quinta-feira, 23 de abril de 2015

Guiné 63/74 - P14505: Os nossos seres, saberes e lazeres (89): Criada, na Lourinhã, a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro ( Eduardo Jorge Ferreira, ex-alf mil, Polícia Aérea, Bissalanca, BA 12, 1973/74)





Lourinhã > Vimeiro > Imagens do Monumento e recriações históricas da batalha do Vimeiuro (21 de agotso de 1808)

Fotos: © Eduardo Jorge Ferreira (2015). Todos os direitos reservados.


1. Mensagem, de 25 de fevereiro último,  de  Eduardo Jorge Ferreira ex-alf mil, Polícia Aérea (Bissalanca, BA 12, 1973/74), e  também membro da nossa Tabanca Grande [. foto à direita]

Caro Luís Graça

Na passada segunda-feira, dia 23, na Lourinhã, foi constituída, através de escritura notarial, a nóvel Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, a mais recente instituição do nosso concelho. Foram seus promotores ex e actuais autarcas bem como outras pessoas que se tem empenhado na salvaguarda do património relativo àquela batalha.

Muito sucintamente, esta associação tem como objectivos:

(i) a promoção e divulgação da História de Portugal referente ao período designado por Guerra Peninsular (1807 - 1814) de que a Batalha do Vimeiro, travada a 21 de Agosto de 1808, foi um dos episódios mais significativos; 

(ii) a preservação e divulgação do património histórico-militar da região;

(iii) a preservação da memória histórica dos participantes na Batalha e da população em geral; e 

(iv) a recriação de unidades militares da época com vista à participação em eventos de recriação histórica.

A legalização foi um dos primeiros passos para que a associação possa receber os fundos necessários para levar a cabo a sua missão.

Estava já há tempos constituído o grupo de recriação que tem vindo a receber instrução de ordem unida e de manuseamento do armamento para que o mais breve possível possa tomar parte nos eventos de recriação histórica que no nosso país são coordenados pela Associação Napoleónica Portuguesa.

Entretanto já chegou o garboso fardamento que nos foi atribuído e que representa o extinto Regimento de Infantaria 16 de Cascais, o qual nos entusiasmou sobremaneira e faz ansiar pelo "baptismo de fogo" que possivelmente irá ocorrer no próximo mês de julho, no Vimeiro.

Junto 4 fotos para que, se assim o e como entenderes, possas colocar a notícia no teu/nosso Blogue.

Um abraço para ti, para os co-editores e para todos os camarigos
Eduardo Jorge Ferreira
_________________

Nota do editor:

Último poset da série > 22 de abril de 2015 > Guiné 63/74 - P14501: Os nossos seres, saberes e lazeres (88): Bruxelles, mon village (Parte 2) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: