Hoje, dia 29 de Setembro de 2009, está de parabéns o nosso camarada António Paulo Bastos (*), 1.º Cabo do Pel Caç 953, Teixeira Pinto e Farim, 1964/66.
Ao António Bastos, vimos através do nosso Blogue, desejar-lhe um dia muito feliz junto dos seus familiares e amigos, e que esta data seja festejada ainda por muitos anos, cheios de saúde e boa disposição
Recordemos um dos seus contactos com o nosso Blogue:
Amigos companheiros da Tabanca Grande, a todos um saudoso Natal e um próspero Ano Novo. Que o novo Ano lhes traga tudo de bom e que os companheiros que ainda não foram à Guiné, vão este Ano.
Amigo Carlos, perguntas-me se não quero fazer parte da Tabanca Grande? Pois meu amigo, eu agradeço o convite e vou aceitar, porque sou dos que não larga a Net, a procurar tudo que diga respeito à Guiné ou até à guerra.
Amigo, sobre mandar fotos da minha guerra e sobre as que fiz das vezes que lá voltei (3) poucas tenho, mas tenho alguns vídeos. Também te informo que sobre computador sou um autêntico analfabeto, sempre que preciso de alguma coisa tenho de pedir ajuda.
Mas vou tentar enviar algumas.
Vou falar sobre a minha vida militar.
No dia 12 de Janeiro 1964 assentei praça no RAAF de Queluz, depois fui transferido para uma Bateria que existia em Porto Btandão, aí fiz a recruta e jurei bandeira em Queluz. Depois foi para o RI1 na Amadora onde fiz a especialidade. Tinha como oficial comandante de pelotão, um Tenente que se chamava (já faleceu) Nuno Nest Arnout Pombeiro que era genro do Comandante da Unidade, Coronel Américo Mendonça Frazão (faleceu como General). Aí acabei a especialidade e fui mobilizado para a Guiné, incorporado num Pelotão Caçadores 953, independente.
Embarquei para a Guiné no dia 15 de Julho de 1964, onde cheguei a 21. Desembarquei e fui para Amura, aí permaneci duas horas, sendo depois escoltado pela Polícia Militar até João Landim, onde rendemos o Pelotão Caçadores independente 857.
Dali fomos para Bula, Comando de Batalhão 507, cujo Comandante era o Tenente Coronel Hélio Felgas (já falecido). Depois das apresentações fomos para Teixeira Pinto, onde ficámos adidos à Companhia de Artilharia 527, comandada pelo capitão António Amorim Varela Pinto.
Eram já 16 horas quando almoçámos, dali seguimos para Cacheu onde permanecemos até ao dia 9 de Março de 1965, regressando novamente a Bissau para seguirmos para Farim, via Mansoa e Mansabá. Jantámos e às quatro horas da manhã seguimos então para Farim.
Aí já nos esperava o BCav 490, comandada pelo Tenente Coronel Cavaleiro. Permanecemos lá uns dias.
No dia 23 de Março de 1965 deu-se a grande invasão de Canjambari onde a guarnição era composta pelas Companhias 487 e 488, Pelotão Morteiros 980, um Pelotão da 1.ª Companhia de Caçadores Africanos, um Pelotão Auto-metrelhadoras e o meu, o 953.
Eram 6,30 horas quando rebentou uma mina debaixo de uma GMC e começámos a embrulhar até às 16,00 horas. Quando os T6 largaram as bombas, o IN logo nos deixou, mas por poucos dias, porque depois começaram a atacar-nos no acampamento. Este era para ficar em Canjambari praça, mas o Comandante mandou-nos recuar para Canjambari Morcunda.
Começámos logo a fazer o aquartelamento com palmeiras. De dia trabalhava-se, de noite era um desassossego, porque vinham visitar-nos e fazer alguns tiritos. Também tínhamos as operações a nível de duas secções de brancos e uma de africanos. Infelizmente numa dessas operações tivemos duas baixas na 488. Os trabalhos e até a pista para a avioneta foram todos feitos à força de braço.
Com a saída do BCav 490, veio o 733, comandado por Tenente Coronel Glória Alves, que infelizmente nos deixou no dia 30 de Novembro. Passámos a descansar e viemos para Jumbembem onde permanecemos três meses, regressando um mês a Canjambari.
Em Maio de 1966 regressámos a casa.
Um pouco abreviado é esta a minha vida militar.
Amigos e companheiros desculpem-me alguns erros, mas foi uma 4.ª classe tirada a martelo.
Vou-me despedir e desejando a todos os amigos um Natal muito feliz.
Até breve
A.Paulo Bastos
__________
Notas de CV:
(*) Vd. postes de:
26 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3524: O Nosso Livro de Visitas (46): A. Paulo, Pel Caç 953, Guiné, 1964/66
12 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3610: Tabanca Grande (104): António Paulo Bastos, 1.º Cabo do Pel Caç 953 (Teixeira Pinto e Farim, 1964/66)
16 de Dezembro de 2008> Guiné 63/74 - P3637: Em busca de... (58): 2.º Sargento Coelho da 1.ª CCAÇ Africanos (Farim) (António Paulo Bastos)
3 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3837: Memória dos lugares (16): Cacheu, 1964 (António Paulo Bastos, Pel Caç 953, 1964/66)
14 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4187: Convívios (108): Pessoal dos Pelotões 953; 954; 955; 956 e 1.ª CCAÇ Africanos, em Azeitão, dia 2 de Maio de 2009 (António Bastos)
26 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4590: Controvérsias (21): O helicóptero do PAIGC, visto na zona do Cacheu pela 1ª vez na madrugada de 13/10/64 (António Bastos)
Vd. último poste da série de 27 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5017: Parabéns a você (28): Luís Borrega, ex-Fur Mil da CCAV 2749/BCAV 2922, Piche, 1970/72 (Os Editores)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
10 comentários:
Caro António Bastos
Aquele abraço e votos de um dia bem passado.
Espero daqui a um ano, voltar a escrever-te.
José Martins
Tudo de bom para ti. Vê o poste P5028. Luís Graça
Parabéns votos de um dia bem passado Colaço.
Caro António Bastos,
Os Homens não são feitos por classes, eles são feitos pela sua Cultura e Saber, sumula de uma vida de cabeça erguida.
Neste dia, para ti e todos os teus o abraço de quem se enterrou nas bolanhas na mesma altura.
Mário Fitas
Aproveito o teu dia, caro António Bastos, para em uníssono, desejar a todos os que têm no Setembro o seu mês, as maiores felicidades e a continuação duma vida o mais prazenteira possível !
É certo que os parabéns devem ser dados no dia próprio, nem antes, nem depois. Porém, não me tem sido possível vir ao site com a assiduidade de outros tempos, razão pela qual dou por mim na inconformidade de ter deixado passar este ou aquele aniversário, o que me desgosta.
Por questões de grande respeito para com todos, decidi que esta minha maneira de vos cumprimentar com uma taça na mão, me conforta o espírito e me alivia o peso de consciência.
Ip, ip, urra !
Parabéns a todos !
Abraços,
António Matos
Manel: É também uma homenagem, a minha homenagem pessoal, aos nossos dois camaradas que hoje fazem anos, tu e o Manuel Vieira Moreira... Que vocês continuem a poder dizer, tal como o poeta Ruy Bello: Portugal será e lá serei feliz...
É também uma homenagem, a minha homenagem pessoal, aos nossos dois camaradas que hoje fazem anos, o António Bastos e o Manuel Vieira Moreira... Que eles continuem a poder dizer, tal como o poeta: Portugal será e lá serei feliz...
Manel: É também uma homenagem, a minha homenagem pessoal, aos nossos dois camaradas que hoje fazem anos, tu e o Manuel Vieira Moreira... Que vocês continuem a poder dizer, tal como o poeta Ruy Bello: Portugal será e lá serei feliz...
É também uma homenagem, a minha homenagem pessoal, aos nossos dois camaradas que hoje fazem anos, o António Bastos e o Manuel Vieira Moreira... Que eles continuem a poder dizer, tal como o poeta: Portugal será e lá serei feliz...
camarada António Bastos
Feliz aniversário e que daqui a um ano cá estejamos outra vez.
Um abraço
Mário Pinto
AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ ANTONIO BASTOS.
PARABÉNS A VOCE.
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O AMIGO ANTÓNIO
UMA SALVA DE PALMAS
E QUE DAQUI A UM ANO EU TE ESTEJA NOVAMENTE CANTANDO OS TEUS PARABÉNS.
UM ABRAÇO DO TAMANHO DO MUNDO.
Caro António Bastos
Os afazeres não me deixaram vir até aqui em momento oportuno mas nem por isso quero deixar de te desejar que tivesses um excelente dia de aniversário e que tal se possa repetir por muitos mais.
Parabéns
Um abraço
Hélder S.
Enviar um comentário