terça-feira, 6 de maio de 2014

Guiné 63/74 - P13108: Convívios (591): Mais um Encontro da Magnífica Tabanca da Linha, no próximo dia 15 de Maio de 2014, no Oitavos, Estrada do Guincho (José Manuel Matos Dinis)



1. Mensagem do nosso camarada José Manuel Matos Dinis (ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71), o animador-mor da "Magnífica Tabanca da Linha", com data de 4 de Maio de 2014:

Ora Viva o Editor de Matosinhos, Caarlos Vinhaaal !!!
Claro que isto é um escrito, mas pretende-se que tenha tanta propagação, quanto a projecção do Blogue através da autorizada e dedicada acção do Carlos Vinhal.

Hoje, meu Caro, venho pedir-te a publicitação de novo encontro na Estrada do Guincho, no restaurante de Oitavos, muito perto do local onde a terra acaba, e começa o imenso mar que levou caravelas e navios de portugueses numa gesta heróica.
A nossa geração já não pratica heroísmos, mas comemora amizades, e o local parece uma escolha feliz para tantos que partiram para azimutes queimados pelo sol, onde estabeleceram os especiais laços que, volta e meia, exigem oportunidade para refeiçoar e confraternizar.

No final de Abril telefonou-me o Marcelino a dar notícia de que já estava em casa, num intervalo da nova luta em que está envolvido. Por aquele meio os homens comuns não falam de muita coisa, mas ele fez questão de me perguntar por um camarada e de referir que deseja participar no encontro da Magnífica.
Mostrou carência de energia positiva. Logo aí ocorreu-me que o mês ímpar estava à porta, pelo que passei a contactar o Senhor Comandante, que prontamente me indicou um dia do calendário, no sentido de tomarmos as providências necessárias.

Já as tomámos. Voltamos a Oitavos que é um local onde se ganham anos de vida só pela contemplação. Será no dia 15, pelas 12H30.

A ementa será simplificada como da última vez. Quando o gerente propôs arroz de marisco, o olhar guloso do Senhor Comandante rejubilou de brilho. Ainda contrapus com polvo, mas aqueles dois venceram na contagem democrática dos votos. Será para outra vez.
Adiantámos que esperamos por doses mais generosas de entradas e sobremesas, e, em princípio, acertou-se que o vinho será da Ferreirinha.

Agora só faço apelo às forças transcendentais, para que um conjunto de energias positivas possam contribuir para o reencontro dos camaradas, sendo que dois têm estado adoentados - o Cruz junta-se ao Marcelino, para além do Segundo-Comandante Rogério que tem andado arredado por diferentes razões.
A meteorologia pode proporcionar-nos um belo dia de raios solares e ausência de vento, o que permitirá um pequeno passeio pedestre pela via adequada ao lado da estrada, onde se pode apreciar a maresia, fazer algum exercício, e abrir o apetite para o almoço.

O preço continua fixado em 15 euros.

Agora, só preciso que os aderentes façam a confirmação até ao próximo dia 12, segunda-feira. 

 Encarrega-me S. Exa. o Senhor Comandante de informar os senhores tertulianos, que todos não são demais, e que celebrar, numa perspectiva pragmática, é acto para aproveitar enquanto podermos, e transmite um saudoso abraço.

Igualmente me retiro, com vossa licença, protestos da maior admiração, e um abraço fraterno
JD
____________

Nota do editor

Último poste da série de 4 DE MAIO DE 2014 > Guiné 63/74 - P13093: Convívios (590): 24º convívio da CART 2479 / CART 11 (Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/71), 31 de maio, em Canas de Senhorim, Nelas (Abílio Duarte)

14 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Dinis, chamaste Caaarlos Vinhaaal ao nosso estimado Editor, mas ele respondeu-te e até refere que é um encontro da tabanca da liga.Bem feita, bem-feita...bem-feita.
Veríssimo Ferreira

armando pires disse...

Tabanca da liga?
Qual liga?
A de futebol ou a das pernas.
Esta já não se usa, a outra não é para aqui chamada.
Ninguém nos liga, é o que é.
armando pires

JD disse...

Acalmai-vos, povo, que o Senhor Comandante já se entregou a Morfeu.
Nessa circunstância devemos evitar qualquer perturbação, e na minha qualidade de "escrita" e servo em geral, cumpre-me velar pelo bom anda,ento dos sonhos de S.Exa.
Mas ainda tenho outra competência: a de verificar quem são os perturbadores, e a eventual legitimidade do que provocam.
Ora, constato que o Sr Veríssimo, apesar de atempado aviso particular, ainda não procedeu à inscrição, muito menos `*a remessa do cheque necessário, pelo que o aconselho a meter a viola no saco e a deixar-se de gracinhas. Ou terei que o desafiar para a mocada?
S.Exa. aprecia esses pleitos que exercitam o corpo e a alma, principalmente, quando acabam com bocadinhos de inteligência a escorrer das feridas.
AH! As inscrições também podem acontecer por um dos seguintes telefones: 914421882 e 913673067.
Não se esqueçam de bater a palàda.
Abraços fraternos
JD

José Botelho Colaço disse...

No meu nosso tempo de escola os erros ortográficos pagavam-se caros, eram bastante penalizados,a palmatória aumentava o serviço conforme o aumento de erros.
Actualmente é tudo à balda desde que o receptor compreenda está tudo bem.

Um abraço
Colaço.

Anónimo disse...

Grande Amigo JD: desafias-me? Nem penses, mas tomei nota que só bates em velhinhos. Um abraço, claro que lá estarei porque é para comer. Se fosse para trabalhar não ia decerto. Ao estimado Cmdt, apenas digo: está muito mal servido de secretário, eleito sabe-se lá como!!!
De
Veríssimo Ferreira

José Botelho Colaço disse...

Veríssimo prepara-te para te defenderes do golpe de tesoura.
Bem o melhor é falares com o Hélder.

Um abraço
Colaço.

JD disse...

Caro Veríssimo,
Para que saibas: eu não sou maluco, e só corro "riscos" muito bem ponderados.
Mas anda aí o Colaço, outro sem licença de toque de ordem para botar opinião, que se oferece para dar conselhos. Será que vai enviá-los por cheque e compromisso?
Abraços fraternos
JD

Hélder Valério disse...

Ora bem, caros camaradas

Começo para dizer o que já é trivial: ainda não sei se consigo ir.... tenho compromissos para dia 15 que posso transferir para 16 mas para isso é preciso que "as coisas" estejam feitas ou mesmo, mesmo, a acabar. Desta vez o mais prudente é considerar a ausência.

No entanto, "até ao lavar dos cestos é vindima".

Para além desta parte também me quero pronunciar sobre alguns aspectos relacionados com o 'sumo' de alguns comentários.
O Veríssimo coloca o dedo na ferida questionando a forma como o "amanuense" se alcandorou à função. É fácil, amigo, autonomeação!
Fragilidade momentânea, por afectação da saúde, do Senhor Comandante, associada a outras tantas menores condições do Mário Fitas e do Cardoso e já está! Mas é útil, sim senhor! Pelo menos assim, enquanto está entretido com estes preparativos, a sua ocupação mental não vai para nenhuma deriva mais 'complicada'...
Relativamente às 'ameaças' aconselho (na sequência da sugestão do Colaço) que faças como na pesca a peixes de grande porte, tipo espadarte: dá-lhe linha, deixa-o correr, de vez em quando dá um esticãozinho na linha para ele 'sentir' e depois volta a dar-lhe toda a linha que precisar até se cansar. Nessa ocasião, tendo sempre atenção à possibilidade de aplicação da famigerada pedagogia do pontapé no rabo, o 'amanuense empertigado' está 'no ponto'.

Outra característica do nosso 'amanuense empertigado' nem me atrevo, para já, a revelar....
Digo apenas que, por um mero acaso, no último Almoço da Linha tive a subida honra de ser chamado a acompanhar o Senhor Comandante na sua mesa. Digo apenas, também, que parece que tal facto, a que fui inteiramente alheio, está a originar uma "manobra de aquisição de companhia".... e mais não digo!

Abraços
Hélder S.

Anónimo disse...

Pelo sim, pelo não, vocês dois, Helder e Colaço, estejam sempre perto de mim que me sentirei mais à vontade. Não é que eu tenha medo...apenas receio. Um abraço e obrigado pelas preciosas defesas. Para ti JD, agora já sabes como elas te podem morder. Acautela-te.
de Veríssimo Ferreira.

JD disse...

Isto é uma cabala?
Vou já desmontar a coisa: tu, Veríssimo, macaco velho, queres alcandorar-te ao lugar de prestígio que venho na ocupar com grande brilho. O Colaço também parece estar de olho no mesmo objectivo: o de amanuense da Magnífica. Compreendo a vossa indisfarçável inveja, mas estou cá para as curvas !!!
Finalmente, a mostrar cautelas e desculpas antecipadas para não comparecer, o Helder provocador vem em vosso socorro de argumento, a dizer que me apropriei do lugar, aproveitando circunstâncias infelizes dos 3 membros do Comando, apresentando-lhes o facto consumado. Ora gaita! Então os senhores nunca ouviram dizer que quem tem unhas é que toca viola? Isto, claro, é linguagem figurada, pois já foi por aí dito que o Veríssimo tocoava ferrinhos ou lá o que era, num conjunto arrocalhado.
Parece que os senhores transpiram inveja, e que por isso andam a espalhar energias negativas junto de S.Exa. para o inibir de, muito justamente, atribuir-me a merecida condecoração.
Os cavalheiros podem dar ao dedo, se não forem dados a dar ao dente, mas já deram algumas provas de capacidade para convocar, comentar, e chamar nomes feios, preto no branco, em português corrente e correcto, daquele de antes do acordo hortícula, ou lá o que chamam? Ah... pois é!
Juntem-se, agreguem-se, mexam-se... mas não queiram desmotivar-me. Sejam determinados, e venham morder-me.
Vão mas é trabalhar. Malaandros!
JD

armando pires disse...

Ó Dinis, "vão mas é trabalhar", e um bonito conselho.
Há gente muito invejosa, mas eu sei que motivos os movem. Corre por aí que tu mamas umas comissõezitas com esta coisa dos almoços. O que ao gajos querem é abichar-te o lugar, arrecadarem eles os trocos. Conta comigo para lhes travar a investida. Conta comigo para te proteger. E tu, conta comigo na hora da distribuição, ámen.
armando pires

JD disse...

Sen dúvida!
Continuas sagaz Armando, por isso estás entre os melhores. Abixar as comissõzitas, reflecte muito trabalho, muita diligência, muitas horas de empenho, logo, torna-se merecido. E a diferença está à vista, eles querem comissõzitas caídas do céu!
Está feito! Dou-te 10%, sempre que forem necessários os teus empenhos. Acho justo, e conto contigo. Que assim seja!
JD

Anónimo disse...

Caro JD: já vi que aceitas qualquer ajuda, mesmo do azul Armando e estás disposto a corrompê-lo.Aceita o meu conselho: não caias nessa senão cai-te o cabelo.
De SENHOR
Veríssimo Ferreira

JD disse...

Caro Veríssimo,
Para que elas me mordam, andaste a angariar jagunçõs mal encarados, tipos invejosos capazes de se associarem para o mal.
Com o Sr Pires tenho um pacto de cooperação económica, e se adiantas que há um saco azul, fico muito mais tranquilo quanto aos resultados financeiros e à capacidade proveniente de comprar ministros, deputados, juízes, e outros individuos de mau-porte, que é como cavacas!
Inté!
JD