quarta-feira, 7 de maio de 2014

Guiné 63/74 - P13109: Carta aberta a... (10): Minha neta Raquel que fez 15 anos... (Dedico também esta carta aos ex-combatentes, avós babosos e babados) (O avô Mário)

1. Mensagem, com data de 22 de março último, do Mário Gaspar [ex-Fur Mil At Art, MA, CART 1659, "Zorba", Gadamael e Ganturé, 1967/68; autor do livro "O corredor da morte", a ser lançado no Forte do Bom Sucesso, Belém, Lisboa, no próximo dia 22 de maio]:


Camaradas e Amigos Luís e Carlos


Pedia-lhes um grande favor. A minha neta Raquel, faz 15 anos no dia 28 de Março. A maior prenda de um avô, igual a qualquer outro avô, para o aniversário de um neto, mais que uma prenda, é uma carta escrita com carinho e amor.
Como digo na carta, sei que todos os avós do mundo desejam para os seus netos, no meu caso uma neta, razão muito forte porque não tive uma filha, e a Raquel é o fruto que mais desejava. É verdade que também tenho um neto.

Escrevo esta carta em nome de todos os Ex Combatentes que têm netos e netas, e que são babosos ou babados, e é normal pretenderem para os seus tudo aquilo que nunca tiveram.
Depois das poesias, pensei no assunto, e julguei importante enviar este modesto texto, já escrito há algum tempo.
Como também é uma mulherzinha, e a mulher foi tão esquecida na Guerra: a Mãe; a Noiva; a Namorada; a Madrinha de Guerra, e até a enfermeira que aguardávamos pacientemente nas evacuações. Sempre a mulher.

Um grande abraço do Ex Furriel Miliciano N.º 03163264 Mário Vitorino Gaspar, também Homem Grande da Tabanca Grande, aos Camaradas e Amigos Luís, Carlos e para todos os outros Camaradas e Amigos da Tabanca Grande. 



2. Comentário de LG.:

É um gesto lindo, da tua parte, camarada. 

Lamentavelmente, não consegui satisfazer, no dia 28 de março, o teu pedido, por razões que se prenderam com a minha pessoal e a gestão do meu tempo. Passou a data, mas não o pretexto. E todos os dias são bons para se homenagear os netos e os filhos... Como costumamos dizer, os filhos e os netos dos nossos camaradas nossos filhos e netos são. E hoje, em que o muito que nos preocupa, em relação a eles, é a esperança e o futuro, temos que saber dar-lhes ao menos esperança no futuro.

Um beijinho de felicidade para a tua Raquel, a pensar também em todos os netos e netas dos camaradas da Tabanca Grande que são, como tu dizes, avós babosos e babados. 

Um alfabravo do Luís Graça que ainda não chegou a esse patamar de felicidade.  Espero poder abraçar-te, a ti e aos demais avós babosos e babados, no IX Encontro Nacional da Tabanca Grande, em Monte Real, em 14 de junho de 2014.


3. Carta à minha neta Raquel 


“(…) onde era possível inventar outra infância que não lhe ferisse o coração”.

Al Berto, in “Medo”



A minha neta Raquel nasceu a 28 de Março de 1999, no Hospital da Cruz Vermelha, na freguesia de São Domingos em Benfica – Lisboa.

Quando veio a este mundo, era muito desejada, não tendo viajado, como nos tempos antigos, carregada no bico de uma cegonha.

Tenho dois filhos – nascidos após a Guerra Colonial – seu pai, o meu filho mais velho. Aguardava, como todos nós, ex Combatentes, o primeiro neto. Ansioso e aguardando a oportunidade para vê-la. E, curiosamente – tal como tinha sucedido com o nascimento do pai – reconheci logo a minha novíssima descendente, antes inclusive de ler no berço o seu nome. 

Foi uma manhã maravilhosa, tocaram os trompetes e os sinos de todas as igrejas. Como estávamos junto do Jardim Zoológico, muitos pássaros lindos e de colorido pintado, esvoaçavam e cantavam aos céus o acontecimento.

Havia guardado religiosamente, em 1968, uma garrafa de cognac francês Rémy Martin, comprada depois de terminar o serviço militar na Guiné para abrir no dia que fosse avô. Esperava fazer uma festinha, um cálice por pessoa, para bebermos nós e os amigos. À tarde, do dia seguinte pedimos uns copos no bar e festejámos no terraço do Hospital.

Senti necessidade de lhe escrever uma carta no seu 15.º aniversário, dando-lhe de novo as boas vindas a este mundo.

“Amar a Deus sobre todas as coisas; Não tomar o seu Santo Nome em vão; Guardar domingos e festas de guarda; Honrar pai e mãe; Não matar; Não pecar contra a castidade; Não roubar; Não levantar falso testemunho; Não desejar a mulher do próximo e Não cobiçar as coisas alheias.” São os Mandamentos da Lei de Deus, mas bem se podiam resumir a um: “O Amor”. Palavra que tudo engloba.

Eis a carta:

“Querida netinha.

O mundo que encontras à tua frente é uma selva. E, por vezes torna-se num labirinto sem saídas. Mas tu és capaz de encontrar os melhores locais para caminhar em segurança. És boa moça e igualmente uma excelente aluna. Vai em frente mesmo quando as vias que percorres, se tornem enigmáveis e perigosas. Após resolveres as situações que vais encontrando, outras de altíssimos riscos, mais que evidentes, resolves porque és capaz. Não pares! Só quando necessitares de meditar. Continua.

Encontrarás também as faustosas e maravilhosas florestas; arbustos; cataratas e cascatas lançando repuxos de águas correntes, fortes e suaves que morrem no rio; nascentes de águas puríssimas; lagos e lagoas (casos até artificiais); ervas rastejantes e outras subindo pelos penhascos; lindos jardins floridos, de grande variedade de cores; rios correntes e outras ofertas da natureza.

Verás lindos pássaros, de lindas, infinitas e nunca vistas cores; borboletas navegando nos ares em bailes por entre jardins e matas, e pintado a natureza de multicores e até dóceis macacos, saltitando.

E os lindos peixes, de enorme variedade, também salpicados com o mais belo colorido? Algumas cores que nem o arco íris conhece.

E os sorridentes, inteligentes e brincalhões golfinhos, com quem o avô brincou no rio Tejo? Sabias que neste rio existiram noutros tempos golfinhos? Falavam comigo, e eu respondia-lhes. Sabes que me beijavam o corpo? Na primeira vez tive medo, mas depois fiquei muito amigo deles.

Sabes que o avô esteve na guerra. Cuidado com as ervas daninhas e parasitas (que se alimentam à custa dos outros); com os trilhos armadilhados; lamaçais escorregadios; pântanos e outras perigosidades que vão surgindo pelo caminho.

Acautela-te, com os animais bravios, que nos habituámos a ver nos zoos; colmeias de abelhas perigosas; formigas de asas que concebem aquelas grandes habitações, mais parecendo construídas com cimento armado com formatos apalacetados; animais rastejantes e não rastejantes, mas perigosos que vivem nas selvas, nos rios, e outras variedades.

Continua caminhando e vais-te cruzar com a beleza que Deus concebeu. Ultrapassarás a maldade. Vencerás!

Raquel, és uma mulherzinha, não te esqueças. O mundo espera por ti, e neste ano vais ter de optar, para a escolha do teu futuro profissional. Tenho a certeza que o vais fazer bem. Constou-me que pretendes seguir Medicina, com a Especialidade de Cardiologia.

E não te desviarás do trilho traçado no terreno – mesmo com todos os perigos que se aproximam – percorrerás o teu caminho, e ultrapassarás os percursos irregulares, desta selva. Um mundo sem guerras e repleto de AMOR.

O avô Mário


Nota: O meu outro neto, o Pedro Guilherme, nasceu a 3 de abril de 2005, também no Hospital da Cruz Vermelha, fez agora nove anos.

Dedico esta minha simples carta aos ex Combatentes avôs e babosos e babados. Esta seria também a Carta enviada à sua neta ou ao seu neto no dia do seu aniversário.

3 comentários:

Tony Borie disse...

Olá Mário.
Gostei e, admiro o teu gesto.
Aqui diz-se, "grandparents love their grandchildren more than twice the parents", que é qualquer coisa como, os avós adoram os netos duas vezes mais que os pais!.
Talvez não seja verdade, mas na nossa idade gostamos de ouvir esta frase!.
Um abraço companheiro,
Tony Borie.

Hélder Valério disse...

Caro Mário

Percebe-se o impulso que te ocorreu.
Percebe-se a mensagem.
Na realidade, o AMOR é de facto a chave para levar a Vida em frente.

A tua neta, tenho a certeza, saberá ler o que está escrito e o que está 'sugerido'.

Parabéns!
Abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Caro camarada Mário Gaspar

Apesar de entender a tua intenção de Avô "babado",não devias por a foto da tua neta.

Hoje na "blogosfera" há gente mal intencionada que podem utilizar a foto para fins inconfessáveis.

Um grande alfa bravo de um "gadamaelista".

C.Martins