sexta-feira, 19 de maio de 2023

Guiné 61/74 - P24326: Imagens das nossas vidas: CART 3494 (1971/74) (Jorge Araújo / Luciano Jesus) - Parte II: De Bolama ao cais do Xime em LDG


Vista aérea da geografia do Xime e do perímetro do aquartelamento a vermelho


“O Xime, em cinemascope, do meu tempo” – António Vaz (1936-2015), Cmdt da CART 1746 (1968/69) – In: P9741, de 13.Abr.2012, com a devida vénia.



BART 2917 (Bambnadina, 25.05.1970-27.03.1972)          


BART 3873 (Bambadinca, 29.12.1971-04.04.1974)



IMAGENS DAS NOSSAS VIDAS: CART 3494 (1971-1974) - Parte II:  DE BOLAMA AO CAIS DO XIME EM LDG

Continuação do Poste 24191(03.04.2023) (*)


1. – INTRODUÇÃO

Do álbum do nosso camarada Luciano de Jesus, que foi organizando ao longo dos mais de vinte e sete meses de permanência no CTIG, e que, generosamente, fez questão de me oferecer uma cópia para partilha no Blogue, seleccionámos mais uma dezena de imagens para enquadrar a narrativa desta parte dois.

Enquanto a Parte I (*)  percorre o itinerário náutico desde Lisboa a Bissau e, depois, a estadia na Ilha de Bolama, para, no CIM se concluir o processo de instrução global para a “guerra de guerrilha”, denominado de IAO,  esta Parte II corresponde ao itinerário efectuado a bordo de uma LDG, em 27 de Janeiro de 1972, 5.ª feira, desde Bolama até ao Xime, local reservado à CART 3494 para cumprir a sua missão operacional.

Para além do contingente da CART 3494 participaram também, nesta viagem de “cruzeiro no Geba”, as restantes unidades do BART 3873, comandado pelo Cor Art António Tiago Martins (1919-1992), cuja CCS e Comando tinham como destino Bambadinca (a sede), a CART 3492, o Xitole, e a CART 3493, Mansambo.

Recordamos que a Unidade Mobilizadora do contingente do BART 3873 foi o Regimento de Artilharia Pesada n.º 2 (RAP 2) da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, com o objectivo de render na, então, Província da Guiné, o BART 2917 e as subunidades: CART 2714, CART 2715 e CART 2716, aquarteladas em Mansambo, no Xime e no Xitole, respectivamente, também elas formadas na mesma U. M., por estar a atingir o termo da sua comissão de serviço.

A publicação da mobilização do BART 3873 foi publicada em 04 de Novembro de 1971, através da Nota Circular n.º 4496/PM – Processo 18/3873 da 1.ª Repartição do Estado Maior do Exército.


2. – FOTOGALERIA

Foto 1 > 27Jan72 > O contingente do BART 3873 no interior da LDG a caminho do cais do Xime

Foto 2 > 27Jan72 > Vista da margem direita do Geba (território do Enxalé)

Foto 3 > Aproximação de LDG ao cais do Xime (margem esquerda do Geba)

Foto 4 > LDG 104 no cais do Xime (margem esquerda do Geba)

Foto 5 > Desembarque de “piras” no cais do Xime

Foto 6 > Panorâmica do cais do Xime (vista do quartel)

Foto 7 > Recepção a um contingente de “piras” no cais do Xime

Foto 8 > Recepção a um contingente de “piras” no cais do Xime

Foto 9 > Recepção a um contingente de “piras” no cais do Xime 

Fotos (e legendas): © Luciano Jesus (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

Continua… 

Terminamos,  agradecendo a atenção dispensada.

Com um forte abraço de amizade e votos de muita Saúde.

Jorge Araújo e Luciano de Jesus

19ABR2023
___________

Nota do editor:

(*) Vd. poste de 3 de abril de 2023 > Guiné 61/74 - P24191 Imgens das nossas vidas: CART 3494 (1971/74) (Jorge Araújo / Luciano Jesus) - Parte I: De Lisboa a Bolama

5 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Jorge e Luciano, também fiz esse "memorável" cruzeiro, rio Geba acima, de Bissau ao Xime, em 2 de junho de 1969...Com direito a escolta de T-6 e tiros de morteirote da LDG 105 (se não me engano), na Ponta Varela... Obrigado pela partilha... Luis

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Xime, o grande terminal do Leste... Até 1968,a LDG ia até ao porto fluvial de Bambadinca, pelo Rio Geba Estreito, passando pelo célebre Mato Cão...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O cais acostável do Xime deve datar do primeiro semestre de 1969. Terá sido construído por altura da Op Lança Afiada (8-19 mar 69) não? ... Em 2 de junho de 1969 a CCaç 2590 (graduados e especialista da futura CCAÇ 12, cerca 70 militares, desembarcamos lá em LDG. Passamos depois por Bambadinca e Bafatá a calinho do CIM de Contuboel onde demos a instrução de especialidade e fizemos a IAO com os nossos soldados do recrutamento local... Tudo em
45 dias... LG

Valdemar Silva disse...

Em 7 de Março de 1969, da viagem da nossa CART2479 (fut.CART11) de Bissau-Xime, em LDG, recordo-me de pouca coisa.
Inesquecível a chegada/recepção ao Xime, em nada parecido com a foto 7, mais com a 8 e 9 com menos tropa de chegada e mais "à vontade" da tropa na recepção.
Não tivemos cartazes de boas-vindas, julgo que seria apenas a nossa CART a desembarcar, assim como todo o material, viaturas e cantina para fixação de uma Companhia de raiz.
Na recepção no Cais do Xime, parecido com a foto 8 com menos gente e alguns tropas agarrados às bajudas sem qualquer problema de disciplina e de fardamento, que nos deu a ideia de estarmos dentro de um espaço visto nos filmes sobre o Vietname.
Depois, seguimos para Contuboel, apenas me recordo já em coluna, a pé, saindo do Xime para Bambadinca, passando pela segurança da milicia (alguns futuros soldados recrutas) e por visíveis vestígios de embrulhanços na estrada de terra vermelha. Julgo que só entramos para as viaturas próximo da ponte do rio Udunduma.
Depois, fui vários vezes ao Xime com o meu Pelotão a fazer a segurança a colunas para Nova Lamego, Piche e Canquelifá, que já pude ver melhor a tabanca e as instalações militares. As casas da rua principal atingidos por ataques pareciam as que eram vistas nos filmes do far west americano.
Inesquecível

Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Como curiosidade: a LDDG da foto é a

LDG 104| NRP Montante | 1965 - 1974 |Classe Alfange |Cedida à Guiné-Bissau...

Nome Classe Alfange
Operador(es): Portugal | Guiné-Bissau | Angola

Construtor(es) Estaleiros Navais do Mondego
Unidade inicial NRP Alfange (LDG 101) (cedida a Angola)
Unidades seguintes: NRP Ariete (LDG 102), NRP Cimitarra (LDG 103) (cedidas a Angola)
Unidade final NRP Montante (LDG 104) (Cedida à Guiné-Bisau |
Lançamento 1965
Em serviço 1965 - 1975
Características gerais
Tipo Lancha de desembarque
Deslocamento 480 t
Comprimento 57 m
Boca 11,8 m
Calado 1,2 m
Propulsão 2 motores diesel 1 000 hp
2 veios
Velocidade 10,3 nós
Sensores Radar de navegação DECCA
Armamento 2 peças de 20 mm (1965) | 2 peças de 40 mm (1973)
Tripulação 20
Carga 270 t

As LDG destinavam-se a ser empregues na Guerra do Ultramar em missões de reabastecimento logístico, de transporte de tropas e em operações anfíbias, sobretudo em apoio dos Fuzileiros. Foram empregues nos teatros de operações de Angola e da Guiné Portuguesa.

Em 1970, a NRP Montante fez parte da força naval portuguesa envolvida na Operação Mar Verde, transportando tropas de desembarque para a invasão de Conacri.

Os navios foram batizados com designações de armas medievais.

Terminada a Guerra do Ultramar, os navios foram cedidos a Angola e à Guiné-Bissau


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