferreira, natural de Santarém, ex-fur mil at inf,  Minas e Armadilhas,  CCAÇ 2658/BCAÇ 290
5 (Teixeira Pinto, Bachile, Nhamate, Galomaro, Nova Lamego, Pirada, Paiama, Paunca, Sinchã Abdulai e Mareue, 1970/71) (Foto à esquerda).


3. Anedotário da Spinolândia (1): 

Sabes o que é um lapso, rapaz ?

Quando da minha passagem por Paunca, estive num destacamento chamado Paiama [, na margem esquerda do Geba Estreito, a noroeste de Paunca,] e, alguns dias após o Natal de 70,  tivemos a visita do heli.

Mandados os soldados de piquete para a orla da mata a fazer segurança, o heli aterrou. Apareceu-nos então um sr. Capitão em passo de corrida, dizendo que era uma visita do nosso general (Caco Baldé), e que os soldados formassem como estavam nem que fosse em cuecas.

Logo instantes depois aparece o nosso General no seu camuflado de manga curta e seu monóculo. Olha em volta e, dando indícios de não conhecer o sítio, diz:
  Eu nunca aqui estive, isto quer dizer que não vos dei os votos de Boas Festas.

E virando-se para um dos nossos soldados, o J. J. 
 natural da Torre da Gadanha e cuja mãe lhe enviava umas ricas Boias, ou seja, pedaços de lombo de porco em banha numas latas tipo Cerélac, o qual hoje é carteiro na zona da Amadora  disse:
− Isto foi um lapso... Sabes o que é um lapso?
− Sei, sim, meu general, é uma coisa para escrever.

Grande risota geral, até do general.

Rogério Ferreira
______________

Notas do editor:


(**) Útimo poste da série > 18 de abril de  2022 > Guiné 61/74 - P23177: Humor de caserna (50): "O meu pessoal só pode transitar em canoas balantas. E alguns não sabem nadar. Conclusão: Siga a Marinha!": um documento do "Gasparinho" que ainda hoje nos suscita um sorriso amargo (António J. Pereira da Costa, cor art ref)

5 comentários:

Carlos Vinhal disse...

Não estando de acordo com algumas das opções editoriais deste Blogue, e apesar da minha função de coeditor, como leitor acho que devo emitir aqui as minhas opiniões.
Continuamos a dizer que em certas situações devemos proteger as pessoas, omitindo nomes e outros elementos identificativos.
No caso deste poste da série "Humor de caserna", subsérie "O anedotário da Spinolândia", começo logo por discordar do subtítulo. Salvo melhor opinião, e aceito o contraditório, acho que o senhor Marechal Spínola foi uma personagem demasiado importante para a Guiné e para Portugal, para ter na nossa página um "anedotário". Noto que de Humor de caserna, baixamos para anedotário.
Depois, quiçá o mais importante, no texto vem identificado com todas as letras o protagonista da anedota com o nome, o local de origem e até o pormenor do que faz hoje e onde. O erro começou logo no autor do texto, o camarada Rogério Ferreira, que devia ter evitado a identificação do referido militar, por sua vez o editor não se apercebeu de que aqui podia exercer a sua opção de omitir esses elementos.
É que, partindo do princípio que todos os naturais daquela terra não sabiam o que era um lapso, em contrapartida teriam qualidades bem mais importantes como as do trabalho e honradez, por exemplo. Por seu lado, o camarada "ignorante" merece da nossa parte a maior consideração, estima e amizade, independentemente do seu estatuto social, formação académica e conta bancária.
As opiniões valem o que valem, esta minha poderá não valer nada.
Carlos Vinhal
Leitor e coeditor
Leça da Palmeira

Valdemar Silva disse...

Caro Rogério Ferreira
Com que então por Paúnca, Paiama, Sinchã Abdulai, por pouco não nos encontrávamos.
Eu conheci muito bem essas tabancas, e quer dizer que te encontraste com a rapaziada da minha CART11 Os Lacraus. Nós, os metropolitanos da Companhia, começamos a ser rendidos nos inícios de Dez/70 e viemos para Bissau 15 de Dezembro.
Não me recordo perfeitamente, mas julgo que no meu tempo só havia tropa em Paúnca e no destacamento de Guiro Iero Bocari.
Guiro Iero Bocari inesquecível.

Atira-nos com mais umas do anedotário da spinolândia, ou outras que ficaram gravadas na nossa memória nos momentos que passamos na guerra da Guiné.

Concordo, em parte, com o Carlos Vinhal. Não devemos identificar concretamente em caso de poder aleijar suscetibilidades, mas seja quem for a figura histórica haveá sempre momentos para anedotas das mesmas. E quem nos diz que a resposta do lapso não seria a gozar com sua excelência?
p.ex. como aquela do doente não querer ser atendido pelo médico africano, com um 'como é que você chegou aqui?' (aqui=a ser médico) respondendo o médico 'aproveitei a trepadeira e entrei pela janela'.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O Spinola já tem um lugar na história. Contar anedotas sobre os nossos "maiores" pode ser uma forma de honrar a sua memória. Contamos anedotas sobre reis, rainhas, presidentes, políticos, santos, cardeais, etc. Rir é próprio do ser humano. Mas dizem que as hienas também riem... No nosso blogue não há hienas. Anedotário não é bestiário... Quanto ao nosso camarada que ouviu mal a palavra do Spinola e trocou lapis por lapso, passa a ser simplesmente o J. J. Espero que esteja vivo e bem de saúde. Luis Graça.



Carlos Vinhal disse...

Caro Luís, só um pequemo pormenor, os nossos reis, rainhas, santos, cardeais, etc, já não estão cá, assim como os seus filhos e netos, a testemunhar as anedotas que alguns contam sobre eles. Mantenhamos o humor, nunca a anedota mais ou menos depreciativa.
Carlos Vinhal
Coeditor e leitor

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O "anedotário" é uma coleção de anedotas... Sempre as houve em todas as épocas e regimes políticos, e ninguém escapou ou escapa de uma boa anedota, do Churchil ao Napoleão, do Papa ao Rei... Nem Jesus Cristo. (Espero que ninguém puxe da G3 por causa desta "boutade"...)
_________

anedota
anedota | n. f.

a·ne·do·ta |ó|
(francês anecdote)
nome feminino
1. Breve narração de caso verídico pouco conhecido.

2. Pequena narração ou dito que provoca ou pretende provocar o riso. = CHISTE, PIADA

3. [Depreciativo] Pessoa que, pelos ditos ou pelas atitudes, provoca riso ou é motivo de troça.


"anedota", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/anedota [consultado em 20-04-2022].