quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Guiné 63/74 - P10306: In Memoriam (125): Cor inf cmd ref Jaime Abreu Cardoso (1936-2012)

1. Mensagem,  de 19 do corrente, do nosso leitor (e camarada, pára,  Guiné, 1969) Salvador Nogueira:

Morreu [ontem]  o Cor [inf cmd  ref] Abreu Cardoso, num estúpido acidente, quando voava um histórico Paulistinha do Aero Clube de Braga.
O Cardoso [, de 75 anos,] era um entusiasta da aviação e tinha uma vasta experiência de actividade de voo, em DO27, em autogiros (uma inexistência para os iluminados do INAC) e em ultraleves. Também saltava em páraquedas.
Que me lembre, impulsionou a formação de tropas 'Comando' na Guiné, comandou a 7ª CComandos, em Moçambique e, acrescente-se que não é demais 

"Alvará OFICIAL DA TORRE E ESPADA  TEN-COR CMD JAIME ABREU CARDOSO  [1969]

"Considerando que o Tenente de Infantaria, graduado em capitão, Jaime Rodolfo de Abreu Cardoso, após oito anos de campanha contra a subversão no Ultramar, pela coragem constante em presença do inimigo, pelas suas virtudes militares, alto espírito de sacrifício, decisão, alheamento consciente do perigo, prestígio pessoal sobre as tropas comandadas ou entre os seus camaradas e superiores, impôs-se como um alto valor moral da Nação; 

"Considerando que em acções militares heróicas em Angola e feitos praticados em combate em Moçambique – que lhe deram jus a uma Medalha de Prata de Valor Militar e proposta para a Cruz de Guerra de 1ª Classe – revelou personalidade, em cujo carácter estão bem vincados o valor, a lealdade e o mérito; Américo Deus Rodrigues Thomáz, Presidente da República e Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas, faz saber que, nos termos do Decreto - Lei n.º 44 721 de 24 de Novembro de 1962, confere ao Tenente de Infantaria, graduado em Capitão, Jaime Rodolfo de Abreu Cardoso, sob proposta do Presidente do Conselho, o Grau de Oficial da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito".

 
2. Comentário do editor:

Obrigado, Salvador, por nos teres feito chegar a triste notícia da morte de mais um camarada nosso. Pelo que pude entretanto apurar, o cor inf  cmd ref Jaime Abreu Cardoso, natural de Vieira do Minho, pai de 3 filhos, era "um dos 20 em Portugal inteiro distinguidos com o Grau Oficial da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito", segundo notícia do Correio do Minho ("Comandos despediram-se do seu Herói Nacional", 22/8/2012).  Sobre o seu currículo militar, ver também notícia publicada no Portal Ultramar Terraweb. Temos, seguramente, entre nós, camaradas que o conheceram e que com ele conviveram  na altura da formação dos comandos da Guiné (Brá, 1964).  As nossas condolências à família e aos camaradas comandos.
_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 14 de agosto de 2012 > Guiné 63/74 - P10263: In Memoriam (124): Dia 24 de Agosto de 2012, em Valbom - Pinhel, homenagem póstuma a José António Mata da CART 6250, falecido em Bolama no dia 10 de Julho de 1972 (José Manuel Lopes)


1 comentário:

paulo santiago disse...

No passado dia 13 de Maio,quando tirei o curso de paraquedismo,na Palmeira em Braga,o Cor.Abreu Cardoso também lá estava.
Após três saltos,já estava um pouco cansado e com pouca vontade de efectuar o quarto.Foram o Avelino,o meu instrutor,o Victor Tavares,o Sarg Mor M.Gonçalves,e o Cor Abreu Cardoso que me incentivaram a efectuar o quarto salto e a concluir o curso.
Descansa em Paz,Coronel!