sábado, 20 de julho de 2024

Guiné 61/74 - P25764: Os nossos seres, saberes e lazeres (637): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (162): Uma romagem de saudades pelo Pinhal Interior - 1 (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 9 de Maio de 2024:

Queridos amigos,
Não chegou a 20 anos, mas posso afirmar que conheço alguma coisa do chamado Pinha Interior, a área que melhor percorri abrangeu os concelhos de Figueiró dos VInhos, Pedrógão Grande, Oleiros e Sertã. Vindo de Lisboa, esta romagem de saudades, pois já não tenho idade para andar 2h30 de carro para cima e outro tanto para baixo fora os percursos à descoberta de curiosidades, era inevitável começar por Figueiró, um concelho aprazível, com belos recursos naturais e património edificado digno de visita. Por aqui começa a romagem, uma visita a uma exposição em que José Malhoa, que aqui viveu e morreu, pontifica. Esta foi a primeira etapa, prometo mais.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (162):
Uma romagem de saudades pelo Pinhal Interior - 1


Mário Beja Santos

Aí pelo virar do século, num daqueles jornais que então se publicavam sobre as diferentes regiões, vi a notícia de que estava à venda um casebre para reconstrução numa aldeola do concelho de Pedrógão Grande. Aproveitando uns dias de férias nas aldeias serranas da Serra da Lousã, no regresso para lá me encaminhei, massa florestal densa, marcas da interioridade chocantes com casas derruídas, lugares espectrais, largo era o abandono. Prosseguindo por terra batida, lá se encontrou a casa abandonada, e pronto começou um amor à primeira vista. O lugar chama-se Casal dos Matos, freguesia da Graça, reconstruiu-se aos poucos aquela casa de agricultor, o proprietário era conhecido por Manuel Arrependido, tinha mulher e quatro filhas, estas e os respetivos maridos irão comparecer na Conservatória de Pedrógão Grande para fazermos a escritura. Aos poucos a casa tornou-se um brinquinho, sub-repticiamente fui adaptando os espaços, fiz uma biblioteca, comprei dez estantes no mercado de Figueiró dos Vinhos, atulhei-a com milhares de livros. Lancei depois um olhar para uma outra casa abandonada numa encosta íngreme sobre a barragem do Cabril, a cerca de 7-8 km de Casal dos Matos. Novo empreendimento, dois deslumbramentos, mas psicologicamente não era confortável cuidar da casa de Casal dos Matos, fechá-la pouco tempo depois abrir outra. Felizmente que apareceu um casal de professores de ginástica com a proposta de trocar uma fração num condomínio junto a Tomar, proposta irrecusável, houve disponibilidade para ficar mais tempo na barragem do Cabril e conhecer melhor toda aquela região de Sertã, de Oleiros, de Proença-a-Nova. Enfim, anos suficientes para deixarem boas memórias, agora que a idade convida a outras medidas de sensatez, assentei arraiais num lugarejo do concelho da Lourinhã, agora estou a cerca de uma hora de Lisboa, a atmosfera é outra, bem-parecida com a Foz do Arelho, onde passei férias em casa dos meus padrinhos.

Pois bem, delineei uns escassos dias de férias para romagem de saudades, contornei Tomar, entrei no que se chamava o IC3, parei em Cabaços para comer uma sopa de couve troncha, umas queixadas no forno, refastelado, avancei em direção a Valbom, um belo passeio na margem da barragem da Bouçã, Figueiró à vista, depois da Foz do Alge. Figueiró tem o encanto de parecer um jardim, a primeira etapa era mesmo ir visitar o Centro de Artes e a casa do pintor José Malhoa, chamada O Casulo. Era uma tarde um tanto chuviscosa, eu procurava indícios de recantos que sempre me fascinaram, azinhagas, quelhas, o campo quase em permanência dentro da vila.

A visita ao Centro das Artes era ponto assente, havia uma exposição de importantes naturalistas, sempre com o predomínio de obras de Malhoa, muitos empréstimos do Museu Nacional de Arte Contemporânea, da Casa-Museu Anastácio Gonçalves e de particulares, enfim, uma discreta homenagem a Malhoa que viveu tantos anos aqui em Figueiró. Um escultor da terra, Simões de Almeida, tio, conseguiu atrair jovens pintores que andavam ávidos por paisagens, queriam captar o sentimento na paisagem e os efeitos da luz na cor das casas, atraiu-me José Malhoa e Manuel Henrique Pinto, o aliciamento tinha a ver com os contrastes da paisagem e a boa luz. Estes jovens tinham o ávido por captar o “natural”, estavam convictos da verdade na arte, apreciavam imenso o trabalho de Silva Porto.

A exposição tem como envolvente os naturalismos, cenas de feira, vendedeiras, trabalhos em meio rústico, pormenores do património unificado, retratos, há muito Sol, há também cenas de motivação marítima, e em dado momento, frente a uma pintura de Malhoa, chamada Outono, questiono se aquela paisagem ao ar livre não anuncia de algum modo o impressionismo. Uma bela visita que recomendo a quem ali vive e arredores, a conservadora do Museu Nacional de Arte Contemporânea, Maria Aires Silveira, elaborou uns textos que melhor ajudam a compreender a reunião destas peças, fundamentalmente da primeira década do século XX, são um esplendor dos naturalismos, exatamente no tempo que começam a trabalhar os artistas da primeira geração do modernismo, que trazem uma profunda rotura estética.

E não adianto mais, aqui deixo um punhado de imagens tiradas do Centro de Artes, eu estava feliz da vida neste primeiro dia de romagem de saudades, pois esta Figueiró foi longamente visitada durante anos, quando ali estava era obrigatória a visita ao mercado aos sábados, e não havia visitante da minha casa que não viesse aqui ver a igreja matriz, o centro cultural recebia bons filmes aos fins de semana, percorriam-se as azinhagas e era indispensável ir até às Fragas de S. Simão, de onde se aprecia um deslumbrante panorama, a seu tempo, nesta romagem, haverá visita. Até breve!
Camões, escultura de Simões de Almeida, tio
José Malhoa, Inundação da Ribeira de Santarém
José Malhoa, Campanário de Figueiró de Vinhos
José Malhoa, À Beira-Mar
Ninfas do Mondego (Lusíadas, canto III), Simões de Almeida, sobrinho
Silva Porto, Paisagem
João Vaz, Barcos
José Malhoa, Retrato da minha mulher
José Malhoa, Clara
José Malhoa, Quelha de Figueiró
José Malhoa, Apoteose da Lagosta
José Malhoa, Outono

(continua)

_____________

Nota do editor

Último post da série de 13 DE JULHO DE 2024 > Guiné 61/74 - P25741: Os nossos seres, saberes e lazeres (636): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (161): As cores da primavera e cumprimentos a Velásquez na Gulbenkian (Mário Beja Santos)

1 comentário:

Valdemar Silva disse...

O quadro de José Malhoa "Á Beira-Mar" ou também conhecido por "Praia das Maçãs" foi pintado em 1918, na Praia das Maçãs, no caramanchão do estabelecimento de Manuel Dias Prego.

Um dos primeiros povoadores da Praia das Maçãs foi Manuel Dias Prego, que lá se estabeleceu com "PREGO - Villa Nova da Praia das Maçãs 1889 - BANHEIRO & Cª.", uma taberna que aviava sandes de carne frita, que até é assim explicação do aparecimento do famoso "prego no pão".
O negócio do Prego progrediu de tal forma que passou a ocupar com umas mesas um terreno sobranceiro ao mar com um caramanchão.
Mais tarde, em 1928, já naquele local estava a esplanada do restaurante "Flor da Praia", de Júlio Grego.
Em Abril de 2014, quando fui à Festa do Mexilhão, ainda existia a ruína da esplanada do "Flor da Praia", na Praia das Maçãs.

Valdemar Queiroz