O artista principal, neste caso, é o alf mil at cav José António G. Rodrigues, natural de Lisboa, e já falecido, comandante do 4º Gr Comb da CCAÇ 12. Persiste o mistério da natureza e dos objetivos desta sessão...
Foto: © Arlindo T. Roda (2010). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: L.G.]
1. Mensagem enviada onntem ao nosso camarada Abel [Maria] Rodrigues, ex-alf mil at inf (CCAÇ 2590 / CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71) que vive em Miranda do Douro, sendo bancário reformado:
Abel: Estás bom ? Vens ao nosso encontro, dia 14, em Monte Real ? Lembras-te dessa sessão de "slides" ? Porquê tanto interesse da assistência ?
Abel: Estás bom ? Vens ao nosso encontro, dia 14, em Monte Real ? Lembras-te dessa sessão de "slides" ? Porquê tanto interesse da assistência ?
Um abraço forte. Luis Graça
2. Resposta, no mesmo dia, do Abel Rodrigues:
Olá, Luis!
Eu vou andando com mais ou menos ferrugem, mas normal para a idade.E tu como vais, parece-me que percebi que tinhas sido operado, espero que tivesse corrido tudo bem e pelos vistos já estás, aí para as curvas.
Há dois ou tres meses andei a fazer um tratamento ás vias respiratórias nas Caldas da Saúde, pertinho da casa dos pais do Francisco Moreira. Combinei um almoço com o Sousa, Branco, Mateus e Valente [, malta da CCAÇ 12,] e telefonei ao Moreira,que ficou de aparecer, mas não quis nada connosco. Não sei o que se passa com ele mas é estranho.
Quanto à reunião [, IX Encontro Nacional da Tabanca Grande, em Monte Real,dia 14 de junho,] não vou, porque já vou ficando velho e estou para aqui isolado, não tenho quem me acompanhe, pois camaradas não há e minha mulher explora uma loja comercial com empregados e não pode fechar.
Em relação á foto (*) ,não faço a minima ideia, apenas reconheço tambem o capitão Figueiras, que está ao lado do Brito e me lembro dele por ser revolucionario e algarvio.
Um grande abraço
Abel Rodrigues
Guiné > Zona leste > Setor L1 > Bambadinca > CCAÇ 12 (1969/71) > O António Mateus (1º Cabo), que vive hoje em Guifões, Matosinhos e o seu comandante, o Alf Mil At Inf Abel Rodrigues (3º Gr Comb), um transmontano de Miranda do Douro.
Foto: © António Mateus (2012). Todos os direitos reservados.
Guiné > Zona Leste > Setor L1 > Bambadinca > Messe de Oficiais > c. 1969/70 > O Abel Rodrigues foi o primeiro dos quatro oficiais milicianos da CCAÇ 12 a entrar para a nossa Tabanac Grande. Ou melhor, dos três que estão vivos, incluindo o Carlão e o Moreira. (O outro Rodrigues infelizmente já faleceu).
Para mim, foi, na altura, em 2006, enquanto criador e editor deste blogue (colectivo), uma dupla alegria receber um novo membro da Tabanca Grande, que para mais tinha sido meu camarada de armas (e meu amigo) na mesma unidade, a CCAÇ 2590/CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, Maio de 1969/Março de 1971). E estive também, por diversas vezes, no seu pelotão, substituindo um ou mais dos seus comandanets de secção. E viemos a Portugal, de férias, em, 1970, no mesmo avião da TAP.
Foto: © Abel Rodrigues (2006). Todos os direitos reservados.
3. Resposta de hoje do L.G.:
Grande Abel!... É bom saber de ti! (**)...E precisamos de falar mais vezes. Vejo que estás um bocado isolado... De qualquer modo o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande. Vê lá tu que eu tenho amigos (do Porto) a viver e a trabalhar em Atenor... A minha filha, que é contadora de histórias e ilustradora, esteve aí há dias a trabalhar, durante uma semana... O meu filho, que é músico e psiquiatra, já esteve aí, há tempos, tocar (com o grupo dele, os Melech Mechaya). A minha mulher, idem, também, já aí esteve...
Falto eu e nessa altura apito-te. Cá em casa apoiamos a AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (uma Associação Não Governamental, sem fins lucrativos, de protecção de raças autóctones de asininos, em particular do burro de Miranda).
Tenho o teu telefone. Será o mesmo ? (...)
Quanto ao me contes e perguntas. Vejo que tiveste com malta da CCAÇ 12... O Moreira, acho que está num um processo de denegação da guerra...Ainda esteve connosco em 1994, em Fão, Esoposende. Julgo que tu também foste. Depois eclipsou-se. Há muita malta que quer esquecer o passado...Mas isso não faz bem à saúde mental...
Quanto a mim, estou em casa, com baixa, em recuperação de uma artroplastia da anca (perna direita). tenho agora um prótese de titânio e cerâmica... Estou a recuperar bem.
Obrigado pelos teus comentários á foto. Capitão Figueiras, é isso, já não estava lembrado!... Afinal, passámos por tanta gente e tanto sítio. Ou melhor, tanta gente e tanto sítio passaram por nós...
Vou tentar ligar-te. Um alfabravo, Luis
4. Comentário do editor:
Face às informações que o Abel Rodrigues me dá, temos que corrigir a legenda da foto publicada no poste P13142 (*)...
O cap inf Figueiras (, de seu nome completo Manuel Luís Pontes Figueiras) veio substituir em setembro de 1969 o cap art António Dias Lopes que por sua vez tinha vindo substituir, um mês antes, o cap inf Eugénio Batista Neves, comandante da CC/BCAÇ 2852, "transferido por motivos disciplinares", segundo reza a história da unidade).
Em face disto, esta sessão de "slides" em que aparecem 3 alferes milicianos da então CCAÇ 2590 (CCAÇ 12, a partir de18/1/1970) só pode ter acontecido em finais de 1969 ou princípios de 1970, ainda no tempo do BCAÇ 2852, rendido em finais de maio de 1970 pelo BART 2917. Os alferes são: (i) José António G. Rodrigues (4º Gr Comb), (ii) Abel Maria Rodrigues (3º Gr Comb; e (iii) Francisco Magalhães Moreira (1º Gr Comb).
__________
Notas do editor:
(*) Vd. poste de 15 de maio de 2014 > Guiné 63/74 - P13142: A minha CCAÇ 12 - Anexos (IV): Uma sessão de projeção de diapositivos, no refeitório das praças, pelo ex-alf mil at cav José António G. Rodrigues, natural de Lisboa, já falecido (Foto do álbum de Arlindo Teixeira Roda, ex-fur mil at inf)
(**) Último poste da série > 2 de janeiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12535: O que é feito de ti, camarada ? (3): "Agora estou na trajetória do vôo livre da borboleta, seguindo outros horizontes da memória, despreocupadamente ! Felizmente com saúde"... (Afonso M.F. Sousa, a residir em Ovar, ex-fur mil trms, CART 2412, Bigene, Binta, Guidage e Barro, 1968/70)
5 comentários:
Um Grande Abraço para o Abel.Lembro-me bem dos Caps. Neves e Figueiras.
Existiu outro Com.da CCS.?Não tenho ideia.
Abração
J.Cabral
O Coronel Figueiras, vem ao 20º Convívio de Bambadinca no dia 24 de Maio de 2014, nas Caldas da Rainha.
Jaime Machado
16 de Maio de 2014. 14:20,
Caro Amigo Carlos
Tinha já notado que no post 13149 está uma foto tirada no refeitório dos soldados na qual distingo, sem sombras de dúvidas, o José Ferreira Couceiro, de camuflado, e que foi 1º cabo apontador Daimler do meu Pelotão 2046.
Atendendo a que regressamos a Lisboa, no Niassa, no dia 9 de Abril de 1970 a foto em questão é naturalmente anterior à data referida no início da notícia.
Não tenho qualquer ideia desse momento. Estaria talvez de férias na "Metrópole".
um abraço
jaime
Jaime, tens toda a razão... Esta foto não pode ser do tempo do BART 2917 (que veio substituir o BCAÇ 2852 em finais de maio de 1970)... Já corrigi e dei a minha mão à palmatória... O problema é que o valioso álbum fotográfico do emu camarada e amigo Arlindo T. Roda (que não vejo há 20 anos) não tem legendas... Nem sequer tenho um endereço de email, válido, do Arlindo Roda, que era fur mil at inf, pertencente ao 3º Gr Comb da CCAÇ 12 (, ou seja, o pelotão do Abel Maria Rodrigues).
Se tu identificaste um militar, de camuflado, como sendo o teu 1º cabo apontador Daimler do teu Pel Rec Dainmler 2046, e se vocês regressaram a casa em abril de 1970, a foto só pode ser de data anterior, entre março de 1970 e setembro de 1969, mês em que chegou o "novo" comandante da CCS (o terceiro num mês!), o cap inf Figueiras que o Abel diz que era "algarvio" e um bccado "revolucionário"...
Por mim, a foto deve ser da 2ª metade de 1969... O pessoal da CCAÇ 12 ainda tem ar de "pira"... Veja-se o alf mil op esp Francisco Magalhães Moreira, o que está por detrás do cap Figueiras...
Um grande abraço para ti. Gostava de te rever em Monte Real, no dia 14 de junho, no nosso IX Encontro Nacional da Tabanca Grande.
Jorge:
O comandante da CCS/BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/0) era, originalmente, o cap inf Eugénio Batista Neves.
Por causa do ataque a Bambadinca, em 28 de maio de 1969 (, segundo se dizia lá na 5ª Rep de Bambadinca, a dos mexericos e boataria...), o senhor oficial (de quem tenho apena suma vaga ideia) foi "transferido por motivos disciplinares" e substituído em agosto de 1969 pelo cap art António Dias Lopes (de quem não tenho a mais pequena ideia)...
Estou a citar a história do BCAÇ 2852 (de que tenho cópia em papel e em pdf)... Não sei o que se passou, mas este cap António Dias Lopes não teve tempo de aquecer o lugar... Foi também "transferido por motivos disciplinares" e substituído em setembro de 1969 pelo então cap inf Manuel Maria Pontes Figueiras...
Como bem sabes, houve uma série de "saneamentos" no topo da hierarquia do BCAÇ 2852...
Nós )CCAÇ 12) mal tínhamos chegado a Bambadinca, em 18 de julho de 1969, e não nos deixaram respirar... Fomos literalmente chupados até à medula pelos comandos de batalhão que queriam mostrar serviço, tanto o BCAÇ 2852 como o BART 2817...
Afinal, éramos todos gente de 2ª classe, os nossos nharros e os nossos graduados e praças especialistas... Literalmente "tropa macaca", "carne para canhão"...
De qualquer modo, é importante dizê-lo, tivemos sempre as melhores com os milicianos e o pessoal do contingente geral dos dois batalhões, bem como com o pessoal das subunidades adidas, como era o caso dos Pel Rel Daimler, os Pel Mort, os Pel Caç Nat (como o teu, o 63), etc.
Não confundir os "patrões" (o comando) com o pessoal da caserna... Tu sabes bem do que falo!
Espero poder abraçar-te em Monte Real, em 14 de junho. Estás motorizado ? Em princípiop, posso dar-te boleia, se eu partir de Lisboa, coisa que ainda não sei, estou dependente da minha motorista... E as "canadianas" não têm motor...
Enviar um comentário