domingo, 3 de fevereiro de 2008

Guiné 63/74 - P2501: O Nosso Livro de Visitas (7): David Monteiro, ex-Fur Mil da CCAÇ 2636 (Guiné 1969/71)

Guiné > Região do Cacheu Có > CCAÇ 2636 (1969/71) > João Varanda, em Có, num posto de vigia, localizado num poilão ...O João Varanda, residente em Coimbra, foi furriel miliciano na açoriana CCAÇ 2636, que esteve na região do Cacheu: Có/Pelundo e Teixeira Pinto, 1969/70) e depois mudou-se para a zona leste (Bafatá, Saré Bacar e Pirada, 1970/71)... O João foi camarada do David Monteiro, que vive hoje na cidade da Praia, onde é médico veterinário, e que gostaríamos muito que ingressasse na nossa Tabanca Grande.

Foto: ©
João Varanda (2005). Direitos reservados.

1. Mensagem de David Monteiro, de 22 de Janeiro de 2008, dirigida ao nosso camarada Humberto Reis:

Boa tarde Sr. Humberto.

Antes de mais as minhas desculpas por esse incómodo. Pois, ao consultar um site que me foi facultado por um amigo, deparei-me com algumas informações e que me levaram a recuar no tempo, uns bons 36 anos, isto é, o período em que estive na Guiné-Bissau a prestar serviço militar obrigatório.

Para começar, gostaria de me apresentar. Chamo-me David do Rosário Monteiro, sou natural de Cabo Verde, Ilha de S. Vicente e actualmente vivo na cidade da Praia (cerca de 21 anos). Sou Veterinário de profissão e neste momento sou Administrador da Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA).

Fui Fur Mil da CCAÇ 2636 que esteve na Guiné de 1969 a 1971, tendo começado por e depois em Março de 1970, mudou para Bafatá, até ao término da comissão em 1971.

Desde essa data nunca mais ouvi falar dos camaradas desse tempo e para tal gostaria, caso fosse possível, obter alguns contactos.

Os meus agradecimentos e aproveito para lhe apresentar os meus melhores cumprimentos

David Monteiro

2. Resposta de Humberto Reis em 23 de Janeiro de 2008:

Sr. Dr. David Monteiro

Como seria de esperar, a sua mensagem deixou-me satisfeito (e vai deixar todos os tertulianos também satisfeitos) por verificar do seu interesse em encontrar antigos camaradas do seu tempo de serviço militar.

Também eu estive na Guiné, de Maio de 1969 a Março de 1971 (Junho e Julho de 1969 em Contuboel, a norte de Bafatá e depois como companhia de intervenção (CCAÇ 12) aos sectores L1 Bambadinca e L5 Galomaro.

Fui algumas vezes a Bafatá, pois além de ir à civilização, tinha lá um amigo de infância, Fur Mil Sapador na CCS do BCAÇ 2856, o Cruz, que veio a casar com uma das filhas da D. Rosa, que certamente também conheceu, era a dona de um café (era, e é, pois felizmente ainda está viva e reside aqui em Portugal com uma das filhas).

Por coincidência também estive no ESQ CAV FOX, tinha um amigo de infância, o Fur Mil Espírito Santo, igualmente amigo do Cruz.

Todos os militares que passavam, ou estavam em Bafatá, iam à D. Rosa beber uma cerveja só para ver as filhas. Hoje rio-me disso quando falo com elas, pois sou visita de casa do irmão delas, que foi alferes nos pára-quedistas e mora aqui nos arredores de Lisboa.

Frequentei várias vezes a Transmontana para comer um bife com batatas fritas às 8 da manhã e beber umas cervejas 2M.

A coluna que todos os dias saía de Bambadinca para ir buscar o correio, gelo e géneros alimentícios, parava mesmo em frente à Transmontana e no regresso formava-se em frente ao café do Teófilo (pai da Rita que trabalhava nos CTT), já na estrada de saída para Bambadinca, próximo da rotunda de acesso ao Agrupamento e ao Esquadrão Fox.

Julgo que será do seu interesse visitar o nosso blogue cujo endereço é blogueforanadaevaotres.blogspot.com (2). Aí encontrará as regras de acesso ao mesmo se for do seu interesse aderir à nossa Tabanca Grande.

A partir daí o tratamento entre todos é por tu sem quaisquer distinções de postos, títulos académicos, situações profissionais, políticas, etc.

Como se verifica envio esta mensagem com conhecimento aos nossos editor e co-editores do blogue.

Com os meus cumprimentos

Humberto Reis

3. Em 23 de Janeiro de 2008 foi endereçada uma mensagem a David Monteiro:

Caro camarada David Monteiro:

Como informação complementar ao que disse o nosso camarada Humberto Reis, posso dizer-lhe que no nosso Blogue temos um tertuliano da sua Companhia. O ex-Fur Mil João Varanda (1).

Procurei também na página do nosso camarada Jorge Santos http://guerracolonial.home.sapo.pt/encontroguine.htm e encontrei dois pedidos de encontro de gente da sua Companhia.

Um deles é precisamento do João, o outro é de Virgílio Rodrigues, telemóvel 967 004 846.

Do João temos três endereços de mail que são: jvaranda@fd.uc.pt, jvarandas@fd.uc.pt e jvarandafd@hotmail.com

Aconselho a mandar mails para os três endereços, porque algum deles pode não estar activo.

Espero ter ajudado e reforço o convite do Humberto para ingressar na nossa Tabanca Grande, como é conhecido entre nós o Blogue do Luís Graça e Camaradas da Guiné que pode visitar em http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/ (o endereço que o Helder escreveu não está correcto, o que não admira por o nome ser tão grande) (2)

Pode ainda visitar a página da nossa tertúlia em http://www.ensp.unl.pt/luis.graca/guine_guerracolonial_tertulia.html.

Teremos imenso gosto em que venha a fazer parte deste grupo de ex-combatentes, que são acima de tudo amigos daquele território chamado hoje Guiné-Bissau e daquela gente, que nos marcaram para sempre.

Um abraço do camarada
Carlos Vinhal

_______________________

Notas do co-editor CV :


(1) - Vd. postes do João Varanda:





Sem comentários: