segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Guiné 61/74 - P22517: Facebook...ando (65): "Deu-me muito prazer preencher, com as minhas palavras sentidas, as duzentas e dezoito páginas, do meu livro, Um Caminho de Quatro Passos, a ser apresentado, sábado, dia 11, às 11h00, na Tabanca dos Melros (António Carvalho, Medas, Gondomar)


António Carvalho, o "Carvalho de Mampatá", ex-fur mil enf, CART 6250, Mampatá, 1972/74, membro da Tabanca Grande desde 13/9/2008 (*), autarca na antiga freguesia das Medas, Gondomar durante 28 anos (hoje, União das freguesias de Melres e Medas).

(...) "Nasci aqui, neste pedaço de terra, circunscrito por uma curva muito apertada do rio Douro e pela serra de Açores, rebatizada (não sei por quem nem porquê) a partir da segunda metade do séc. XX, como serra das Flores, como aqui nasceram também, pelo menos, alguns dos meus octavós e muitos dos seus descendentes dos quais eu provenho. 

Talvez também por isso, nem em sonhos me passou algum dia pela cabeça assistir à assimilação da minha freguesia por outra, numa amálgama sem identidade ! Não me compreenderão os leitores que vivem numa cidade, mesmo que seja a sua cidade natal, onde o espaço de freguesia já há muito se sumiu diluído pela profusão de ruas avessas a fronteiras, onde muitos cidadãos nem sabem a que freguesia pertencem.  (...)

Quando se trata de uma reforma do Estado, que não altere de imediato os ordenados, as pensões, os impostos ou o preço dos bens essenciais, os cidadãos não costumam protestar de forma massiva e persistente. Foi o que aconteceu no caso da agregação das freguesias, apesar de se terem organizado algumas manifestações junto da Assembleia da República e, em muitos casos, os então titulares dos cargos autárquicos terem interposto providências cautelares contra a deliberação arbitrária do Estado, como foi o caso desta minha freguesia de Medas. (...)

Espero não morrer sem ver a minha freguesia ressuscitada – a única coisa que me interessa, ao nível da política local. (...)" (pp. 212/214) (Excertos selecionados por LG., com a devida vénia ao autor).




O MEU LIVRO: "UM CAMINHO DE QUATRO PASSOS"


Facebook > António Carvalho, 23 de agosto às 22:29 (**) 

No próximo dia 11 de Setembro apresentarei o meu livro, pelas 11 horas, na Quinta dos Choupos - Choupal dos Melros, Rua de Cabanas nº 177, na freguesia de Fânzeres, Gondomar.

Não sei se agradará a muitos ou a poucos, mas deu-me muito prazer preencher, com as minhas palavras sentidas,  as suas duzentas e dezoito páginas, por onde espelho uma parte significativa do meu caminho percorrido desde a infância, nas Medas,  à passagem pelo Colégio da Mealhada, do longo percurso pelo serviço militar até ao encontro forçado e esforçado com os mosquitos e as ferroadas da guerra da Guiné, não deixando, inevitavelmente, de abordar, ainda que ao de leve, o longo período ao serviço da Junta de Freguesia de Medas. 

Uma parte notável do livro é dedicada à caracterização das Medas, desde o último quarto do século XIX aos anos sessenta do século XX.

Por hoje dispenso-me de mais pormenores, sob pena de saciar, antecipadamente, a apetência dos eventuais leitores.

Nota adicional: quem desejar reservar almoço que ocorrerá no mesmo local, logo a seguir à cerimónia da apresentação, deve contactar o serviço do restaurante através dos números 224890622 ou 919677859.

Actualização: uma vez que não indiquei o preço do livro, refiro agora que o mesmo é de 15,00 Euros.

Nova actualização: por uma questão de boa organização do serviço, pede a gerência do Choupal dos Melros que quem desejar almoçar, após a cerimónia de apresentação do livro, deverá fazer a marcação , através dos números indicados no texto publicado acima, até ao dia 8 de Setembro, cujo custo unitário será de 20,00 Euros.
___________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 13 de setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3200: Tabanca Grande (86): António Carvalho, ex-Fur Mil Enf da CART 6250/72 (Mampatá, 1972/74)

(**) Último poste da série > 16 de junho de 2021 > Guiné 61/74 - P22287: Facebok...ando (64): O transporte de gado vivo: embarque de vacas no porto fluvial de Bambadinca, em 1973 (João Lourenço, ex-alf mil, cmtd PINT, Cufar, 1973/74)

5 comentários:

Anónimo disse...

António Carvalho, parabéns pelo teu exemplo. Deixas testemunho para a posteridade uma passagem por o nosso mundo, em 218 páginas! No meu entender, modesto e desinteressado, não tive a mesma iniciativa. Talvez não tenha, até hoje, a suficiente disponibilidade. Mas a tua referência "ao muito prazer" com que sentidamente, preenches-te o que agora publicas, será um incentivo a futuras escritas testemunhais do que foi, é e será, a narrativa dos da nossa geração. Vivemos e, naturalmente somos testemunhas vivas (por enquanto!), de uma parte histórica do mundo, onde desde a primeira pousa humana na Lua, até ao extraordinário mundo digital que estamos a ver em cada dia que passa, fica um homem desperto para o que ainda virá!... Esperançado, fica, um humano, por agora, atento ao que ainda aí virá!
Talvez, esta publicação, assim como tantas outras que camaradas nossos, ex-combatentes, dão testemunho, um dia justifiquem a criação de uma biblioteca pública -mesmo a nível de cada município, depois de devidamente catalogados, aglutinados quer em biblioteca nacional, e/ou ainda na autarquia de onde o narrador seja natural.
Um Bem Haja para ti
do Álvaro Vasconcelos

Anónimo disse...

Obrigado pelas palavras incentivadoras, caro camarada Álvaro Vasconcelos.

Um abaraço.

A. Murta disse...

Camarada e amigo António Carvalho de Mampatá: eu, António Murta de Nhala, não poderei estar no lançamento do teu livro, mas gostava muito de adquiri-lo. Como poderei fazê-lo? Através da editora? Qual?

Felicito-te pela tua obra, que deve ser um bom bocado da tua alma. Compraz-me saber que fiz tangentes contigo num desses Quatro Passos da tua vida.
Calculo que também já tenhas plantado uma árvore... (ou muitas).
Que o lançamento do livro seja também um grande sucesso, são os meus desejos.

Grande abraço do
António Murta.

Anónimo disse...

António Carvalho

Tinha conhecimento, pelo que publicavas no Blog, que mais dia menos dia haverias de publicar esse livro que andavas a escrever.
Infelizmente não vou estar presente, pois, tal como aconteceu com o do Carlos Silva, dos muitos camaradas desta "Gloriosa Tabanca" que muito preso e que muito gostava de abraçar e felicitar presencialmente, vou faltar, por razões familiares. Isto de ter uma família directa numerosa, aliada há idade, é no que dá...mas tenho esperança de ainda comparecer a almoço(s) das quartas feiras e quem sabe a encontro em Monte Real.

Abraço do amigo
JPicado

Anónimo disse...

Bem gostaria de vos ter a todos , ao meu lado, no dia da apresentação do meu livro. Infelizmente, muitos não o poderão fazer pelas razões mais diversas. Porém, sobre o modo de eventualmente pretenderem o meu livro, o mais fácil mesmo é telefonarem-me para o meu TLM-919401036. Logo, por mensagem privada, me darão o vosso endereço físico a fim de eu vos mandar o livro pelo correio, posteriormente depositarão apenas o valor do livro no meu NIB.

Obrigado pelos vossos comentários

Um abraço

Carvalho de Mampatá