







1. Mensagem enviada pelo nosso camarada Beja Santos, em 16 e 17 de Dezembro de 2008:
Este álbum (que me foi oferecido) tem uma singela dedicatória:
«Desculpe oferecer-lhe, Lourdes, um álbum em tão mau estado exterior. Como tem, porém, curiosas fotografias, deste caleidoscópio que se chama a Guiné, não resisti à tentação de lho mandar. E com ele vão as muitas saudades do Artur, Bissau, 24 de Novembro de 1952.»
O ofertante chamava-se Artur Martins Meireles, era um prestigiado funcionário colonial que se especializara na cultura dos manjacos (trabalhara em Caió, Jeta, Pecixe, ia agora ser nomeado administrador em Farim) e dirigia-se assim a Maria de Lourdes Soares d'Oliveira, com quem casará alguns meses depois.
Ambos viverão 10 anos na Guiné, percorrendo Farim, Teixeira Pinto, Gabu e São Domingos (aqui os dois viverão os ataques promovidos a partir do Senegal, em Julho de 1961).

Vejam-se os aviões que planaram sobre as águas de Bolama,veja-se a Farim dos anos 40, onde viveu a Lourdes, a protagonista do livro «Mindjer Grandi», que estou a escrever [, e que voltará a casar, em segundas núpcias, com o Comandante Teixeira da Mota].
Não existe nenhum exemplar nas bibliotecas onde seria esperável encontrá-lo. Vou oferecê-lo à Sociedade de Geografia, a seu tempo. Um abraço, Mário
Imagens (editadas): © Beja Santos / Luís Graça & Camaradas da Guiné (2009). Direitos reservados
Sem comentários:
Enviar um comentário