Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
terça-feira, 19 de abril de 2022
Guiné 61/74 - P23181: Efemérides (365): Passaram 97 anos da Revolta de 18 de Abril de 1925, em que participou o meu pai (Carlos Pinheiro, ex-1.º Cabo TRMS/QG/CTIG)
1. Em mensagem de 18 de Abril de 2022, o nosso camarada Carlos Pinheiro (ex-1.º Cabo TRMS Op MSG, Centro de Mensagens do STM/QG/CTIG, 1968/70), conta-nos que o seu pai, Joaquim Branco Pinheiro, há 97 anos, participou na Revolta de 18 de Abril de 1925, também conhecida como Golpe dos Generais:
Faz hoje 97 anos que o meu pai andava metido na Revolução do 18 de Abril de 1925.
Era militar no Grupo de Baterias de Artilharia a Cavalo, de Queluz, cujo Comandante era um Botelho Moniz.
Saíram para a rua, juntamente com outras Unidades, mas foram derrotados e o golpe falhou.
Foram todos presos para o Castelo de S. Jorge e depois, presos, ainda, foram para Vendas Novas onde juraram bandeira pela segunda vez.
A cena repetiu-se no 28 de Maio de 1926, perderam a revolução, foram presos para o Castelo de S. Jorge novamente e foram também para Vendas Novas onde juraram Bandeira mais uma vez.
Em anexo vai uma foto da equipa junto da peça de artilharia.
O meu pai, Joaquim Branco Pinheiro, nascido em Alcanena em 8 de Maio de 1904, é o terceiro na foto a contar da esquerda.
Era o tempo daquele tempo.
Carlos Pinheiro
____________
Nota do editor
Último poste da série de 17 DE ABRIL DE 2022 > Guiné 61/74 - P23176: Efemérides (364): Tempo de recordar - Guerra Colonial, O Calvário de Uma Geração - 50 anos decorridos sobre a tragédia de Quirafo, 17 de Abril de 1972 (Mário Migueis da Silva, ex-Fur Mil Rec Inf)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Entre essa revolta de Abril e o Golpe de 28 de Maio de 26 ainda houve outra tentativa em Julho de 25 comandada por Mendes Cabeçadas.
Nós aqui, contemporâneos de Carlos Pinheiro, podemo-nos considerar a 1ª geração pós 1ª república.
Como quem diz que aquelas revoltas e bombas quase semanais foram ontem.
Olá Camaradas
O julgamento destes revoltosos foi feito no tribunal de Santa Clara, pelo Gen. Óscar Fragoso Carmona. Claro que foram absolvidos.
A foto é tirada do Grupo de Baterias a Cavalo (Queluz) hoje RAA 1.
Um Ab.
António J. P. Costa
António.J.P. Costa - Excatamente. Aliás o pequeno texto explica bem isso. Ainda tenho a fotografia original ao fim destes anos todos...Já lá vão 97 anos. Um abraço. Só que o Vinhal enganou-se no titulo em vez de 18 de Abril, escreveu 18 de Fevereiro. Já lhe chamei a atenção mas ele não deve ter visto.
Vá-se lá saber onde fui buscar o mês de Fevereiro. Acho que vou pedir a reforma por invalidez.
Já está emendado.
Carlos Vinhal
Coeditor.
Carlos Vinhal - Sobre o 18 de Fevereiro tenho um post sobre o tremor de terra que houve nessa noite em Lisboa e eu estava de serviço no Cmsgs do STM/Bissau a falar com o BT em Lisboa quando se deu o sismo. Fui a primeira pessoa em Bissau a saber do sismo certamente. tenho pena de não encontrar o post...mas gostava. Podes ajudar-me? Um abraço
CP
Enviar um comentário