sábado, 4 de fevereiro de 2023

Guiné 61/74 - P24036: Blogues da nossa blogosfera (176): revisitando e revendo mais 13 da nossa velha lista (de L a N)


Memórias de Jolmete - Ex-alf mil Manuel Resende, CCAÇ 2585 (1969/71), o régulo da Tabanca da Linha

1. Continuamo a rever a nossa lista (já antiga e que nunca tinha sido  atualizada, aumentada, corrigida,  melhorada...) dos cento e poucos blogues e outras páginas na Net  que faziam parte da nossa blogosfera (c. 110)... Constava/consta da coluna estática do nosso blogue, no lado esquerdo.

Hoje fizemos a verificação, desses blogues e páginas, de L a N (n=13). Metade desses sítios já não existem, foram descontinuados, mudaram de URL... 

Como temos dito, é o preço que se paga por uma existência virtual, que é sempre precária, dependente da boa vontade ou dos caprichos dos servidores (alguns que já não existem, como o Clix, o Sapo, o Terràvista... O Serviço de Alojamento Gratuito de Páginas Pessoais do Sapo, por exemplo, foi descontinuado em dezembro de 2012.)

Os blogues e outras páginas que deixaram de estar "on line" vêm assinalados, em baixo, com um asterico. Nalguns casos têm novos endereços. Alguns destes "sítios" (ou "web pages") poderão ser recuperados através do Arquivo.pt.


Lamparam II, Página de Leopoldo Amado (*)

"Espaço guineense de análises, divulgação de textos e comentários sobre a Guiné-Bissau e o mundo africano. Envie-nos a sua contribuição: leopoldo.amado@gmail.com"...

"Bem-vindo ao Lamparam, espaço guineense de permuta de ideias, reflexões, análises e comentários. Lamparam:  nome escolhido propositadamente para este espaço, justifica-se por verosimilhança,  pois é a palavra ou a expressão por que se designa no crioulo da Guiné-Bissau um engenho tradicional de propulsão normalmente utilizado nas plantações e nas bolanhas da Guiné-Bissau para afugentar a acção predatória das aves sobre as culturas."

Infelizmente teve vida curta: de fevereiro a setembro de 2006... E o nosso amigo e grã-tabanqueiro Leopoldo Amado, historiador,  também já nos deixou em 2021, vítima da pandemia de Covid-19. Vivia em Bissau. É uma grande perda para a Guiné-Bissau.

Tem um novo "site", com novo "design",  mas o URL é o mesmo, 

https://www.ligacombatentes.org/
"Primeiro estava no Blogue-Fora-Nada, que era uma caserna da tropa. Agora chama-se Luís Graça & Camaradas da Guiné. Blogue-Fora-Nada E vão três. Não desertei. Mudei-me apenas para este Tê Dois. Rés do chão com jardim, barbecue e vista para o mar, as Berlengas da minha infância ao fundo: para poder cultivar as minhas blogarias de luxo. Dispenso a piscina, mas não as falésias de Paimogo ou a praia da Peralta,na Lourinhã. © Luís Graça (2006-2008). Direitos reservados."

... Desde 2013 que não é atualizado... Mas o autor promete voltar, se tiver vida e saúde...



Cortaram-lhe o pio, ao fim de muitos anos. Quem disse que as páginas na Net  morrem de pé?... Mas foi salva, felizmente, pelo Arquivo.pt

Infelizmente já não pode ser atualizada... É uma "peça de museu". Mas tem imensos recursos para quem se interessa por temas como a saúde, o trabalho, as profissões de saúde, a história da medicina e da saúde, etc.



Estava alojada no Sapo. Foi descontinuada. 

http://lusotopia.no.sapo.pt/indexGB.html

Mas mesmo assim foi capturada pelo Arquivo.pt em novembro de 2013




Teve vida efémera. Os "Maçaricos" (ramo a que pertence o nosso editor LG pelo lado paterno) publicaram um livro e fizeram dois encontros. Depois esgotaram as baterias... A página, alojada no Sapo, foi descontinuada... Mas o Arquivo.pt capturou-a 

http://macaricos.no.sapo.pt/


Um pouco de história sobre o clã (interessa a alguém ?):

(...) "Ribamar na época dos Descobrimentos era já um importante centro de construção naval, tendo ainda existido até cerca de 1930 um estaleiro que situava no local onde está hoje a antiga escola primária.

E já nesses tempos idos os Maçaricos eram reconhecidos como especialistas nessa área tendo acompanhado diversas expedições navais. E provavelmente estabeleceram-se também noutras localidades onde existiam estaleiros, possível explicação para haver outras famílias Maçarico espalhadas pelo Pais, como por exemplo em Mira".(...) 

  • Marinha Portuguesa
Portal oficial da Marinha Portuguesa na internet. O endereço correto é:

https://www.marinha.pt/pt



A página já não existe, a banda também não... Criada em 2006, fez mais de 150 cocnertos pelo mundo fora,  durou cerca de 10 anos... Cada um foi à sua vida... O João Graça continua a ser nosso grã-tabanqueiro. E a tocar violino.

https://myspace.com/melechmechaya

"O Portal das Memórias de África e do Oriente é um projecto da Fundação Portugal-África desenvolvido e mantido pela Universidade de Aveiro e pelo Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento desde 1997.

"É um instrumento fundamental e pioneiro na tentativa de potenciar a memória histórica dos laços que unem Portugal e a Lusofonia, sendo deste modo uma ponte com o nosso passado comum na construção de um identidade colectiva aos povos de todos esses países.

https://1950pinto.blogspot.com/

Ainda vai mexendo, desde 2012... O José Pinto pertenceu ao BCav 8320/72  (Bula, 1972/74). Fala sobretudo dos convívios que a malta do batalhão ainda vai fazendo.


"Este Blog destina-se a contar estórias da CCAÇ 2585 passadas em Jolmete (Pelundo) desde Maio de 1969 a Março de 1971, altura da nossa comissão militar. Propomo-nos também divulgar trabalhos e convívios de todas as Companhias que por lá passaram, antes e depois de nós, e que queiram colaborar. Aceitamos estórias reais, ou mais ou menos, desde que tenham um fundo de verdade."

Página do Manuel Reswnde, régulo da Tabanca da Linha (Algés).


Alojado no Sapo, foi descontimaudo me finais de 2012.Mas pode ser consultado aqui, através do Arquivo.pt. Estão cá todos os navios que nos levaram para (e trouxeram da) Guiné. Frota da marinha mercante existente em 1958. 



Ver novo endereço do portal, que abrange o universo da lusofonia:
___________

Sem comentários: