quarta-feira, 17 de maio de 2017

Guiné 61/74 - P17368: Efemérides (251): ... em abril de 2017: o 13º aniversário do nosso blogue, o XII Encontro Nacional da Tabanca Grande, os 43 anos do regresso da minha CART 3494, o 25 de Abril e o fim da guerra, o meu batismo de fogo há 45 anos em emboscada comandada pelo Mário Mendes (que viria a ser abatido um mês depois)...enfim, os nossos encontros e desencontros (Jorge Araújo)












________________

Nota do editor:

Último poste da série > 12  de maio de 2017 > Guiné 61/74 - P17349: Efemérides (250): No passado dia 30 de Abril de 2017, os Combatentes da Guerra do Ultramar de S. Bartolomeu do Mar foram homenageados pelo seu Núcleo. A Junta da União de Freguesias de Belinho e Mar aproveitou a cerimónia para ofercer uma Bandeira ao Núcleo de Combatentes de Mar (Fernando Cepa)

6 comentários:

Juvenal Amado disse...

O Niassa trazia o Batalhão 3872 Galomaro companhias 3489 Cancolim,3490 Dulombi e 3491 Saltinho mais as companhias independentes 3518 3519 e 3520 que ficaram na Madeira. Foram as mesmas que embarcaram no Angra do Heroísmo em Dezembro de 1971. Chegamos na véspera de Natal de 1971 ao Comeré
Do regresso tenho fotos do Funchal ao longe mas não tenho do navio ancorado bem como não tenho da chegada a Lisboa por mais que tenha procurado.

Julgo que a 3494 pertencia ao Bat de Bambadinca que chegou oito dias depois de nós à Guiné e foi para Bolama. Também partiu para cá depois de nós. Nós chegamos no dia 4 de Abril há aqui qualquer confusão.

Um abraço

Juvenal Amado disse...

Ou será que os dois batalhões mais a três independentes vieram juntos facto que não recordo.

Anónimo disse...

Caro Juvenal Amado.

O teu resumo histórico está correcto.

O que se verificou com o meu Batalhão 3873 [CART's 3492, 3493 e 3494] é que o seu regresso foi feito pelos TAM, embarcando cada uma das companhias em dias seguidos com início em 1 de Abril de 1974.

Porém, a minha viagem no Niassa aconteceu porque fui nomeado "responsável" pela totalidade do espólio da Unidade (militar e civil), desde o Cais de Bissau até ao RASP 2 (Vila Nova de Gaia).
Esta mesma "responsabilidade" foi atribuída a outros camaradas das restantes Unidades. Nessa viagem que acima descreves, o Niassa transportava mais quatro elementos do BART 3873, todos furriéis, um dos quais, o Faia (CCS), era natural do Funchal, mas teve de viajar até Lisboa para cumprir a missão que lhe tinha sido atribuída em Bambadinca.

Espero ter esclarecido as tuas questões.

Abraço, Jorge Araújo.

Juvenal Amado disse...

Camarada Jorge Araújo

Está explicada a confusão e já deves ter percebido que ele se gerou na minha cabeça por não teres mencionado o batalhão que desembarcou nesse dia.

De uma das companhias madeirenses fazem parte aqui no blogue o José Vermelho e o Juvenal Candeias.

Acrescento que sigo atentamente as tuas publicações que considero de elevado interesse para que se conheçam os vários ângulos e intervenientes do conflito.

Um abraço

Juvenal Amado disse...

Já agora não querendo abusar confiança e se não houver inconveniente da tua parte, peço-te que me envies mais fotos da nossa viagem se as tiveres, para o meu mail sacaduramado@gmail.com.

Pelo o incómodo um agradecimento muito sentido

Um abraço

Anónimo disse...

Camarada Juvenal.

Já enviei..
Ab. J. Araújo