sábado, 4 de fevereiro de 2023

Guiné 61/74 - P24037: Os nossos seres, saberes e lazeres (554): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (88): Leeds, a próspera, sempre em renovação, aqui dá gosto ser pedestre (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 2 de Janeiro de 2023:

Queridos amigos,
Era a véspera do regresso, assim se programou esta visita relâmpago a Leeds, uma metrópole que se orgulha de ser gigante mas onde tudo (ou praticamente tudo) se pode fazer a pé, saí do autocarro, andei a farejar as novidades (pus aqui os pés um pouco antes da pandemia), dirigi-me aos meus locais de culto, fui bem compensado, até encontrei promoções a uma libra de cd's na Grande Biblioteca, deslumbrei-me com as mudanças na arquitetura, olhei sempre com admiração para o quadro de Francis Bacon, dei pela falta da Paula Rego, andava em itinerância, fechei os olhos agradecido por tão belo passeio, houvesse tempo e até iria visitar com imenso gosto a uns quilómetros daqui Harewood House, uma propriedade que pertenceu a uma princesa real e que tem uns jardins de sonho, nestas, como noutras coisas, pensa-se que a vida nos tem dado enormes dádivas e compensações, oxalá que possa voltar a este Yorkshire tão amigável.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (88):
Leeds, a próspera, sempre em renovação, aqui dá gosto ser pedestre


Mário Beja Santos

Imponente pela arquitetura, praça financeira de indiscutível importância, aqui respira-se prosperidade. Pega-se no guia do visitante e fica-se a saber que depois de Londres é a única cidade que tem companhias de ópera e ballet residentes, a Opera North e o Northern Ballet, atuam num espaço opulento, a Leeds Playhouse e no Leeds Grand Theatre.
Desembarca-se no terminal rodoviário, ali perto fica uma praça que nos deixa boquiabertos, uma magnificência escultórica entre arranha-céus, muitas obras, muito dinamismo, ora vejam este triunfalismo arquitetónico e no ponto central da praça a estátua do lendário Príncipe Negro.

Daqui, com o mapa na mão, procuro a Leeds Art Gallery, encravada entre o Instituto Henry Moore, a Biblioteca Central e o magnificente edifício da autarquia. Perguntei por uma pintura de Paula Rego que em visita anterior estava exposta no vestíbulo, frente a um quadro de Francis Bacon, tinhas ido para uma exposição, voltava em breve. Entrei e fui ver a sala dos românticos e naturalistas, nada de assombroso, mas há para ali quadros que a retina acolhe muito bem, saíram da mão de mestres, aqui deixo alguns exemplos.
Escultura de Barbara Hepworth, a minha escultora contemporânea preferida

A Galeria de Arte de Leeds tem em permanência exposições, não resisti a visitar a exposição “Rebellion to Romance”, dedicada à 2ª geração de britânicos provenientes das Índias Ocidentais, um trabalho brilhante de levantamento etnográfico e etnológico, acho que esta imagem vale por mil palavras.
Era inevitável contemplar este genial Francis Bacon e depois o escultor Antony Gormley e sua maquete para o Homem de Tijolo de Leeds. É sempre com enorme prazer que aqui venho, oxalá volte depressa, também tenho saudades de ir contemplar outro génio, Henry Moore, num instituto aqui ao lado, tem mesmo de ficar para a próxima, ainda quero amesendar na cafetaria da Biblioteca, adoro o edifício, estes interiores marcados pelos períodos vitoriano e eduardiano são fabulosos, aqui fica uma amostra.
Com o estômago reconfortado, prossegue a viagem, este palácio autárquico parece ser o cartão de visita da prosperidade de Leeds, outrora uma cidade cerealífera e têxtil de largos poderes, hoje zona financeira só superada pela City londrina, não esconde ser uma praça das artes (recordo que possui um importante concurso internacional de piano, Artur Pizarro foi primeiro prémio há umas décadas), capricha, para além do mundo dos negócios em ser uma atração turística e possuir uma enorme capacidade de adaptação dos seus armazéns marítimos em prédios de habitação. Vamos então prosseguir viagem.
Um gigantismo de pedra a rivalizar com os gigantismos de Londres, a torre do relógio é uma beleza, transfigura todo aquele tamanhão de pedra e a pomposidade da colunata
Imagens avulsas do passeio pedestre, a elegância da escadaria para a Galeria de Arte, onde avulta a escultura “A Mulher Reclinada” de Henry Moore, as flores outonais e um impressionante design aposto à Galeria de Arte, inteligente e suscetível de uma leitura rápida e completa
Leeds é famosa pelo seu comércio no chamado Victoria Quarter, sãos as arcadas vitorianas que dão pelo nome de Queen’s Archade, Thornton’s Archade, Grand Archade, de ourivesaria às boutiques de maior luxo tudo aqui se pode encontrar.
Imagem do interior daquele que será o edifício mais icónico de Leeds, The Corner Exchange, a Bolsa dos Cereais transformou-se num centro comercial onde primam os valores da contemporaneidade, o contraste é uma guloseima para os olhos
Vista do exterior da Bolsa dos Cereais
Estou a despedir-me de Leeds, aqui estão os velhos armazéns e a prova de que a arquitetura pode andar ao lado da pintura, da escultura, o que estamos a ver são belas-artes, a sublime capacidade de reaproveitar o que parecia destinado à demolição num espaço de arquitetura com laivos modernizantes com inserções de bom gosto e que garantem a Leeds estar na vanguarda da inovação. Adeus, até ao meu regresso.
____________

Notas do editor

Vd. poste de 28 DE JANEIRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24018: Os nossos seres, saberes e lazeres (552): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (87): Uma visita a legados presidenciais, a pretexto da exposição Pintasilgo (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 31 DE JANEIRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24026: Os nossos seres, saberes e lazeres (553): As matanças eram tempos de celebração e de paz entre as famílias (Francisco Baptista, ex-Alf Mil Inf)

Sem comentários: