sábado, 11 de setembro de 2021

Guiné 61/74 - P22535: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (89): No quadro dos 60 anos do início da Guerra Colonial, o RC 6 (Braga), em parceria com o Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, está a organizar um Colóquio e uma Exposição com enfoque no património histórico do RC6 como unidade mobilizadora, entre 1964 e 1974, de Pelotões de Reconhecimento Daimler



C O N V I T E

PELOTÕES DE RECONHECIMENTO DAIMLER / RC6

No quadro dos 60 anos do início da Guerra Colonial, o Regimento de Cavalaria Nº6 (Braga), em parceria com o Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, está a organizar, para novembro do corrente ano, um Colóquio e uma Exposição com particular enfoque no património histórico do Regimento como unidade mobilizadora, entre 1964 e 1974, de Pelotões de Reconhecimento Daimler.

Se é um antigo “combatente Daimler” mobilizado pelo RC6, ou um seu familiar, convidámo-lo a contactar-nos, para podermos ver, ouvir e registar os seus testemunhos.

Por email: rc6.sois@exercito.pt

Por telefone: 916 502 474

Por correio: Regimento de Cavalaria 6, Rua do Regimento de Infantaria Nº8, 4710-303 Braga
____________

Nota do editor

Último poste da série de 10 DE SETEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22531: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (88): O Regimento de Cavalaria n.º 6 de Braga, juntamente com a Universidade do Minho, está a organizar um colóquio e uma exposição (a acontecer em 18NOV21) sobre o esforço de mobilização do RC6 em PelRec Daimler para os três Teatros de Operações. Procura-se antigos CMDTs Pel Rec Daimler para possível colaboração no evento

1 comentário:

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

A Dinky Toys, fábrica britânica de brinquedos ligada à Meccano Ltd. (1908) produziu um "Scout Car com o número 673 que é a tal Daimler de que falamos.
É uma miniatura de 6,8 cm x 3,3 cm.
Vou enviar fotos.
Para já diria que o pelotão tinha um a Alf.Mil.º, um Sgt QP, um soldado CAR (jeep) e 6 viaturas com condutor e apontador de metralhadora (G-3 com bi-pé no meu tempo). Era um carro mau, especialmente devido à má suspensão. A certa altura colocaram uma espécie de torre fixa que evitaria que o local onde a tripulação seguia fosse directamente atingido. Claro que a solução aumentou o esforço sobre o carro sem que houvesse uma clara vantagem.
Num daqueles livrinhos que nos davam antes do embarque (Uma Missão...) há um foto desta variante.

Um Ab.
António J. P. Costa