Cabeçalho do primeiro de cinco cartazes com a história militar do José Henriques Mateus (1944-1996). São da autoria do seu amigo, colega de escola e conterrâneo e membro da nossa Tabanca Grande Jaime Bonifácio Marques da Silva. Foram impressos em Fafe (e custeados pelo Jaime). Vão estar em, exposição, durante um semana, a partir de 11 de maio próximo, no clube da Areia Branca, Lourinhã, terra natal do malogrado José Henriques Mateus, que tem finalmente a homenagem que lhe é devida, ao fim de meio século, numa singela cerimónia com a participação dos seus conterrâneos, familiares, amigos e antigos camaradas. (LG).
Cartaz 1 [Clicar na imagem para ampliar]
Cartaz 2 [Clicar na imagem para ampliar]
Cartaz 3 [Clicar na imagem para ampliar]
Cartaz 4 [Clicar na imagem para ampliar]
Cartaz 5 [Clicar na imagem para ampliar]
da Silva [, natural de Seixal, Lourinhã, e residente em Fafe, onde foi professor de educação física e autarca (com o pelouro da cultura, e onde é mais conhecido como Jaime Silva), ex-alf mil paraquedista, BCP 21 (Angola, 1970/72), membro da nossa Tabanca Grande]:
(i) Amanhã à noite [, 6 do corrente,] a Comissão vai reunir-se, mas já está confirmado para domingo 11 de maio o seguinte programa:
10.15 h – missa na capela do lugar da Areia Branca, em memória do José Henriques Mateus [, mais conhecido na sua terra como "o Valente"];
11.30 h – Cerimónia evocativa.
Segue-se a apresentação pública dos 5 cartazes que descrevem o seu percurso militar, na sede do clube. Estes ficarão expostos durante a semana.
No final, averá um lanche convívio.
Estive no Jornal Alvorada. A próxima edição só sai a 16 de maio.
(ii) Ontem [, 6,] realizou-se a reunião de coordenação e ficou combinado:
(a) tu [, em representação do blogue,] e o pessoal da companhia do Mateus [, CART 1484,] são nossos convidados e temos gosto na vossa presença;
(b) ficou em aberto a hipótese do Benito Neves ou outro elemento da companhia poder usar da palavra;
(c) irá estar presente uma sobrinha do Mateus (estive a falar com ela e mostrei-lhe os cartazes), bem como a Câmara e Junta de Freguesia da Lourinhã e, eventualmente, um representante da Liga dos Combatentes.
Abraço
Jame
___________
Nota do editor:
26 de abril 2014 > Guiné 63/74 - P13045: Homenagem póstuma, na sua terra natal, Areia Branca, Lourinhã, 11 de maio próximo, ao sold at cav José Henriques Mateus, da CCAV 1484 (Nhacra e Catió, 1965/67), desaparecido em 10/9/1966, no Rio Tompar, no decurso da op Pirilampo. Parte III: A certidão de óbito nº 594/967, da Conservatória do Registo Civil da Comarca da Guiné (Jaime Bonifácio Marques da Silva)
3 comentários:
Egidio Teles (através do Benito Neves)
Data: 8 de Maio de 2014 às 15:28
Assunto: Re: JOSÉ HENRIQUE MATEUS
Para: Benito Neves
Muito gostaria estar presente nessa justa homenagem, mas nem sempre podemos satisfazer os nossos gostos e este é um deles.
Aproveito a tua presença nessa homenagem, tão digna, para transmitir aos familiares presentes que estarei em pensamento com todos.
Envio um grande abraço a todos os familiares e amigos presentes.
Egídio Teles
Jaime:
O Teles foi o furriel do Mateus, comandante da seção do Mateus. É madeirense.
Toma boa nota, para fazeres chegar esta informação no domingo aos familiares e amigos. É um gesto de grande nobreza.
Ab. Luis
Benito Neves
8 maio 2014 10:22
Bom dia
Obrigado Luís mas já tinha estado a ver e ler o blogue.
Efectivamente espero lá estar com a minha mulher e conto com a presença do Fernando Miguel, que foi o com. pelotão do Mateus. Todavia, é natural que outros dois ex-furrieis do meu pelotão e respectivas esposas, possam estar presentes. Funcionamos assim como irmãos que "vamos a todas" ou quase todas.
Tomei a liberdade de lhes lhes endereçar convite, respectivo programa e horário.
Com um abraço, até domingo
Benito Neves
Enviar um comentário