sexta-feira, 5 de abril de 2019

Guiné 61/74 - P19650: Tabanca Grande (474): João Afonso Bento Soares, ex-Cap Eng TRMS, STM / QG / CTIG (1968/70), hoje Maj Gen ref. senta-se à sombra do nosso poilão, no lugar nº 785


Guiné > Bissau > STM - Serviço de Transmissões Militares  / QG / CTIG  (Fev 1968/fev 1970)  > O comandante, no seu gabinete, o então cap eng trms, João Afonso Bento Soares

Foto (e legenda): © João Afonso Bento Soares  (2019) Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

1. Mensagem do João Afonso Bento Soares, na sequência do convite do nosso editor Luís Graça para passar a integrar a Tabanca Grande sob o nº 785. [Uma detalhada nota biográfica do nosso novo grã-tabanqueiro já foi publicada anteriormente, no poste P19645 (*)]

Data - quinta, 4 abr 2019 00:01

Assunto . Admissão na Tabanca Grande

Caríssimo Amigo: Bem-haja pela atenção havida na publicação do assunto proposto (*).

Igualmente grato pelo honroso convite de me integrar na Tabanca Grande pelo que gostosamente aceito então o nº 785 logo a seguir a um camarada amigo do meu tempo! [, o cor art ref Morais da Silva] (**)

Digitalizei uma foto no meu gabinete de Comandante do Destacamento do STM/Guiné, função que desempenhei no período de fev 68 - fev 70, como Cap Eng de Transmissões. Se a digitalização anexa não ficou aproveitável, diga-me para tentar outra alternativa.

Também já deve ter recebido o mail onde o Carlos Pinheiro refere como se integrou no STM em que prestou um excelente serviço.

Também anotei com prazer o facto de o meu amigo referir a sua aptidão para compor umas rimas. Pela minha parte sou um modestíssimo bardo. Ainda assim fiz, por exemplo, uma série de sonetos que apresentava nos convívios da CCE 266 (para que era convidado posteriormente à conclusão do assunto que publicou). Anexo um desses poemas.

João Afonso Bento Soares.
________________

VELHOS SOLDADOS 

É sempre muito grata a missão
De estar junto aos INFANTES neste dia,
Em preito de homenagem aos que então
Pertenceram à nobre COMPANHIA.

São bravos e valentes CAÇADORES
Unidos por um mesmo sentimento:
Honrar a Lusa Pátria e seus Valores,
E dela recolher merecimento.


Perdure neste Encontro a Amizade
Comungando momentos de Verdade
Nos pedaços de vida recontados…

Uma História que vem desde o Sertão
Tocando, bem no fundo, o coração
De cada um de vós: “VELHOS SOLDADOS”!

Com o muito amigo abraço aos Familiares
e “Velhos Soldados” da CCaç 266

João Afonso Bento Soares
Major General

Figueira da Foz aos 7 de Junho de 2008

2. Mensagem do Carlos Pinheiro, já publicada como comentário ao poste P19645 (**)

Fico grato ao camarigo Luis Graça pelo acolhimento cordial, franco e sincero que fez a este novo Tabanqueiro que, por sinal e mero acaso (, fui para a Guiné mobilizado, erm rendição individual, para o BCac 1911 que veio logo após a minha chegada aquele território onde nem sequer me mandaram apresentar,) foi meu Comandante na Guiné.

Andei por ali uns dias aos papéis e,  como já tinha uma experiência de 6 meses do STM no QG da 2ª RM (Tomar) onde exerci as funções da minha especialidade, assim, solitário em Bissau só perguntei onde era o STM e, depois de me terem dado as coordenadas, lá me apresentei e me ofereci para trabalhar no Centro de Mensagens do STM do CTIG, tendo sido aceite de imediato. 

Foram 25 meses, a maior parte debaixo do Comando do Capitão Bento Soares. Foram tempos dificeis, com muitas tragédias pelo meio - o caso da jangada  de Madina do Boé, o caso da morte dos 3 Majores, o caso da queda do Heli com os deputados e com o Capitão Andrade, que tinha sido meu Comandante na EPC em Santarém, onde todos morreram, o caso da operação Conacri a terminar a minha comissão - e tanta coisa mais, pelo que não esperaria outra atitude do Luís Graça. 

Parabéns a todos,  e boas vindas a esta Tabanca Grande do Major General João Afonso Bento Soares. 
Um abraço colectivo.

5 comentários:

Anónimo disse...

No Poste de apresentação está escrito: SPM/QG/CTIG!

Deve ser: STM/QG/CTIG.

O SPM - Serviço Postal Militar, não é o caso.

Ab,
Virgilio Teixeira

E Bem vindo mais um camarada.


Hélder Valério disse...

Olá

Como elemento das Transmissões e ainda mais do seu STM saúdo este ingresso, na expectativa de vir a conhecer melhor os tempos anteriores ao meu, já que quando lá cheguei, em Novembro de 1970 já o Comandante do STM era outro Capitão, Oliveira Pinto de seu nome e entretanto falecido precocemente e, como sabemos pelo relato já este nosso novo companheiro destas jornadas o então Capitão Bento Soares tinha terminado a sua comissão.

Aproveito para saudar a atenção e a justa observação do nosso amigo Virgílio, sempre atento, que a referência ao "SPM" estaá errada por troca com o que deve ser "STM".

Hélder Sousa

Anónimo disse...

O Luís fez o Poste de apresentação às 5,10 da madrugada, com insónias e os olhos a fechar, é fácil trocar as letras, quantas vezes faço o mesmo e com o dia ainda a começar.
Continuo sem conseguir entender como é que o Luís faz textos e postes excepcionais, durante a noite quando eu estou a dormir que nem um Santo!
Quando não durmo como deve ser, já nada me corre bem, nem sei escrever, nem raciocinar, por isso muitas vezes digo muita asneira nos comentários e não só.

Vamos perdoar o nosso amigo e camarigo Luís, bem merece.

Ab, Virgilio Teixeira


Tabanca Grande Luís Graça disse...

Virgílio, ainda bem que estás atento as minhas asneiras... De facto, escrever as 5 da manhã às vezes dá passarada brava, ou sejam, gralhas... Vou corrigir. Boa noite. Luís

José Marcelino Martins disse...

Mais um camarada das transmissões a sentar-se à sombra do nosso poilão.
Eu. das "transmissões dos pobres", da INFANTARIA, aqui estou a dar as boas vindas, ao meu contemporâneo na Guiné.