domingo, 18 de novembro de 2012

Guiné 63/74 - P10689: Em busca de ... (208): Vasco Pires, ex-comandante do 23º Pel Art pede a Manuel da Silva Fernandes, ex-1º cabo cripto da CCAÇ 2796, contactos dos seus antigos furrieis, que estiveram com ele em Gadamael (1970/72)


Guiné > Região de Tombali > Gadamael > CCAÇ 2769 (Gadamael e Quinhamel, de Janeiro de 1971 a Outubro de 1972) > Vista aérea de Gadamael Porto nos finais do ano de 1971. Foto do cor art ref António Carlos Morais da Silva, e por gentilmente cedida ao nosso camarada Manuel Vaz.

Foto: © Morais da Silva (2012) [Editada por L.G., com a devida vénia]. Todos os direitos reservados.


1. Comentário de Manuel da Silva Fernandes ao poste P9994, de 4/6/2012:

Caro Vasco Pires:

Tenho acompanhado a dinâmica do Blogue e, naturalmente, estou ao corrente da vida de tanta gente que pisou as terras de Gadamael-Porto. Evitei até agora qualquer participação na Tabanca Grande para fugir à tentação de comentar alguns disparates que foram ditos nas dissertações entre o senhor "Coronel" Morais da Silva e o "Alferes" Amaral Bernardo.

Aparentemente está tudo sanado, para sossego das nossas consciências: CCaç Ind 2796, "Os Gaviões de Gadamael", Pelotão Art 23.º e  Pelotão de Reconhecimento Fox 2260.
.
Sobre a vida de Gadamael-Porto e Quinhamel (onde este assunto também é tratado), apresentarei em Dezembro, em Ponte de Lima, o livro "Os Caminhos de Gadamael-Porto", em memória dos meus camaradas que caíram na frente da guerra e dos que já partiram depois da aurora de Abril. 

Para além da solidariedade e respeito para com todos aqueles que de forma desinteressada têm permitido dar voz aos mais humildes, expresso aqui a minha enorme admiração por quem abraçou tão grande projecto. 

Ao Vasco,  o meu abraço por sabermos que ainda vai andando por aí; já houve uma ou duas oportunidades em que os homens da CCaç 2796 partilharam essas emoções com as tropas de artilharia e Fox.

Ex -1.º Cabo Operador Cripto Silva Fernandes da CCaç Ind 2796

2.  Comentário do Vasco Pires, ao mesmo poste:

Caro Manuel Fernandes,

Cordiais saudações. Desculpa o atraso, pois só agora vi o teu comentário. Fez-me viajar no tempo, e lembrar a tua boa vontade, apesar da responsabilidade do teu trabalho, e também, algumas mensagens tensas que troquei com o Comando da Artilharia.

Ficaria muito grato se me desses um contacto com os meus Furriéis.

Boa sorte para o lançamento do livro, gostaria de ter mais notícias sobre ele, por fazer pega o meu e-mail com o Luis Graça.
forte abraço
Vasco Pires

Sábado, Novembro 17, 2012 6:27:00 p.m.

3. Comentário de L.G.:

Camarada Manuel Fernandes: não temos o teu email, uma vez que (ainda) não és membro, por opção tua,  da nossa Tabanca Grande. Para entrares em contacto com o teu camarada Vasco Pires, que vive no Brasil, manda-nos um email, para o nosso endereço: luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com

Pondera, por outro lado, a hipótese de, finalmente, fazeres parte desta grande família, onde há de resto muita malta que passou pela região de Tombali, em geral, e por Gadamael, em particular. Como sabes, o  nosso blogue é um traço de união entre todos camaradas da Guiné, uma verdadeira rede, aberta, multilateral, onde se comunica em todos os sentidos, e não segundo a lógica do comando-controlo vertical, hierárquico,  que aprendemos a respeitar e a seguir na tropa em que o  soldado, para chegar ao general, tinha (tem) de passar pelo sargento e aí por aí por cima...

Gostaríamos, por outro lado, de noticiar e acompanhar o lançamento do teu livro. Tens aqui uma boa montra que chega a muitos lados, da  Austrália aos Estados Unidos da América, de Ponte de Lima (, magnífica cidade!) até Ponta Delgada.

Um Alfa Bravo.  O editor Luís Graça.
_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 12 de novembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10657: Em busca de... (207): António de Jesus Vieira de Matos da CCS/BART 2920, ex-impedido da messe de oficiais de Bafatá, entre 1970 e 1972, procura camaradas

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luis,
Muito obrigado pela tua presteza.
A cada dia , me impressiono com a dedicação e eficiência, com que lideras esta "Grande Tabanca" (família, tribo...).
forte abraço
Vasco Pires

Luís Graça disse...

Vasco, oxalá o teu apelo seja ouvido... Em princípio só temos (ou só estamos autorizados a dar uns aos outros) os endereços de email dos membros (registados) da nossa Tabanca Grande (que são cerca de 600).

Quanto à gestão da casa, felizmente que conto também com o Carlos e o Eduardo. O Eduardo ainda está no ativo, e por outro lado também tem o seu blogue (Coisas do MR). O Carlos, esse, está 24 horas por dia dedicado à Tabanca Grande, mesmo com son protesto da nossa querida e grã-tabanqueira Dina...

Eu, por outro lado, e como sabes, tenho uma atividade intensa. Ainda na sexta feira passada, estive em aulas "non stop", desde as 11h às 22h...

Tenho, além disso, outros blogues (e outras blogarias)... Esta manhã, pro exemplo, estive a escrever uma oração para minha mulher e os meus cunhados dizerem no cemitério de Paredes de Viadores: se fosse viva a mãe da minha mulher faria hoje precisamente 100 anos...

O clã, numeroso, reuniu-se todo lá em cima, em Candoz... Eu, desta vez, não pude estar fisicamente presente, mas dei o meu pequeno contributo (*) para a singela homenagem que os filhos quiseram fazer à sra. Dona Maria Ferreira (1922-1995).

Um Bom resto de domingo, Luis.
_______________

(*) Blogue A Nossa Quinta de Candoz > anossaquintadecandoz.blogspot.pt

Manuel Fernandes disse...

Em data oportuna respondi à pertensão do Vasco Pires. Ao que parece o "email" titulado pelo "Luís Graça" não entrou. Por motivos de indole profissional e alguma debilidade física não estive disponível durante este tempo todo pelo que me penitencio pela ausência e - há razão para isso -, pela deslealdade com alguém que nos é próximo. Continuo muito empenhado em satisfazer as expectativas do Vasco, quer através da "Tabanca" quer directamente. Um abraço
Manuel Fernandes (Op.Cripto Ccaç.Ind.2796 - Gaviões de Gadamael). Um abraço.