sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Guiné 63/74 - P13545: "Francisco Caboz", um padre franciscano, natural de Ribamar, Lourinhã, na guerra colonial (Horácio Fernandes, ex-alf mil capelão, BART 1913, Catió, 1967/69): Parte VIII (e última): (i) o fim da comissão e o regressa a casa; ... (ii) a angústia em relação ao futuro



Lourinhã > Ribamar > Praia do Porto Dinheiro > Restaurante O Viveiro > 28 de junho de 2012 > O Horácio Fernandes e a sua esposa Milita. O casal reside  no Porto e tem 3 filhos, Ana , Joana e Ricardo (que vive em Inglaterra). A Milita é natural de Fafe. O Horácio nasceu em Ribamar, Lourinhã.

O livro autobiográfico  "Francisco Caboz; a construção e a desconstrução de um padre" (Porto: Papiro Editora, 2009) é dedicado pelo autor  "à Milita, minha zeloisa companheira, tanto nas manhãs radiosas. como nas tardes crepusculares da existência"... Não vejo o Horácio deste esta data. É um grande amigo do João Crisóstomo (o nosso grã-tabanqueiro de Nova Iorque)...Eu e o Horácio somos parentes, pertencemos ao clã Maçarico, de Ribamar, Lourinhã: a minha bisavó paterna e o seu bisavô paterno, nascidos por volta de 1860, eram irmãos. (LG)

Foto:  © Luís Graça  (2012). Todos os direitos reservados


1. Oitava (e última parte do testemunho do nosso camarada, o grã-tabanqueiro Horácio Fernandes. sobre a sua experiência  como  alf mil capelão no CTIG (de setembro de 1967 a dezembro de 1969). . De rendição indiviaul, etsv e a maior partte do tempo no BART 1913,(Catió, 1967/69)(ª)


[ Horácio Fernandes: foto à direita tirada pelo nosso saudoso Victor Condeço, 1943-2010, que foi fur mil mecânico de  armamento, CCS/BART 1913].


Esse tstemunho é um excerto do seu livro autobiográfico, "Francisco Caboz; a construção e a desconstrução de um padre" (Porto: Papiro Editora, 2009, pp. 127-162). O livro já aqui foi objeto de recensão crítica por parte do nosso camarada Beja Santos (Poste P9439, de 3 de fevereiro de 2012).

O Horácio Fernandes vive há 4 décadas no Porto. Vestiu o hábito franciscano, tendo sido ordenado padre em 1959. Deixou o sacerdócio no início dos anos 70. É casado, tem 3 filhos. Está reformado da Inspeção Geral de Educação onde trabalhou 25 anos na zona norte. Em 2006 doutorou-se em ciências da educação pela Universidadfe de Salamanca, Espanha.

Francisco Caboz é o "alter ego" do Horácio Fermandes (n. 1935, Ribamar, Lourinhã). O livro começou por ser uma tese de dissertação de mestrado em ciências da educação, pela Univeridade do Porto, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, (1995): Francisco Caboz: de angfélico ao trânsfuga, uma autobiografia (147 pp.) (A tese de dissertação, orientada pelo Prof Doutor Stephen R. Stoer, já falecido, está aqui disponível em formato pdf).

Nesta VIII (e última)  parte (pp. 159-162), Francisco Caboz chega ao fim da comissão de serviço no CTIG, regressa a metrópole   e interroga-se sobre o seu futuro como padre...

Horácio Fernandes. Foto: cortesia da
Papiro Editora, Porto
Foi o nosso camarada e amigo Alberto Branquinho quem descobriu o paradeiro do seu antigo capelão . O livro está edittado pela Papiro Editora, Porto, que tem página no Facebook.

Tenho a autorização verbal do autor, dada por altura do nosso reencontro (vd. foto acima), 50 anos depois da sua missa nova (em 15 de agosto de 1959, em Ribamar, sua terra natal), para reproduzir esta parte do livro, relativa à sua experiênciade como capelão militar na Guiné, muito marcante e decisiva para o seu futuro como homem e como padre. Ele irá abandonar o sacerdócio ainda no início dos anos 70, depois de regressar da Guiné e fazer uma curta experiência como capelão da marinha mercante aos serviço do Clube Stella Maris. Leia-se a parte III, cap 4, do livro ("Capelão do Clube Stella Maris", pp. 163-174). Aliás, aconselho a aquisição e a leitura integral do livro: é um notável,  dilacerente e corajoso testemunho de um camarada nosso (nomeadanente a primeira parte relativa à sua formação nos semionários da Ordem Franciscana)..

Como ele explica na sua tese de dissertação de mestrado em ciências da educação, Horácio Fernandes "é o sujeito e objecto da auto-biografia, coberto por um pseudónimo que pretende esconder o que revela. Francisco, modelo de pessoa e de vocação que nasceu em Assis; Caboz, de peixe tímido, que não se aventura ao alto mar, mas cresce humildemente nas rochas, que a maré baixa põe a descoberto. Morde a isca com muita facilidade, quando tem fome, mas se desconfia, mais ninguém o consegue apanhar.

"Francisco de nome popular e Caboz de peixe miúdo, alimento dos pobres e brincadeira de moços da beira- mar.

"O pseudónimo, na verdade, encobre aquilo que revela e revela aquilo que encobre. Quer dizer, talvez a pessoa que por detrás do nome inventado se revê, encontre a sua verdadeira essência na dita invenção. Nome que é, e que conta a história da vida em causa". (p. 95)


O fim da comissão e as dúvidas quanto ao seu futuro como padre...





______________

Nota do editor:

(*) Vd. poste anterior da série: > 25 de agosto de  2014 > Guiné 63/74 - P13533: "Francisco Caboz", um padre franciscano, natural de Ribamar, Lourinhã, na guerra colonial (Horácio Fernandes, ex-alf mil capelão, BART 1913, Catió, 1967/69): Parte VII: (i) A ideia peregrina de adotar um criança, de cinco anos, filha de um soldado algarvio e de uma mulher fula, uma "filha do vento" (ii) gozo de licença de férias na metrópole; (iii) colocação, em maio de 1969, no batalhão de Bambadinca, antes de acabar a sua comissão, de rendição individual...

Vd. também poste  12 de julho de 2012 > Guiné 63/74 - P10145: Tabanca Grande (348): Horácio Neto Fernandes, ex-alf mil capelão, BART 1911 (setembro de 1967 / maio de 1969) e BCAÇ 2852 (Bambadinca, maio/dezembro de 1969), nascido Maçarico, natural de Ribamar, Lourinhã, grã-tabanqueiro nº 565...

1 comentário:

Luís Graça disse...

Camaradas, há uma sondagem em curso sobre os capelães militares no CTIG, o seu papel, a sua importância, a sua preparação, o seu relacionamento com a malta...

Podem escolher mais do que uma resposta, de um leque de 15. Respondam diretamente no blogue, na coluna do lado esquerdo ao alto...

LG

_______________

Respostas possíveis:

1. Não conheci nenhum
2. Houve momentos em que senti a sua falta
3. Guardo boa recordação deles
4. Davam algum conforto espiritual aos nossos soldados
5. Eram mal compreendidos por todos nós
6. Eram tão importantes como os médicos
7. A hierarquia a militar não confiava neles
8. O Estado Novo e a Igreja abusaram deles
9. A malta deixou de praticar (ir à missa, confessar-se…)
10. Não estavam preparados para lidar com a malta
11. Nunca senti a sua falta
12. A experiência da guerra fez-lhes mal
13. Acho que um psicólogo seria mais útil
14. Deveria ter havido também capelães muçulmanos
15. Não sei, não tenho opinião