quarta-feira, 12 de julho de 2006

Guiné 63/74 - P954: Cansissé, terra de mil encantos (Parte II) (Idálio Reis, CCAÇ 2317, Julho de 1969)

Guiné > Região de Gabu > Cansissé > CCAÇ 2317 > Julho de 1969 > Um posto de vigilância avançado, colocado sob a protecção da larga copa de uma frondosa árvore. Permitia, durante a parte diurna, a observação de quaisquer sinais de elementos 'estranhos' e também a da defesa dos campos de cultivos.



Guiné > Região de Gabu > Cansissé > CCAÇ 2317 > Julho de 1969 > Uma palmeira mais nanica, onde os meus «soberbos» dependuravam os seus ninhos tecidos com engenho e arte, assumindo uma grande prodigalidade.

Fotos e legendas: © Idálio Reis (2006)


Textodo Idálio Reis, ex-Alf Mil, CCAÇ 2317, BCAÇ 2835, Gandembel e Ponte Balana 1968/69) (1)


Assunto: Cansissé, terra de encantos mil, como anfitriã do primeiro grupo do Exército que aí se alojou (Julho de 1969) (continuação) (vd. post anterior)


(vi) Também abundavam alguns animais, como a gazela e o porco-bravo, mas o que mais me espantava era a quantidade de lebres, o que me incita a narrar esta estória com um sentimento muito especial.

Ainda em Gandembel, acolhi um soldado em rendição individual, um presidiário com uma pena pesada, já homem trintão, e que tinha sido recambiado para a Guiné com a promessa de a sua condenação ser substancialmente reduzida. Chamava-lhe o periquito velho.

Naturalmente que a sua integração no grupo não foi fácil, por manifesta desconfiança. As contrariedades de uma vida complicada eram claramente significativas, muito perceptíveis, ensimesmava-se demasiado, e este seu comportamento de refúgio não merecia dos seus pares a mais consentânea e cordial atitude (as convulsões da guerra determinavam a tramóias de difícil compreensão), pelo que procurava ter para com ele uma especial atenção, que sempre procurou retribuir com uma dedicação e carinho muito cordiais.

Um certo dia, pediu-me para caçar, pelo que só precisava de uma Mauser e algumas munições; naturalmente que o precavi para alguns perigos suspeitos, mas não impedi aquele homem de procurar alguma libertação de si mesmo, de recuperar a sua auto-estima, de dar azo a ter as suas miragens. E era raro o dia que não me presenteava com uma ou outra peça de caça, porquanto a caça dita maior estava já entregue à perícia e ao faro de 2 milícias.

E Cansissé também nos soube ofertar um rancho melhorado, em quantidade e qualidade, e em que até as bebidas eram frescas, pois havia frigoríficos a funcionarem.

(vii) Uma das outras facetas que viemos a encontrar, eram os campos de cultivo. Estes eram, na sua parte maior, pertença do dignitário régulo que, pela sua plenipotência, tinha o direito de, em alguns dias, usufruir de um grande contingente de pessoal que lhe ofertava a mão-de-obra necessária para a sua lavoura. Os nativos também tinham as suas hortas, onde tudo se cultivava para seu auto-sustento, mas em que o trabalho era essencialmente executado por mulheres.

O papel detido pela mulher nesta sociedade era inteiramente secundarizado, onde a prática do trabalho mais penoso lhe estava encarregue. Era uma submissa do seu marido, a sua serva, para além de imposta a uma hostilidade muito restritiva do seu meio. Para além de ter de cumprir todos os labores domésticos, tinha que assumir cuidadosamente o papel de esposa e de mãe prolífica. Mas ademais, cabia-lhe o trabalho de campo, em que todo o amanho era feito a poder de braço, com a utilização de alfaias ainda muito rudimentares, pelo que o mesmo tornava-se árduo, penoso, sacrificado. Somente alcançava alguma dignidade social, quando a condição de mulher-grande lhe era facultada, mas até a atingir, ficava para trás um ror imenso de sujeições e canseiras, uma vida compelida, agreste, de muitos filhos paridos e amamentados, de carinhosa mãe criadeira.

(viii) Era essencial manter activa a parte operacional da tropa, que se fazia essencialmente na parte da manhã. Para além de se ir frequentemente à sede do Batalhão, em Nova Lamego, também era importante tomar conhecimento do que eventualmente se passava no círculo envolvente de Cansissé, em especial as zonas de sul e de leste, já que a oeste nada de novo. (Erich-Maria Remarque já nos havia confidenciado!)

Guiados por milícias, em bicha de pirilau, tivemos o ensejo de pisar uma parte substancial dos regulados de Tumaná. E nessas deambulações, certificavamo-nos que a paz parecia continuar a reinar. E hoje, rememoro com alguma nostalgia duas facetas desta outra estória. Lá mais longe, para sul, havia o rio Campossa a correr mansamente, rumoroso, tão encantador quanto a sonoridade do seu nome deixa intuir, e onde havia duas pirogas de 2 a 3 lugares, feitas por um artesão de Cansissé, que ia desbastando um tronco de árvore, dispondo apenas de uma ferramenta semelhante a uma enxó, e que permitia atravessar o rio para a sua margem esquerda (a canoa que me foi ofertada, por lá ficou, talvez saudosamente à minha espera). As zonas ribeirinhas eram de uma vegetação tropical densa.

E entre a sua margem direita e as imediações de Cansissé, um outro tipo de floresta ressurgia, bastante mais dispersa e com árvores de grande porte, e em quase todas elas, na folhagem das copas, se divisavam umas colmeias cilíndricas feitas à base de uma gramínea parecida com o junco, e onde era perfeitamente audível o zumbido das abelhas, no seu afã constante. E quanto era delicioso o mel de Cansissé!

(ix) Quase todas as tardes eram destinadas ao recreio. O pessoal escolhia os seus sítios costumeiros, para repouso, de divertimento, na distracção. Porém, antes de tudo, como ritual consagrado, havia a preocupação constante e apegada de dar novas às famílias e aos amigos, procurando expressar na esverdeada folha de um aerograma, o aperto afagado dos laços de amor/amizade, o estreitamento das relações mais afectivas e carinhosas, cada vez mais intensos e saudosos, à medida que se começava a antever alguma luz de aproximação no fundo desse infindo túnel que era a distância da separação. O deslizar suave da pena ao longo da folha, reflectida na confidência das palavras contextualizadas e que tantas vezes se ressentiam do ânimo ou desalento do remetente, assumia agora uma outra serenidade, pois que a escolha das palavras transcritas quase não necessitava de ser dissimulada, por forma a não mais iludir todos os que cá tínhamos deixados na incerteza do regresso.

O grupo, já há muito, tinha criado o seu espírito de clã, com a formação natural de núcleos cimentados numa maior amizade, que cada um deles mantinha as suas cadências mais consoantes aos seus propósitos. Como era interessante, aperceber-mo-nos dos seus modos de agir, com as suas interactividades codificadas, entender os seus queixumes, exultar com as suas façanhas.

Uma grande parte dessas tardes livres era passada na fonte de Semba-Uala ou dos Fulas, onde não só abastava a água vertida fresca e pura para refrigério dos nossos corpos requestadores. No exotismo daquelas bandas rescendia um misterioso magnetismo, que nos impelia para os seus recônditos, na quimera da ilusão de aí encontrar alguma deidade, que lançasse encantos tamanhos que nos turvasse todos os sentidos até à saciedade. Os ludíbrios de hoje, instigavam-nos para uma procura incessante no amanhã, e incandescentes tacteávamos caminhos condutores para corpos elanguescentes.

A fonte dos Fulas era a nossa predilecção, já que nos propiciava ir perdidamente ao encontro das bajudas, onde despontavam as belas futa-fulas, de formosos corpos de ébano de um talhe gracioso e delicado, de sorrisos cândidos e brandos, de brilhantes olhos gentios, de uma provocante lascívia infrene. Foi a fonte que nos dessedentou, que desobstruiu de vez os resquícios das poeiras de Gandembel que mais se tinham entranhado, mas foi outrossim, e indelevelmente, um exuberante lugar de requintes, de galanteios murmurosos, de encontros regalados, onde suspiros de comprazimento e languidez se vinham a esvanecer em aromas da terra molhada.

Tudo é finito. E chegou o dia da despedida, com regresso a Nova Lamego, onde nos quedámos até meados de Novembro, que marca o fim da comissão, com o Uíge a aportar em Bissau à nossa espera.

E, meus caros Tertulianos, se hoje no nosso blogue nos compungimos das facetas horrendas da guerra subversiva, que tivemos heroicamente de defrontar por esses trágicos locais, se nesses sítios que calcorreámos, houvesse uma fonte similar à de Cansissé, seguramente que os nossos ‘posts’ eram descritos de um modo bem distinto, de um maior encanto por uma outra saudade, tecendo loas à Mãe-Natureza.

Sem comentários: