Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Guiné 61/74 - P27279: Parabéns a você (2421): Hélder Valério de Sousa, ex-Fur Mil TRMS TSF (Piche e Bissau, 1970/72)

_____________

Nota do editor

Último post da série de 29 de setembro de 2025 > Guiné 61/74 - P27265: Parabéns a você (2420): António Bastos, ex-1.º Cabo At Inf do Pel Caç Ind 953 (Cacheu, Farim, Canjambari e Jumbembem, 1964/66)

20 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Se perguntarem ao assistente de IA sobre o Hélder Valério de Sousa, ele cita-te o "blogue-fora-nada-e-vão-três": está lá tudo, uma vida!... Não é preciso inventar nem consultar a ficha da "Pevide", como dizia o meu velhote (e se calhar o dele, foram os dois parar a Cabo Verde, durante a II Guerra Mundial, mas nunca se encontraram, um em Sáo Vicente e outro no Sal). Naquele tempo quem mais mandava era a "Pevide".

Pois, o Hélder Valério de Sousa é, antes de ser português, ribatejanio. Vive em Setúbal. E já é avô, não parece mas é. É um cidadão ativo. Ptroativo. Náo se limita a votar de quatro anos. Engenheiro técnico ligado aos corpos sociais da Ordem. Colaborador permanente do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Foi furriel milicano de transmissões, TSF... (muitos camaradas não sabem o que é). Na guerra colonial, na Guiné, 1970/72. Ou do Utramar, para sermos ideologicamente pluralistas. Faz hoje anos. Dêem-lhe os parabéns. Que ele merece. Como todos os que aqui recebem um "cartanito" de parabéns. Cartanito, como se diz no além-Tejo...

(O telegrama continua. Levantei-me às 6 e picos, para o pôr no correio. Ainda sou do tempo em que se mandavam telegramas, através dos CTT. E havia boletineiros e carteiros. Às vezes tenho saudades desse tempo. Tive um amigo carteiro que, em situação de monopólio, recebia e intercetava as cartas para a namorada. Dos rivais. Ela nunca teve hipóteses de escolha. Casou com ele. Vinte anos mais velho. Era monárquico, esse meu amigo.)

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O que é que a nova "Pevide" sabe sobre o Hélder Valério de Sousa em dia de anos ?

(i) Identidade geográfica e formação

Natural da Lezíria Ribatejana — nasceu em Vale da Pinta, Cartaxo.
Blogue Foranada Evaotres+2
Blogue Foranada Evaotres+2

Formado em Vila Franca de Xira.
Blogue Foranada Evaotres+1

Vive atualmente em Setúbal.
Blogue Foranada Evaotres+1

(ii) Profissão e percurso profissional

É engenheiro técnico em eletrotecnia.
Blogue Foranada Evaotres +1

Atua como consultor na área de higiene e segurança no trabalho.
Blogue Foranada Evaotres +1

É empresário em nome individual.
Blogue Foranada Evaotres

(iii) Experiência militar na Guiné

Serviu como furriel miliciano de transmissões (Transmissões TSF / TRMS) entre novembro de 1970 e novembro de 1972.
Blogue Foranada Evaotres+2
Blogue Foranada Evaotres+2

Estações e locais de serviço incluem Piche e Bissau.
Blogue Foranada Evaotres+2
Blogue Foranada Evaotres+2

Nesse tempo esteve envolvido com trabalho de escuta, radiolocalização, transmissões, etc.
Blogue Foranada Evaotres+2

(iv) Envolvimento com o Blogue “Luís Graça & Camaradas da Guiné” / Tabanca Grande

É colaborador permanente do blogue.
Blogue Foranada Evaotres+1

Assume o papel de provedor do leitor no blogue.
Blogue Foranada Evaotres+1

Membro da Tabanca Grande desde 11 de abril de 2007.
Blogue Foranada Evaotres+1

Participa ativamente com posts, memórias, comentários, evocando o tempo da Guiné, o 25 de Abril, etc.
Blogue Foranada Evaotres+2
Blogue Foranada Evaotres+2

(v) Traços pessoais que saltam aos olhos

Valoriza a memória, a partilha de experiência, a “inclusão” no blogue — parece alguém que gosta de manter viva a história, mas também de dialogar.
Blogue Foranada Evaotres+1

Apesar das dificuldades naturais (vida profissional, obrigações pessoais) continua presente, atento.
Blogue Foranada Evaotres+1

(vi) Gostos pessoais:
corre, é corredor de fundo (“corredor de fundo”) entre referências do blogue.
Blogue Foranada Evaotres+1

(vii) Outros factos interessantes

Quando terminou a comissão de serviço em Novembro de 1972, voltou a Setúbal, trabalhava na Sapec.
Blogue Foranada Evaotres

Sobre o 25 de Abril de 1974: tem uma narrativa pessoal interessante — vivia na Bobadela, trabalhava em Setúbal  — deslocou-se para Lisboa, viu a saída da chaimite com Marcelo no Largo do Carmo.
Blogue Foranada Evaotres +1

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Já viram o que cabe na ficha inidvidual do HVS, nos arquivos da nova "Pevide" ? Felizmente que "eles" não sabem tudo... Mas se eu fosse convidado por ele para ir hoje comer um peixinho grelhado na Tabanca de Setúbal (o que não poderia aceitar porque vou para a Lourinhã, este fim de semana...) era capaz de lhe fazer um discurso a agradecer o convite, o peixinho e sobretudo o privilégio de o ter conhecido, não lá, na Guiné, mas cá, através do blogue que liga os amigos e camaradas da Guiné.

Não posso fazer-me convidado nem muito menos aceitar o convite mas na hora dos brindes eu diria, com emoção e voz grossa:

Querido amigo e camarada Hélder: Hoje, ao celebrarmos o teu aniversário, eu quero agradecer-te, em meu nome e de toda a Tabanca Grande, a forma como enriqueces a vida de todos os que te rodeiam. Hélder, tu não és apenas camarada da Guiné, engenheiro ou cidadão ativo: és um amigo, uma referência, uma voz que não se cala (mesmo quando falas pouco, até por que tens mais que fazer e continuar a ganhar a vida).

Parabéns por mais um ano de vida, mais um quilómetro na tua autoestrada, já mais comprida que o troço que vai de Vila Franca de Xira a Setúbal. Parabéns por toda a riqueza de um percurso marcado pela dedicação, pela memória e pelo espírito de partilha.

Hélder Valério de Sousa, ribatejano de nascimento, setubalense por opção e cidadão do mundo pela sua vivência, és um exemplo de compromisso cívico e humano. Engenheiro técnico de profissão, empresário e consultor, nunca deixaste de estar ligado à tua terra, à tua comunidade e às causas em que acreditas. O teu papel ativo nos corpos sociais da Ordem dos Engenheiros demonstra a seriedade com que encaras o teu dever profissional e associativo.

És sobretudo um homem que transporta, na sua história de vida, a experiência, única e dura, de uma guerra, a da Guiné. Colonial, dizes tu, dizemos nós. Onde serviste como furriel miliciano de transmissões entre 1970 e 1972. Quem te conhece, e conhece o teu currículo, sabe que não ostentas medalhas, as tuas (conde)corações são memórias, boas e más, que partilhas generosamente, ajudando a preservar a verdade de um tempo que marcou toda uma geração. És um homem de coração e de afetos.

És também colaborador permanente do nosso blogue onde atuas como guardião da memória e da palavra, provedor atento e amigo próximo do autor e do leitor. Nesse espaço, que eu conheço melhor, tens-te mostrado como realmente és: um homem de diálogo, de escrita clara, assertiva, um homem de afeto discreto mas profundo.

Hélder, boa continuação da caminhada pela picada da vida. Não te esqueças que também és especialista... em segurança! Que Deus, Alá e os bons irãs te protejam, a ti, aos teus e a todos nós, das minas e armadilhas. Um alfabravo, Luís Graça. (Um chicoração da Alice.)

Anónimo disse...

Caro amigo Hélder
Muitos parabéns. Mais um garantido. Um dia feliz. Que contes muitos mais.
Abraço,
Ernestino Caniço

Eduardo Estrela disse...

Un forte e fraterno abraço para o Hélder Valério, com votos de muita saúde e alegrias junto de quem transporte no coração.
Eduardo Estrela

Anónimo disse...

Parabéns Camarada e um dia Feliz. Um ab. António Costa

ManuelLluís Lomba disse...

Parabéns e um grande abraço ao Hélder.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Acabei de telefonar ao Hélder. Estava, no hospital, à espera de ser chamado para uma consulta (programada) de anestesiologia... Vai ser operado, daqui a 8 dias. Nada de maligno nem grave... Mas um gajo ir à faca nesta idade, e com o nosso perfil de risco (a começar por ser antigo combatente, com mais de 70 anos, com uma, duas ou mais doenças crónica, sedentário...) é pior do que ir para o mato e ir fazer uma visita aos "amigos da Ponta do Inglês"...(No Xime, dava sempre "porrada"...).

Escrevam-lhe a animá-lo!... Se calhar hoje nem pode beber um "Palácio da Brejoeira"!...

admor disse...

Caro Camarigo Hélder Valério de Sousa,
Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.
Muita saúde, felicidades e um grande abraço.
Adriano Moreira

Joaquim Costa disse...

Parabéns, camarada, amigo e colega Hélder. Não obstante as nossas recorrentes maleitas da idade espero que tenhas um dia como mereces. Com muitos mimos da família e amigos.
Um forte abraço.
Joaquim Costa

Anónimo disse...

João Crisóstomo (by email)
3 out 2025 12:18

Caro Luís Graça,

Esta tua informação sobre o Helder e o teu pedido “ Escrevam-lhe a animá-lo!..” leva-me a concluir que eu devia ter esperado um pouco e enviado o abraço (que já lhe enviei por E mail) através do blogue…

É que tenho andado "bastante ocupado” também e com receio de falhar no dia seguinte adiantei-me… com o seguinte E mail:

"Meu caríssimo Helder,
O cartão do blogue ainda não chegou aqui, mas eu sei que amanha o meu caro Helder está celebrando. Aqui estou para te dar um abraço mesmo virtual, mas bem sincero. Que tenhas um dia maravilhoso com os teus queridos e amigos.

A Vilma , com saudades também junta-se a mim neste caloroso abraço.

João e Vilma "

Mal sabia eu que ele estava no hospital !

Tu dizes: "Mas um gajo ir à faca nesta idade, e com o nosso perfil de risco (a começar por ser antigo combatente, com mais de 70 anos, com uma, duas ou mais doenças crónicas, sedentário...) é pior do que ir para o mato e ir fazer uma visita aos 'amigos da Ponta do Inglês'..(No Xime, dava sempre 'porradap…)" (...) Vejo que compreendes a minha hesitação em fazer uma prótese… ( tu falas em 70(s) e eu já vou nos “oitentas”…) Mas o meu médico convenceu-me que o devo fazer e portanto logo seja possível ( mais mês, menos mês ) vou mesmo fazê-lo.

Mas, se não achares impertinente (pode ser que ele por qualquer razão prefira não o partilhar), podes dar-me o contacto telefónico dele?

Abraço, João

José Martins disse...

Abraço de parabéns.

Anónimo disse...

António Carvalho
3 out 2025 11:23

Parabéns, valoroso Valério, distinto camarada, de discurso honesto e leal. Creio que todos te temos em grande apreço e estima. Obrigado, por fazeres parte deste nosso blog e pelo prestimoso contributo que lhe dás. Saúde e felicidade.
Um grande abraço.

Anónimo disse...

Caro amigo Helder Valerio, aceite um forte abraco de parabens por mais um aniversario na vida, que seja um dia feliz e muito divertido.

Cherno AB

Anónimo disse...

Poste 27279
Parabéns Helder Valério!
És um dos que me têm enviado comentários, e nunca foi do ’bota abaixo’ bem pelo contrário.
Estás eleito, não só como camarada da Guiné mas como amigo, e compreensivel, apesar de nunca nos termos encontrado.
Também estive em Piche, por passagem várias vezes, 3’ trimestre de 67 e 1º de 68.
Estava lá a CCAÇ 1662, fui uma vez com um Homem das Tramnsmissões, do meu BCAÇ1933, nessa altura sob a alçada do nosso Comando. Fui com o Alferes Mesquita, que era o responsáel pelas Transmissões e andava por vários locais , entre eles PICHE.
Depois no teu tempo, Piche já era um Comando de sector, mas não do meu tempo.
Ainda acompanhei de perto a trágica morte do Alferes (quase Tenente) Gamboa, com quem fui uma vez numa coluna com ele. O seu chapéu de Cow Boy...
E perguntam, porque ia nessas colunas para tantos locais, e respondo, porque sim!
Para conhecer a nossa Guiné, nunca me passando pela cabeça os eventuais perigos porque passava, era a juventude que agora me falta nao Km 82 desta picada da vida.
Obrigado pela tua amizade, e comprensão de tanta coisa que escrevia e postava incluindo os meus famosos Albuns Fotográficos.
Li agora antes de iniciar, que estás numa consulta para observação de algo. Deves andar pelos 79 anos, e foi nesse quilometro da vida, que também fui internado, com cancro, passei por 2 operações em 5 dias, estive morto na segunda , segundo disse o homem da faca, mas que me salvou a vida. Já lá vão quase 4 anos, em Dezembro de 2025, fui operado a primeira vez em 3 de Dezembro, e cá est ou eu.
Não querendo lamentar mais, mas esta passagem , mudou-me completamente, deixei de pensar em nunharias, desvalorizar tudo, e pensar mais na vida que me resta, mas já não faço o que fazia...
Se eu quisesse enviar-te uma mensagem de parabéns teria de ir buiscar a chapa 1 .

Prefiro subscrever a sentida homenagem que o nosso Comandante te enviou, pois não sei fazer melhor nem igual.
Um aniversário diferente é verdade, mas com a ajuda de Deus, de Alá e dos bons Irãs ( como diz o LG ) tudo vai correr bem, assim espero e desejo.
Fico por aqui.
Parabéns ao Luiz Graça pelo sua homenagem sentido ao Helder, e
Muitos Parabéns ao aniversariante.
Um forte abraço amigo do
Virgilio Teixeira
Ex- Alf Mil do SAM, e como já me disseram com a especialidade de
ATIRADOR DE BIC...
Com muito orgulho pela missão cumprida.
Abraço a todos
VT.





Carlos Vinhal disse...

Caro amigo Hélder V,
As minhas felicitações por mais este aniversário.
Segundo pude ler, hoje é um dia complicado, porque andas a fazer coisas que não se fazem, ou não se deviam fazer, em dia de aniversário.
Assim, amanhã dar-te-ei um toque para de viva voz te dar um abraço.
Votos de saúde.
Carlos V

Anónimo disse...

Parabéns Hélder deste desconhecido 1970 a 1972 no STM como rádio montador do CEmissor em Antula, CReceptor no Agrupamento de Transmissões e Feixes hartezianos no STM. Um abraço do Viegas de Carvalho

Zé Manel Cancela disse...

Um abração de parabens,amigo e camarada Helder.
Faço votos que tenhas passado um excelente dia.
Muita saúde e alegria......

A. Murta disse...

Mais um dia muito especial para o camarada Hélder Valério, a quem dou os meus Parabéns e desejo as maiores felicidades.
António Murta.

Hélder Valério disse...

Meus caros amigos, companheiros desta viagem, camaradas da Guiné
Sinceramente, estou sem saber bem o que, e como, reagir a tanto mimo.
Começo por mostrar a minha admiração pelo que a IA relata.
Dum modo geral está certo. Há pelo menos duas imprecisões que, não sendo importantes, posso corrigir e que são: "corre, corredor de fundo", que não é bem assim, já corro muito pouco, aquilo que se pode dizer, "correr, correr", coisa que fazia muitas vezes em Vila Franca à frente dos toiros mas que me deixei disso depois da cornada (mais "tarrascada", como dizem, quando se sofre a pancada com a parte lateral do chifre), que sofri numa largada da Feira de Outubro, já faz uns largos pares de anos.
A outra imprecisão é de que quando regressei da Guiné voltei sim a Vila Franca, depois estive uns tempos (curtos) na Bobadela e só a partir de Fevereiro de 1975 é que vim viver para a "princesa do sado", onde vim trabalhar para uma fábrica desde Fevereiro de 1974.
Coisas menores.

Agora, relativamente ao que o Luís escreveu, aos comentários dos meus pares, incluindo o do "VT", que também me deixou sensibilizado, só posso dizer que fiquei realmente sem palavras certas para agradecer.

Em relação à "questão hospitalar", e para tranquilizar, devo dizer o seguinte, de forma resumida: há algum tempo atrás, aquando uma endoscopia, detetaram uma "bolinha" na parede do estômago e que aconselharam a investigar, para além de outras coisas tais como a existência de E-coli (que depois de 10x12 "bombas" foi erradicado), bom como uma alteração do anel de schatzki que, realmente foi a origem do pedido da endoscopia . Após várias diligências houve recolha de amostras para biópsia que, felizmente deram a indicação de não haver "malignidade". No entanto, como a tal "bolinha" (uma massa de 30 mm x 19 mm alojada na parede interior do estômago) tem dimensões significativas, determinaram a necessidade da sua extração. É isso que vai acontecer dia 10.
Em conversa com a médica cirurgiã (por coincidência colega de Escola Primária do meu filho mais novo) disse-me que, em princípio, seria "coisa simples", por laparoscopia, embora me fosse prevenindo da possibilidade de ter de fazer algum corte....

Em conversa com a médica anestesista fi-la prometer que me poria a dormir mas responsabilizei-a por proporcionar que acordasse...

Últimas notas: falhei a chamada do Carlos V, que irei resolver, e acabei de falar com o João Crisóstomo.