terça-feira, 7 de setembro de 2021

Guiné 61/74 - P22520: Memória dos lugares (426): Paço, União das Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, Lourinhã, inaugura o seu monumento aos antigos combatentes (46 no total estiveram presentes nos vários teatros de operações do séc. XX, da I Grande Guerra à Guerra do Ultramar)


Lourinhã > União das Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo >Paço > 29 de Agosto de 2021 > Inauguração do Monumento aos Combatentes > Na imagem, o representante da comissão local que esteve na origem deste projeto, Tito Franco Caetano. Outras intervenções: D. Rui Valério, bispo das Forças Armadas e Segurança, presidente da junta de freguesia, Zita Silva,
  vice-presidente da Liga dos Combatentes, maj gen Fernando Aguda, e presidente do município da Lourinhã, João Duarte.

(Fotograma obtido do vídeo da 102FMTV - Peniche, com a devida vénia.)


1. Mensagem do nosso camarada e amigo Joaquim da Silva Jorge, régulo da Tabanca de Ferrel / Peniche, ex-alf mil, CCAÇ 616, Empada, 1964/66, BCAÇ 619, Catió, 1964/66),

Data - segunda, 23/08/2021, 11:42


Assunto - Inauguração do monumento dos combatentes do lugar do Paço

Caro Amigo Luís Graça

Bom dia.

No próximo domingo, dia 29, vai ser inaugurado o monumento aos ex-combatentes
do lugar do Paço. O lugar do Paço tem a característica de pertencer a duas Juntas de
Freguesia, a dois concelhos e a dois distritos. 

O nosso amigo Tito Caetano é o chefe de tabanca lá do sítio. Esta obra é de iniciativa dele. Até o projeto foi ele que o fez.

As cerimónias serão da parte da tarde. Ainda hoje espero falar com ele e depois
mando-te o programa.
Um abraço,

2. Comentário do editor LG:

Joaquim, não me foi possível lá estar. Mas vi a notícia, nas redes sociais, Foi um evento com alguma pompa e circunstância e bastante participação popular.

Parabéns ao Tito Franco Caetano e demais boas gentes do Paço, terra que pertence à União das Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, mas "onde já não passo há anos"... Não sabia, por exemplo, que se está estender para o concelho de Peniche. 

Li a notícia no jornal "Alvorada" (, com data de 12 de agosto último), que reproduzo com a devida vénia:

(...) A Comissão Pró-Monumento aos Militares do Paço, que estiveram nas frentes de guerra no século XX, agendaram para o próximo dia 29 de Agosto a inauguração de um memorial, a realizar nesta localidade da União das Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo. O programa do evento tem início marcado para as 15h00 com a recepção às entidades oficiais, seguindo-se, pelas 15h30, uma cerimónia religiosa que incluirá missa campal no adro da Igreja do Paço em honra dos militares falecidos. A inauguração do memorial está marcada para as 16h45. Recorde-se que esta inauguração esteve agendada para 25 de Julho, mas devido aos constrangimentos causados pela pandemia de Covid-19, foi adiada.

Segundo explicou ao ALVORADA Tito Franco Caetano, membro da comissão, o memorial está instalado no Largo da Igreja, ficando também junto do edifício da escola primária, “tendo bem perto os lavadouros públicos, num espaço bonito, bem arranjado e de muito simbolismo para a população”. 

Este ex-combatente referiu que o monumento pretende perpetuar os militares do Paço que participaram na I Guerra Mundial, passando pela invasão pela Índia à antiga colónia portuguesa e terminando com a Guerra do Ultramar. Estes teatros de operações militares contaram com o envolvimento de um total de 46 militares da povoação lourinhanense.

Este monumento é, segundo Tito Franco Caetano, um projecto da sociedade civil, que o desenhou e concebeu na sua totalidade, “mas quando colocado junto dos responsáveis da Freguesia e do Município, no caso da presidente da União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo e do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, pela sua dignidade e conceito, obteve o seu apoio no imediato”, enalteceu o responsável. (...)

Um vídeo da 102 FMTV - Peniche, de 4'16'', disponível no You Tube, mostra o essencial do evento que contou com a presença do bispo das Forças Armadas e Segurança, D. Rui Valério, e representantes das autoridades civis e militares, bem como dos antigos combatentes do Paço, ainda vivos.

________

Nota do editor:

Último poste da série > 1 de setembro de 2021 > Guiné 61/74 - P22502: Memória dos lugares (425): Mafra, EPI, março de 1967: desfilando com o meu pelotão, o 1.º, da 1.ª Companhia de Instrução do COM, após o juramento de bandeira (Eduardo Moutinho Santos, advogado, Porto)

Sem comentários: