terça-feira, 14 de setembro de 2021

Guiné 61/74 - P22542: Tabanca Grande (525): José Emídio Ribeiro Marques, ex-1.º Cabo Aux Enfermeiro da 3.ª Comp/BCAÇ 4616/73 (Jumbembem, Farim e Canjambari, 1974), que se senta à sombra do nosso poilão no lugar 849


1. No passado dia 12, através do Formulário de Conta, recebemos esta mensagem de José Emídio Ribeiro Marques:

Boa tarde camaradas
Tive conhecimento do blogue somente hoje. O que me despertou foi o titulo atribuído Tangomau, dado que há muito tenho conhecimento do que significa.
Estive na Guiné em 1974. Em Farim pude assistir ao arrear da bandeira portuguesa e ao hastear da bandeira da Guiné-Bissau.
Gostaria muito de contactar com regularidade.
Um grande bem hajam.

Cumprimentos,
José Emídio Ribeiro Marques


********************

2. No mesmo dia demos resposta ao nosso novo camarada e amigo

Caro José Emídio Marques
Julgo tratar-se de algum camarada que esteve na Guiné em 1974. É isso?
Se sim, escreva-nos para este meu endereço dizendo qual o seu posto, especialidade e unidade em que foi integrado para a Guiné.
Teríamos muito gosto em que fizesse parte da nossa tertúlia, bastando para isso que nos mande uma foto dos seus tempos de Guiné e uma actual, tipo passe ou outro formato.

Receba um abraço da tertúlia
Carlos Vinhal
Coeditor


********************

3. Ainda no dia 12 de Setembro de 2021, recebemos do nosso novo Tabanqueiro José Emídio Marques, ex-1.º Cabo Aux Enfermeiro da 3.ª Comp/BCAÇ 4616/73 (Jumbembem, Farim e Canjambari, 1974) a sua mensagem de adesão à tertúlia do nosso Blogue:

Boa Noite Camarada Carlos Vinhal
Eu estive na Guiné integrado na 3.ª Companhia do Batalhão 4616.
Era 1.º Cabo Enfermeiro e estive em Jumbembem, Nema e Farim.
A nossa Companhia foi desintegrada do Batalhão para reforçar o norte e depois a Companhia acabou por ser desmembrada e cada pelotão foi para um aquartelamento na região.
Somente nos reunimos (a Companhia), muito depois do 25 Abril em Nema, que era um posto avançado de Farim.
O meu batalhão esteve em Bambadinca.

Envio em anexo as fotos de há quase 50 anos atrás e atual.
Um abraço.

O 1.º Cabo Aux. Enfermeiro José Emídio Marques
José Emídio Marques, hoje

********************

4. Notas de CV:

(I) - Página 195 do 7. Volume - Fichas das Unidades - Tomo II - Guiné:


BATALHÃO DE CAÇADORES n.º 4616/73

Unidade Mob: RI 16 - Évora
Cmdt:
TCor Inf Luís Ataíde da Silva Banazol
TCor Inf Joaquim Luís de Azevedo Alves Moreira

2º Cmdt: Maj Inf Joaquim Luís de Azevedo Alves Moreira
OInfOp/Adj: Cap Inf Bernardino Luís de Matos Pereira Torres

Cmdts Comp:
CCS: Cap SGE Domingos Roque
1ª Comp: Cap Mil Inf Augusto Vicente Penteado
2º Comp: Cap Mil Inf Luís Fernando de Andrade Viegas
3ª Comp: Cao Mil Inf João Lontral Leite Martins

Divisa: -

Partida: Embarque em 30Dez73; desembarque em 05Jan74
Regresso: em 12Set74 (1ª e 2ª Comp), 15Set74 (3ª Comp) e 16Set74 (Cmd e CCS)

Síntese da Actividade Operacional

Após realização da IAO, de 09Jan74 a 06Fev74, no CMI, em Cumeré, seguiu depois, com as suas Companhias, excepto a 3ª Comp, para o sector de Bambadinca, a fim de efectuar o terino operacional e sobreposição com o BART 3873, de 13Fev74 a 08Mar74.
Em 09 Mar74, assumiu a responsabilidade do Sector L1, com a sede em Bambadinca e abrangendo os subsectores de Mansambo, Xime, Xitole e Bambadinca.
Desenvolveu a actividade operacional adequada às características do sector, com realização de várias operações, patrulhamentos, emboscadas dos reordenamentos de Nhabijões, Samba Silate e Bambadinca e de construção, manutenção e controlo dos itinerários da sua zona de acção. Na parte final, adaptou a sua actividade à situação então vigente, comandando e coordenando a execução do plano de retracção do dispositivo e a desactivação e entrega dos aquartelamentos ao PAIGC, sucessivamente efectuada nos subsectores do Xitole, em 01Set74, de Mansambo, em 02Set74 e de Bambadinca e Xime, ambos em 09Set74.
Em 02Set74, após desactivação e entrega dos aquartelamentos de Mambadinca, recolheu a Bissau, a fim de aguardar o embarque de regresso.
[...]
A 3ª Comp cedeu, a partir de 05Jan74, um pelotão para reforço da 2ª Comp/BCAÇ 4512/72, o qual se instalou em Jumbembem. Em 11Fev74, a subunidade seguiu para Farm, a fim de efectuar o treino operacional com a CCAÇ 4944/73, sob a orientação do BCAÇ 4512/72 e seguidamente reforçar este batalhão, a fim de fazer face ao agravamento da situação na sua zona de acção.
Em 23Mar74, mantendo-se no mesmo sector do BCAÇ 4512/72, foi toda colocada em Jumbembem, em reforço da actividade da guarnição local, tendo destacado um pelotão para Canjambari, também em reforço da guarnição local, de 23Mar74 a 02Jun74.
Em 06Jun74, substituindo a 1ª Comp/BCAÇ 4516/73, assumiu a responsabilidade do susector de Farim.
Em 07Jun74, após desactivação e entrega do aquartelamento de Farim, recolheu a Bissau, a fim de aguardar o embarque de regresso.

********************

(II) - Caríssimo José Emídio

M
uito bem aparecido na nossa tertúlia, onde a partir de hoje ocupas o lugar n.º 849 do nosso poilão.
O BCAÇ 4616/73 tem 16 entradas no nosso Blogue, sendo talvez o maior contribuidor o ex-Alf Mil da 2.ª CCAÇ, José Zeferino, de quem nada sabemos faz já algum tempo. Se o conheces e se sabes dele, por favor informa-nos. Da tua Companhia julgo seres o primeiro a aparecer.

Sendo tu uma das testemunha privilegiadas dos últimos tempos da guerra da Guiné, poderás contribuir com o teu testemunho, narrando e enviando fotos desses momentos extraordinários vividos no interior, vulgarmente chamado mato, e em Bissau.
As relações entre o ex-IN e as NT continuavam tensas? Havia respeito entre os antigos contendores após a declaração do cessar fogo? Como reagia a população à iminente mudança das autoridades? Estas e muitas outras perguntas fazemos nós, o mais velhos, que só podemos tomar conhecimento dos factos pelos nossos sucessores.
Estaremos sempre disponíveis para responder a alguma dúvida que tenhas.

Deixo-te um abraço em nome da tertúlia e dos editores, com os votos de que estejas bem.
Carlos Vinhal
Coeditor

____________

Nota do editor

Último poste da série de 2 DE AGOSTO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22428: Tabanca Grande (524): Juvenal José Cordeiro Danado, ex-Fur Mil Sapador de Inf da CCS/BCAÇ 2892 (Aldeia Formosa, 1970/71), que se senta à sombra do nosso poilão no lugar 847

5 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Camarada José Emídio Marques, sê bem vindo!...Acrescentando ao que disse o nosso coeditor Carls Vinhal, temos mais 3 camaradas do teu batalhão na Tabanca Grande, todos pertencenres à 2ª Companhia / BCAÇ 416/73: os alferes ex-alferes Renato Adrião e José Zeferino, a que se juntou oJoaquim Macau, natural e residente em Santana do Campo, Arraiolos, 1.º Cabo Radiotelegrafista.

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2009/05/guine-6374-p4354-tabanca-grande-142.html

O Carlos Vinhal pôs-te algumas interessantes a que gostávamos que pudesses responder, mesmo à distancia de quase meio século:

(...) "Sendo tu uma das testemunha privilegiadas dos últimos tempos da guerra da Guiné, poderás contribuir com o teu testemunho, narrando e enviando fotos desses momentos extraordinários vividos no interior, vulgarmente chamado mato, e em Bissau.

As relações entre o ex-IN e as NT continuavam tensas? Havia respeito entre os antigos contendores após a declaração do cessar fogo? Como reagia a população à iminente mudança das autoridades?

Estas e muitas outras perguntas fazemos nós, o mais velhos, que só podemos tomar conhecimento dos factos pelos nossos sucessores.(...)

Anónimo disse...

Olá pessoal, foi este Batalhão que sobrepôs o BART 3873. Em 11FEV74 a 1ª companhia rendeu a CART 3494 em Mansambo. Vê aqui: https://cart3494guine.blogspot.com/search?q=bca%C3%A7+4616+mansambo. Um abraço a todos antigos combatentes.

A. Sousa de Castro

Anónimo disse...

Camarada José Emídio Marques

Foste palmilhar as mesmas picadas e trilhos que eu palmilhei nos anos 1969/71, BCaç 2879/CCaç 2548.
Pois estive em Farim, K3 e ano e meio em Jumbembem.
Conta lá coisas sobre esses trilhos e picadas relativamente ao período em que lá estiveste.
Abraço
Carlos Silca

José Emídio Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Emídio Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.