quinta-feira, 18 de julho de 2024

Guiné 61/74 - P25758: A minha ida à guerra (João Moreira, ex-Fur Mil At Cav MA da CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72) (52): Operação Jaguar Vermelho - II: dia 31 de Maio de 1970



"A MINHA IDA À GUERRA"

João Moreira


OPERAÇÃO JAGUAR VERMELHO - II

1970/MAIO/31

Às 6h30 rebentou uma armadilha, montada por nós na véspera.

Os guerrilheiros reagiram com rajadas em várias direcções, para ver se nós denunciávamos a nossa presença.

O Rafael de Jesus Lopes, apontador de morteiro 60 do meu grupo de combate, reagiu e eu chamei-lhe a atenção por ter feito fogo sem eu ter dado ordem. Ele respondeu que foi ordem do nosso capitão.

Eu não teria dado essa ordem, porque o fogo inimigo tinha todo o aspecto de ser para saber se e onde nós estávamos.

Após este contacto fomos ver a armadilha accionada, e verificamos sulcos de arrastamento no chão, além de sangue e uma sandália plástica ensanguentada.

Retiramos para um local, relativamente próximo, onde seria feito o reabastecimento de água.

Instalamos os 3 grupos de combate (2.º e 4.º da CCav 2721, mais o grupo de milícias), em círculo, para o helicóptero pousar e deixar a água.

O Capitão Moura Borges ficou numa zona central, junto a uma árvore de grande porte.

Bastante tempo depois de a Companhia se ter instalado, fomos surpreendidos com um forte ataque com morteiros, RPG e armas ligeiras.

Reagimos o melhor que soubemos e pudemos - éramos periquitos, com 45 dias de Guiné - e lá conseguimos conter o ataque.

No rescaldo do ataque, tínhamos o capitão, o alferes do meu grupo de combate e quatro soldados milícias, feridos com estilhaços e tiverem de ser evacuados. Havia mais militares com estilhaços, mas como os ferimentos não eram graves não foram evacuados.

O reabastecimento de água foi feito nesta ocasião. A água veio em pipos de vinho, e os nossos militares queixaram-se de que a água tinha um sabor horrível.

Com estas evacuações, a Companhia passou a ser comandada pelo alferes Pimentel do 2.º grupo de combate, e o 4.º grupo de combate passou a ser comandado por mim (furriel miliciano Moreira) por ser o furriel mais antigo.

No deslocamento que fizemos para Canfanda, sofremos mais três ataques de abelhas que debilitaram os nossos militares.

(continua)

_____________

Nota do editor

Último post da série de 11 DE JULHO DE 2024 > Guiné 61/74 - P25735: A minha ida à guerra (João Moreira, ex-Fur Mil At Cav MA da CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72) (51): Operação Jaguar Vermelho - I: dia 26 de Maio de 1970

Sem comentários: