sábado, 18 de novembro de 2006

Guiné 63/74 - P1291: Questões politicamente (in)correctas (9): Os Mortos Nunca Esquecidos (A. Mendes)

Mensagem de A. Mendes (38ª CCmds) (1):


Amigo Luis Graça, a questão que o amigo Luis Mário Lopes (2) põe, é pertinente e direi até um pouco intrigante. Eu tenho pensado nisso ao longo de mais de trinta anos e nunca cheguei a nenhuma conclusão. Acompanhei de muito perto alguns acontecimentos relacionados com corpos de camaradas mortos em combate. Uns ficaram, outros vieram.

Quem esteve em Binta [Região do Oio], lembra-se dos caixões empilhados no armazém junto ao porto do rio de Farim e que serviam para receber os mortos que chegavam [?] da zona de Bijene e Guidaje. Se nem todos os corpos vieram, alguns caixões estavam vazios.

Amigo Luis Mário Lopes: o que se disse às familias nesse tempo é irrelavante para os dias de hoje. Para reparar algum mal apenas era preciso que todos os corpos fossem recuperados [missão difícil] ou, pelos menos, os possíveis, pedindo-se desculpas públicas às familias ou herdeiros.

Muitos dos que tiveram responsabilidades directas já não estão entre nós. Portanto, muito desse conhecimento dos factos já se perdeu, apenas nos resta pensar que o Estado Português, sabendo agora o que se passou, possa intervir.

Luís, quando falo sobre estes acontecimentos sei do que falo, entendes? Para mim, amigo Luis Lopes, estes mortos podem-se chamar Os Mortos Nunca Esquecidos.

Um grande abraço a todos os tertulianos e não só.

A. Mendes


_____________

Notas de L.G.:

(1) Vd. último post, de 15 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1280: A vida de um comando (A. Mendes, 38ª CCmds) (7): Um tiro de misericórdia em Caboiana

(2) Vd. post de 3 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1243: Questões politicamente (in)correctas (7): Desaparecido em campanha, morto em combate, retido pelo IN (Luís M. Lopes / Luís Graça)

Último post desta série: 4 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1247: Questões politicamente (in)correctas (8): A nossa linguagem de caserna (David Guimarães / Luís Graça)

Sem comentários: