domingo, 14 de julho de 2024

Guiné 61/74 - P25743: Contos do ser e não ser: Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (26): "Metade com outros tantos"

Adão Pinho Cruz
Ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547
Autor do livro "Contos do Ser e Não Ser"


Metade com outros tantos

- Está tanto frio…
- Se calhar é do tempo, D. Matilde.

Essa foi a conversa que ouvi entre o empregado e uma idosa senhora ao sentar-me numa esplanada da praia de Labruge. A D. Matilde, dos seus noventas ou noventas e tal, era uma senhora muito magra, toda aperaltada, casaco de pele pelos ombros, um fino colar ao pescoço e um reluzente copo de tinto à sua frente.
Ninguém mais, além de nós os dois e o empregado.
Aproveitávamos a réstia de sol que este generoso dezembro oferecia de mão beijada.

- É tudo do tempo, tu também me saíste cá um pândego!… E, pensando bem, até é verdade. Não tanto do tempo em termos meteorológicos, mas do tempo dos anos, do frio da vida a chegar ao fim, do tempo frio da mentira e da desilusão.
- Isso é que é falar, mas a senhora ainda tem muitos anos à sua frente.
- Claro que tenho…!
- Mas olhe, D. Matilde, que essas notícias que está a ler no jornal são de ontem. Esses mortos todos são de ontem.
- Eu quero lá saber dos mortos. Sempre me preocuparam os vivos e nem esses agora me preocupam, embora não seja indiferente ao que se passa. Olhe, olhe, está a ver esta pouca-vergonha? Mais um padre preso por pedofilia, por abusar sexualmente dos seus alunos.

O mar imenso está muito calmo na sua maré cheia.
As pequeninas ondas parecem brincar, enrolando as cristas brancas, de lés-a-lés ao longo da praia. À tona de água, espreitam as pontas negras das rochas, denunciando os enormes rochedos submersos.

- É sempre assim e sempre assim foi. Olha, tu estás a ver as pontas daquelas rochas? Isto é o que a gente vê, mas os grandes rochedos estão escondidos. Sabes o que eu quero dizer, ó Macedo? São todos uns malandros, uns hipócritas, uns falsos. Não temos o direito de generalizar, mas neste caso… é que não é só aqui e ali, é em todos os sítios, em todas as nações, em todos os continentes…e aos milhares! Vergonha das vergonhas!
- Ó D. Matilde, a senhora foi professora, não foi?
- Durante mais de meio século.
- O que é que ensinava aos seus alunos? A dizer tão mal dos padres e dos bispos… neste andar ainda vai parar ao Inferno…
- Não me obrigues a pedir outro copo de vinho. Não quero nada com eles. São uns falsos e uns hipócritas. Se soubesses o que é aquele Vaticano! A minha fé é cá comigo. No Inferno estamos nós. Eles inventaram essa treta para criarem terror nas pessoas. Olha que eles não têm medo do Inferno, o Inferno é para os outros. Quanto aos meus alunos, o que sempre lhes ensinei foi que pensassem antes de acreditar no que quer que fosse, e que considerassem como seus maiores inimigos a mentira e a falsidade. Ensinei-lhes a descobrir que a razão é a sua maior riqueza.
- Quantos anos tem a senhora, D. Matilde?
- Metade com outros tantos.

Vale a pena chegar a esta idade com a lucidez desta pacata velhinha, um inesperado e verdadeiro achado entre os humanos nesta tarde cinzenta. Não resisti a dirigir-lhe a palavra:
- A senhora desculpe eu meter-me na conversa, mas gostava de lhe dar os meus parabéns pela sua cabeça tão limpa, sobretudo nesta sua idade de metade com outros tantos. Confesso que estou plenamente de acordo consigo e gostei muito de a ouvir.
- Nesta paz da beira-mar, eu lhe digo, meu caro senhor, que se o senhor não estivesse de acordo, para mim era igual ao litro. Mas se está de acordo, é bem mais agradável. Ao longo da minha vida, e sobretudo da minha vida de professora, sempre lutei contra a falsidade, a hipocrisia e o obscurantismo, venha ele de onde vier.

Do mar soprava agora uma brisa leve com forte cheiro a maresia. O sol espreitou de novo como que agradado com a conversa. Ainda continuámos a falar por algum tempo, o tempo de mais um copo, sem que sentíssemos qualquer ponta de frio.
_____________

Nota do editor

Último post da série de 7 DE JULHO DE 2024 > Guiné 61/74 - P25723: Contos do ser e não ser: Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (25): "Será que não aperto bem?"

Sem comentários: