domingo, 12 de setembro de 2021

Guiné 61/74 - P22536: Álbum fotográfico de António José Pereira da Costa, Coronel de Art.ª Ref (ex-Alferes de Art.ª na CART 1692; ex-Capitão de Art.ª e CMDT das CART 3494 e CART 3567 (5): O meu tabuleiro de ouri (ou "worri", em fula) "

 



O meu ouri

Fotos (e legenda): © António J. Pereira da Costa  (2015). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem, de  do nosso camarada António J. Pereira da Costa cor art ref (ex-alf art, na CART 1692/BART 1914, Cacine, 1968/69; ex-cap art e cmd das CART 3494/BART 3873, Xime e Mansambo, e CART 3567, Mansabá, 1972/74); tem mais de 170 referências no nosso blogue, para o qual entrou em 13/12/2007; é autor da série "A minha guerra a petróleo"(, depois transformada em livro, editado pela Chiado Books, Lisboa, 2019, 192 pp.) tem um belíssima e valiosa colecão de arte e artesanato guineenses (fula, mandinda, bijagó...) e tem-na partilhado connosco (*): base para copos, bases para copos, pratos e terrina, cachimbos, "cirans", "cafalas", chapéu fula, cinto fula, garrafas forradas a couro, tabuinha com caracteres árabes...

Faltava esse tabuleiro de ouri ou uril (em fula, "worri", segundo o nosso assessor para as questões etnolinguísticas, Cherno Baldé). 

Trata-se de um jogo estratégia, de que há muitas variantes em África (e também na Ásia), equivalente ao nossos jogos de xadrez e damas. A essa família de jogos dá-se o nome genérico de mancala, palavra de origem árabe. O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa grafou os vocábulos ouri e uril, ambos de origem duvidosa. (**)

7 comentários:

Valdemar Silva disse...

Muito interessante.
Interessante seria a explicação 'Como se joga', com imagens exemplificando as várias fases do jogo.
Quem gostar destes jogos de tabuleiro e tiver curiosidade sobre os muitos "tabuleiros" antigos gravados em pedras, em vários locais do Alentejo, há um estudo muito interessante podendo ser consultado no google "Pedras que Jogam - Jogos de tabuleiro de outras épocas".

Abraço
Valdemar Queiroz

António J. P. Costa disse...

OK Camaradas
Mas como podem ver faltam-me pedras.
Quem é que mas arranja?
Um Ab.
António J. P: Costa

Anónimo disse...

Caro amigo António J.P.Costa,

Estas pedras do teu Worri ou Ouri não serão fáceis de encontrar tal qual se apresentam na imagem, pois são sementes de uma árvore selvagem. Existem muitas espécies cujas sementes podem ser de tamanhos e formas diferentes dependendo da zona geográfica: Norte/Sul.

E não são sementes que se podem comprar no mercado, pois não se vendem.

Mas, na impossibilidade de conseguir sementes iguais, outra alternativa seria conseguir outro lote completo de sementes mesmo que fossem diferentes, porque a finalidade é a mesma de ter o jogo completo de pedras em numero de 4x6.

Também usam-se sementes da palmeira ( Coconote) que podem ser bem limpas e polidas.

Um abraço,

Cherno Baldé



Anónimo disse...

Errata: O numero correcto seria 4X12.

Cherno AB

Fernando Ribeiro disse...

Prezado Valdemar,
Julgo que te referes ao seguinte catálogo de uma exposição chamada "Pedras que jogam - Jogos de tabuleiro de outras épocas", que esteve patente em Lisboa em 2004: https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/fcul/dep/dm/Pedras_que_Jogam.pdf.

Como podes ver, nenhum dos jogos referidos é semelhante ao mancala, ouri, kiela ou como lhe quiseres chamar. São mais parecidos com o jogo das damas, sobretudo o jogo chamado "alquerque" (ora aqui está um nome manifestamente de origem árabe), e os "tabuleiros" de pedra não existem só no Alentejo. Guimarães não fica no Alentejo e também tem "tabuleiros" com buracos.

Em Lisboa também existem "tabuleiros" com buracos em vários locais da cidade, e até modernos jogos de "futebol de mesa" (subbuteo)! Este artigo da revista "O Arqueólogo Português" passa em revista os locais de Lisboa onde estão esses buracos. Igualmente, nenhum deles parece ter sido utilizado para jogar ouri.

No distrito de Castelo Branco, idem, idem, aspas, aspas. Certamente haverá mais literatura sobre o assunto, para além desta, mas eu é que desisti de procurar. Em Portugal não parece ter sido jogado o ouri.

Fernando Gouveia disse...

Mais uma achega: O jogo tem o nome das sementes uri com que se joga.
Abraços
Fernando Gouveia

Valdemar Silva disse...

Caro Fernando Ribeiro, é exatamente o catálogo que apresentas que eu me referia.
Não confundi os "tabuleiros" das covas feitas na terra pelos os nossos soldados e as covas feitas na pedra como as existentes na Fonte das Bicas, em Estremoz. Apenas achei interessante e pensei ser o mesmo espírito do jogo, pese embora nunca ter jogado ou saber como se jogava e o "tabuleiro" na Guiné ter doze buracos e da Fonte vinte e tal.
Em todo o caso, agradeço apresentares a possibilidade de quem estiver interessado consultar o referido catálogo, que eu acho muito interessante.

Abraço e saúde
Valdemar Queiroz