terça-feira, 29 de setembro de 2009

Guiné 63/74 - P5029: Meu pai, meu velho, meu camarada (16): Expedicionário no Mindelo, S. Vicente,1941/43,1º Cabo Inf Luís Henriques (3) (Luís Graça)

Luís Henriques (n. 1920, Lourinhã) é mobilizado para Cabo Verde durante a II Guerra Mundial. Com 21 anos por completar, era o 1º Cabo Inf, nº 188/41, 1º Pelotão, 3ª Companhia, 1º Batalhão, Regimento de Infantaria nº 5 (Caldas da Rainha). Esteve no Mindelo, S. Vicente, entre Julho de 1941 e Setembro de 1943. Neste episódio, conta como foi de táxi da Lourinhã para Lisboa, em estrada de macadame (70 km), com mais camaradas, chegando atrasado à formatura para o embarque, em 15 ou 16/7/41... Ouve, pela última vez, marchando a caminho do Cais da Rocha Conde de Óbidos, a voz da sua amiguinha Fernandinha que se veio despedir dele e dos demais "soldados que iam para a guerra"...

Vídeo (4' 15''): Luís Graça (2009). Alojado em You Tube > Nhabijoes

Lourinhã > Rua Grande (ou Roão Jpão Luís de Moura)> Praça de táxis > Finais dos anos 40, c. 1950 (?) > Postal da época... Do lado esquerdo, não visível na foto, a Escola do Ensino Primário Conde de Ferreira onde estudei (1954/58), infelizmente já deitada abaixo tal como o coreto, do Largo Coreto, ao lado da Igreja Matriz, antiga igreja do convento dos Franciscanos, coreto de que se vê, na foto, à esquerda, uma nesga da cobertura...

É uma rua bonita, do Séc. XVIII... Para ñós, era a Rua Grande, por onde passva todo o trânsito local, regional e nacional (Felizmente, hoje é uma rua pedonal... A política do bota-abaixismo do presidente da Câmara Municipal deposto com o 25 de Abril de 1974, levou à perda deste belíssimo património edificado, a escola e o coreto... O edifício, nas traseiras da praça de táxis, também já não existe... O resto da praça mantêm-se de pé, em especial os edifícios do lado esquerdo (antigos edifícios da Repartição de Finanças e do Tribunal da Comarca; neste último está instalado o Museu da Lourinhã, onde se pode ver uma das mais valiosas colecções paleontológicas da Europa).

Caldas da Rainha > "15/7/41. A despedida das tropas expedicionárias de Cabo Verde. R.I. 5, Caldas da Rainha. Luís"



Cabo Verde > S. Vicente > Mindelo > S/ legenda nem data. O Serpa Pinto ao largo da Baía do Porto Grande, Mindelo (presume-se). Esteve ao serviço da Companhia Colonial de Navegação desde 1940 a 1954, senão me engano. Foi comprado em 2ª ou 3ª mão...

Cabo Verde >S. Vicente > Mindelo > "23/7/1941. Chegada ao 1º Batalhão Expedicionário do R.I. nº 5 a São Vicente, Cabo Verde. Na fotografia estou eu com alguns camaradas da minha companhia. No porto do Mindelo fomos entusiasticamente recebidos. Luís Henriques". [Partida a 15 (?) ou talvez 16 de Julho de 1941, do Cais da Rocha Conde de Óbidos, Lisboa].

Cabo Verde > S. Vicente > Mindelo > "Luís Henriques em 10 de Maio de 1942. Na praia do Monte Branco, Lazareto, S. Vicente".

"Todas as manhãs depois do trabalho é o banho, a nossa alegria. Nesta altura pouco sabia nadar. Julho de 1942 [, um ano depois de ter chegado à ilha]. Luís Henriques". [ Devido à frequente presença de tubarões, a praia de banhos tinha algumas protecções; o mai pai contava-me histórias dos temíveis tubarões que infestavam a costa de Cabo Verde...]

Cabo Verde > S. Vicente > Mindelo > "Um número de ginástica feito pela 2ª Companhia que deixou uma boa impressão à assistência. Lazareto em festa, aos 23 de Julho de 1942 [, 1º aniversário da chegada à Ilha]. Luís Henriques".

Cabo Verde > Ilha de S. Vicente > Mindelo > "Comemoração de Aljubarrota em S. Vicente. Desfile de todas as tropas e viaturas.. A 1ª e a 3ª Companhias do [1º Batalhão do] R.I. 5. Mindelo, 14/8/43". (*)

Fotos: © Luís Graça (2009). Direitos reservadas

Cabo Verde > Barlavento > Ilha de S. Vicente > Mindelo > Belíssima "vista da cidade de Mindelo na baía do Porto Grande, com o Monte Cara (à esquerda) e Santo Antão (ao fundo, à direita)"...

A cidade "ocupa uma área total de 67 km² a noroeste da ilha, na Baía do Porto Grande, porto natural formado pela cratera submarina de um vulcão com cerca de 4 km de diâmetro. O Ilhéu dos Pássaros com 82 metros de altitude e que hospeda um pequeno farol, sinaliza a outra extremidade da cratera"...

Capital do concelho de S. Vicente, Mindelo, cidade cosmopolita, é a segunda maior do arquipélago (a seguir à Praia, capital política e administrativa do país), tendo cerca de 70 mil habitantes... No seu liceu (o único do Barlavento), estudou Amílcar Cabral (foi para lá aos 17 anos, em 1941). É também o berço da morna, a terra do Bana e da Cesária... Tem um ciclo de fomes, secas e epidemias mas também de contestação social que marcaram as suas gentes...

Para saber mais sobre a sua história (económica, social e cultural) do Mindelo, vd. excelente artigo da Wikipédia (que é omisso, no entanto, sobre o importante contingente de tropas portuguesas expedicionárias durante a II Guerra Mundial).

Foto: Pitt Reitmaier (2005). Imagem copyleft. Fonte: Wikipédia (com a devida vénia...)
______________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de

28 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5022: Meu pai, meu velho, meu camarada (15): Expedicionário no Mindelo, S. Vicente,1941/43,1º Cabo Inf Luís Henriques (2) (Luís Graça)

27 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5021: Meu pai meu velho, meu camarada (14): Expedicionário no Mindelo, S. Vicente, 1941/43, 1º Cabo Inf Luís Henriques (1) (Luís Graça)

27 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5019: Meu pai, meu velho, meu camarada (13): Mindelo, ontem e hoje ( Lia Medina / Nelson Herbert / Luís Graça)

20 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4059: Meu pai, meu velho, meu camarada (1): Memórias de Cabo Verde, São Vicente, Mindelo, 1941/43 (Luís Graça)

2 comentários:

Anónimo disse...

Referente ao P 5021

BAC = Bateria de Artilharia de Costa e não anti.costa.

Paisanada?

Luís Graça disse...

É isso, camarada, é mesmo uma paisanada, uma calinada de paisano!...

A minha cultura castrense tem lacunas... Fui infante, ninguém é perfeito... Peço desculpa aos leitores e, muito em especial, aos nossos valores artilheiros de costa (BAC)...

Obrigado ao leitor anónimo, sempre atento e culto... (Presumo que seja o S.N.; paisanada é uma expressão que ele gosta de usar).

LG