domingo, 7 de julho de 2024

Guiné 61/74 - P25723: Contos do ser e não ser: Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (25): "Será que não aperto bem?"

Adão Pinho Cruz
Ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547
Autor do livro "Contos do Ser e Não Ser"


Será que não aperto bem?

Sentei-me. A meio da refeição, uma senhora idosa, dos seus oitenta anos, que me pareceu muito bonita, entrou na sala e sentou-se na mesa em frente à minha. Tinha um rosto vincado e sofrido, uma daquelas caras que parecem estar sempre prestes a chorar. Os nossos olhares cruzaram-se duas ou três vezes durante a minha permanência na mesa, o suficiente para eu achar, com efeito, que aquela senhora deveria ter sido muito bonita.

Paguei a conta, levantei-me e, quando passava junto à senhora, coloquei-lhe suavemente a mão no ombro e disse:
- A senhora desculpe o meu atrevimento, não leve a mal, mas eu gostava de lhe dizer que a senhora deve ter sido muito bonita.

Ao contrário do que eu esperava, ela não se mostrou surpreendida. Calmamente, poisou o talher, colocou serenamente a sua mão direita sobre a minha, que eu havia apoiado na mesa, e respondeu:
- Pois era. Era, de facto, muito bonita. Meu caro senhor, muito obrigada pelas suas palavras, que me souberam melhor do que a refeição e, já agora, meu caro e desconhecido senhor, deixe-me fitá-lo bem nos olhos porque não quero esquecer a sua cara.

Fiquei meio paralisado. Com o melhor sorriso de que sou capaz e com uma inesperada sensação de estúpido, voltei a pedir desculpa e afastei-me.

Sentei-me no carro, com a porta aberta, e em voz alta atirei para o ar: Porra! Eles têm razão, eu não devo bater muito bem!

Mas no fundo, bem no fundo, senti-me feliz. Que belo momento, pensei! E quase senti uma lagrimeta no canto do olho. Não sei o que ganhei com o meu gesto. Não sei o que perdia se o não tivesse feito. Sei que há momentos tão subtis na vida real como os milhões de subtis mecanismos que geram o nosso mundo interior e dos quais não nos damos conta. Há momentos cuja grandeza vai dos escaninhos da nossa alma à dimensão universal.

Que se apresente aquele que seja capaz de os medir.

_____________

Nota do editor

Último post da série de 30 DE JUNHO DE 2024 > Guiné 61/74 - P25703: Contos do ser e não ser: Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (24): "A tolice por um fio"

Sem comentários: