sábado, 17 de março de 2012

Guiné 63/74 – P9621: Convívios (404): No dia 3 de Março de 2012 ocorreu o VI Encontro dos ex-combatentes da Guiné do Concelho de Matosinhos (Carlos Vinhal)

No passado dia 3 de Março, realizou-se o VI Convívio dos ex-Combatentes da Guiné do Concelho de Matosinhos.

Do programa fazia parte uma pequena homenagem, no cemitério de Sendim, com a deposição de um ramo de flores junto ao Memorial aos tombados, do nosso Concelho, na Guerra Colonial.
O temporal desabrido que se fez sentir desde manhã cedo em Matosinhos fez com que apenas cerca de uma vintena de camaradas comparecessem no local.

A cerimónia foi presidida pelo senhor Ten Cor Armando Costa do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes que se fez acompanhar do Sargento-Chefe José Neto e dos Sargentos Ajudantes Carlos Osório e Joaquim Oliveira.

Os toques de clarim alusivos foram executados por um elemento dos Bombeiros Voluntários de S. Mamede de Infesta. 

Aqui estão imortalizados os nossos camaradas matosinhenses que tombaram em campanha em Angola, Guiné e Moçambique

Momento em que o nosso camarada José Oliveira lia uma oração. À esquerda da foto o nosso tertuliano Ribeiro Agostinho

Momento de silêncio e recolhimento em memória dos camaradas cuja vida foi precocemente ceifada pela guerra. À direita da foto o Ten Cor Armando Costa.

Acabada a cerimónia e a chuva para o resto do dia, o pessoal, em deslocação para o restaurante, fez uma breve paragem junto à Câmara Municipal para a tradicional foto de família, que pelo mesmo motivo, a chuva, contou com a presença de cerca de metade dos participantes no Convívio.

Na fila da frente, da esquerda para a direita: o Silvério Lobo da Tabanca de Matosinhos; o meu colega de escola Carlos Cardoso e José Soares. No grupo mais à direita: O Vice-Presidente da Câmara, Dr.  Nuno Oliveira e os camaradas José Oliveira; Amândio Rodrigues; Carlos Pinto Azevedo, nosso tertuliano, e um camarada que não consigo identificar.

Seguiu-se depois o almoço num Restaurante de Matosinhos, com 70 participantes, de que ficam estas imagens:

Vista parcial da sala

Momentos de reencontro que se querem renovados ano a ano. Foi o caso de José Fernando Santos Ribeiro (CCS/BCAÇ 2912), à direita, e o camarada Manuel Passos (Pel Rec/CCS/BCAÇ 3872)*.

O Convívio manteve-se pela tarde fora, culminando com uma animada sessão de karaoke proporcionada pelo José Soares.
No próximo ano voltaremos.

Texto de Carlos Vinhal
Fotos de José Fernando Santos Ribeiro e Ribeiro Agostinho

____________

Nota de CV:

(*) Preciosa informação do camarada Juvenal Amado

Vd. último poste da série de 16 de Março de 2012 > Guiné 63/74 – P9617: Convívios (324): XIII Convívio da CCAÇ 3549, dia 31de Março, em Vizela /Guimarães (José Cortes)

1 comentário:

Juvenal Amado disse...

Dois distintos ex Galomarienses se bem que em anos diferente.

Com o Ribeiro Da CCS do 2912 está o Manuel Passos ex PELREC da CCS do 3872.

Um abraço