segunda-feira, 12 de março de 2012

Guiné 63/74 - P9599: Os nossos seres, saberes e lazeres (42): Saltar de pára-quedas, um sonho realizado depois dos sessenta (Paulo Santiago)

1. Em mensagem do dia 11 de Março de 2012, o nosso camarada Paulo Santiago* (ex-Alf Mil CMDT do Pel Caç Nat 53, Saltinho, 1970/72), enviou-nos a notícia da concretização de mais um sonho, voar.


VOANDO


Sonhava com esta experiência: saltar de pára-quedas !!!
Aconteceu hoje à tarde no PARACLUBE DE ÁGUEDA.

Medo? Claro que tive algum, não sou louco, mas dominei-o bem antes da entrada para o avião, confiando no instrutor, Jaime Silva, meu acompanhante no tandem.

Da descolagem, até atingir, os 10.000 pés (3000 metros) foram 25 minutos de voo, uma bela visão, a tarde estava explêndida, e fui recebendo as últimas indicações do instrutor.

A saída da aeronave para o espaço livre foi óptima a que se seguiu uma cambalhota no ar. Sensação única, estabilização ventral (não sei se é o termo correcto) com queda livre até aos 1500 pés (à volta de 45 segundos) onde se processa a abertura do pára-quedas.

À velocidade vertiginosa e ruído da deslocação de ar, sucede-se um silêncio e uma descida calma mirando a magnifica paisagem.

Uma boa aterragem, onde me esperava o meu amigo Victor Tavares, Pára-quedista e ex-combatente na Guiné, onde também andei.

A foto acima foi tirada após aterragem. Nesta, como noutras aventuras, acompanhou-me a Rosário Azevedo.

Sexagenários, como eu, experimentem estas emoções, são únicas!!! Perigo? Até existe ao sair da cama.
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 10 de Fevereiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9469: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (51): Dois amigos, Paulo Santiago, aguedense, e Vasco Pires, anadiense​, reencontra​m-se, no blogue, ao fim de 50 anos!

Vd. último poste da série de 18 de Dezembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9229: Os Nossos Seres, Saberes e Lazeres (41): Comprei um computador pequeno e lentamente fui aprendendo a navegar na Net (Fernandino Vigário)

10 comentários:

Aníbal Magalhães disse...

Boa Paulo..........
Um abraço

Aníbal Magalhães

Manuel Reis disse...

Grande Paulo!

Parabéns.

Um abraço.

Manuel Reis

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Ele já tinha 'ameaçado'.
Desta vez pode-se dizer literalmente que 'mergulhou de cabeça'
Parabéns Paulo!
És um exemplo.
Abraço
Hélder S.

Luís Graça disse...

Ganda Paulo, ganda maluco, ganda herói!... LG

Zé Teixeira disse...

"ganda" Paulo és exemplo a seguir.
Abraço
Zé Teixeira

Luís Dias disse...

Ganda aventura Paulo!

Parabéns valente! Também já pensei que era uma das cenas que gostava de ter feito, mas hoje.....tá quieto!

Um grande abraço.

Luís Dias

antonio graça de abreu disse...

Paulo Santiago, pára-quedista à boleia. Parabéns, meu caro.
Nunca é tarde para saltar, nem para amar.

Abraço amigo.

António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Comungo da tua felicidade. Andar, sem asas, pelos ares, não é para qualquer um. Bem vistas as coisas, nunca foste uma pessoa qualquer e esta aventura veio satisfazer-te uma carência, preencher uma lacuna.
Parabéns.

Um abração
Carvalho de Mampatá

Juvenal Amado disse...

Grande Paulo

Parabéns e agora não vais parar.

Um abraço

paulo santiago disse...

Gosto de desafios,e tenho o grato
prazer de, cá em casa,a minha
mulher e os meus filhos,conhecerem-me
bem,daí fazer estas actividades sem
levar negativas familiares.Acham,e eu
também acho,ser normal,não há nada
de transcendente.
Não digam que sou exemplo,não gosto
muito do termo,talvez um incentivo
para tipos,da nossa idade,não se
agarrarem muito aos sofás e às mesas de cafés,isso poderá ser.
Não "mergulhei de cabeça"(estou a brincar,Hélder)tive a minha preparação mental.Há meia dúzia de anos,pensei no parapente(ideia ainda não posta de lado)mas desisti porque,na altura,não tinha quem me acompanhasse no curso(sim!curso!)em Linhares da Beira.Estes voos atraem-me.
No Verão de 2011,veio a Rosário com esta ideia,que agarrei,do salto tandem em páraquedas,mas só havia na Maia,e a ideia foi ficando para trás.Curiosamente,em Outubro,a Escola de Paraquedismo,mudou-se da Maia aqui para Águeda,e tudo ficou mais fácil.
O director do Paraclube de Águeda,Avelino Cruz,foi Sargento
Paraquedista na Guiné(tinha de ser)
e o Vitor Tavares(ainda vai esquecer o acidente,e salta)aos fins de semana,lá anda pela pista.E
comecei também a aparecer,e vi o que era um tandem,o equipamento,etc
Não dei o salto há mais tempo,porque o Vitor dizia:"esperem
que aqueça mais,lá em cima está muito mais frio,e para quem salta a
1ªvez é desagradável",e foi ele que
marcou a aventura para ontem.
Oh Luís Dias,não hesites,ainda és
mais"novinho" que eu,aparece aqui
por Águeda,e após o salto (teu)
vamos trincar umas costelas de
leitão

Agradeço todos os comentários,e
grande abraço