segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Guiné 61/74 - P22540: Agenda cultural (783): Foi dia de festa na Tabanca dos Melros, em Fânzeres, Gondomar, o dia 11, em que o António Carvalho lançou ao mundo o seu livro - Parte I: mais de 80 presenças!

Foto nº 1 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos"  > Na mesa, da esquerda para a direita, o autor, o nosso editor Luís Graça (que fez as despesas da apresentação da obra) (*) e o Zé Manuel Lopes (Josema) que teceu palavras de elogio  e grande estima pelo seu camarada e amigo, o "Carvalho de Mampatá", e leu um dos seus poemas, "Calor, cansaço, suor...", datada de junho de 1974, escrito em Mampatá.

Foto nº 2 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos"  > Na mesa, da esquerda para a direita, o autor, o nosso editor Luís Graça, a Ana Carvalho (filha do autor) e o Zé Manuel Lopes (Josema) que   leu um dos seus poemas, "Calor, cansaço, suor...", datada de junho de 1974, escrito em Mampatá.



Foto nº 3 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos" > Momento musical, uma amiga, canta três conhecidas cancões do seu reportório brasileiro, acompanhada à viola por um sobrinho do autor,,. Na mesa, ao centro, o Jorge Teixeira, o "bandalho-mor" de "O Bando do Café Progresso: das Caldas à Guiné" (tertúlia), que desempenhou aqui o papel de "caixa" do autor (, ficando à sua guarda a venda dos livros).

Fotos: © Fernando Súcio (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Foto nº 4 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos"  >  Sessão de autógrafos > O autor e o Joaquim Costa (ex-fur mil arm pes inf, CCAV 8351, 1972/74): os dois estiveram em Nhacobá...



Foto nº 5 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos"  >  Sessão de autógrafos > Da direita para a esquerda, o autor, o Ma e o Jorge Teixeira e o Manuel Carmelita (ex-fur nil radiomontador, CCS/BCAÇ 3852, Aldeia Formosa, 1971/73).



Foto nº 6 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos"  > Sessão de autógrafos > O Eduardo Moutinho Santos (ex-Alf Mil da CCAÇ 2366, Jolmete e Quinhámel;  e ex-Cap Mil Grad, cmdt da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70).



Foto nº 7 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos"  > Sessão de autógrafos > O António Pimentel (ex-al mil rec inf, CCS/BCAÇ 2851, Mansabá e Galomaro,1968/70), ao centro, apresenta ao autor um dos seus condiscípulo do tempo do Colégio da Mealhada. Há meio século que nºao me se viam!


Foto nº 8 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos"  >  Dois históricos da nossa Tabanca Grande, o Manuel Carvalho ("Necas", mano mais velho do autor) e o Zé Teixeira, régulo da Tabanca de Matosinhos.(A família Carvalho teve três filhos na "guerra do ultramar", dois na Guiné e um em Angola).


Foto nº 9 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos"  >  O
Fernando Súcio (ex-sold cond auto, o Pel Mort 4275, Bula, 1972/74), habitual frequentador da Tabanca dos Melros e membro de "O Bando do Café Progresso".

 

Foto nº 10 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos"  > Duas grandes senhoras: a Fátima Carvalho e a Margarida Peixoto, curiosamente ambas professoras primárias" (hoje aposentadas). 



Foto nº 11 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos" > Almoço, servido pela equipa do nossso grã-tabanqueiro Gil Moutinho, ex-fur mil pil, BA12, Bissalanca, 1972/73, é um dos régulos da Tabanca dos Melros; recorde-se que ele mantém a parte agrícola da sua quinta e faz a gestão do restaurante Choupal dos Melros, especializado em eventos (casamentos, batizados, festas)... 

As "entradas" form servidas na antiga eira, um belíssimo e grande espaço, com latada, meses de pedra e espigueiro,  permitindo  a concentração de mais de 70 pessoas... Enfim, um evento, impensável há um mês atrás, por causa da pandemia de Covid-19...A inscrição de tanta gente no almoço também é indicativa da crescente confiança dos portugueses...e da necessidade de voltarmos a conviver nas nossas tabancas... Pormenor que diz muito sobre o espírito da Tabanca ds Melros: toda a gente se serviu dos "comes & bebes", sem qualquer controlo "administrativo", depois o pessoal sentou-se, no interior, nas mesas do restaurante... e no final cada um foi à sua vida, depois de pagar à saída: o Gil Moutinho tinha uma lista, a lápis, com os nomes dos inscritos, e que um dos seus colaboradores  ia riscando,  após o ato de pagamento...

Fotos (e legendas): © Luís Graça (2021). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do António Carvalho, ex-fur mil enf, CART 6250, "Os Unidos de Mampatá", Mampatá, (1972/74), membro da Tabanca Grande desde 13/9/2008, nascido e residente em Medas, Gondomar:


Assunto - Um Caminho de Quatro Passos"

Data - 13 set 2021 18:11  


Caro camarada Luís Graça:

Se nunca tive dúvidas quanto ao interesse do nosso blog, que tão bem soubeste criar e desenvolver, no dia da apresentação do meu livro pude confirmar os benefícios que decorrem ou podem decorrer, para qualquer combatente, da sua existência. 

A acrescer a esta ideia saliento a tua generosidade, quando aceitaste fazer a apresentação do meu livro, apesar de alguma debilidade física que te dificulta a mobilidade, Obrigado, Luís, não só por esse teu trabalho intelectual, mas também pela divulgação do evento de modo empenhado e exaustivo.

O evento teve a participação de mais de oitenta pessoas, tendo ficado para almoçar mais de setenta. Vendi perto de sessenta livros, só nesse dia. 

Caberá, em maré de agradecimentos, não esquecer o excelente serviço prestado pelo nosso amigo, também combatente da Guiné, Gil Moutinho. Devo também agradecer o papel de tesoureiro desempenhado, sem mácula, pelo Presidente do Bando, o Jorge Teixeira.

Obrigado, Luís, obrigado, blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.

2. Comentário do editor LG:

António, o prazer foi todo meu meu, mas também era a minha obrigação, estando por ali perto,  naquela semana: da Tabanca de Candoz, Marco de Canaveses, à Tabana dos Melros, em  Fânzeres, Gondomar, são cerca de 60 quilómetros: o Fernando Súcio, vindo da Campeã, Vila Real, deu-me boleia desde a portagem de Marco de Canaveses, e estou-lhe grato pela sua generosidade, tornando possível a minha comparência na tua festa. Em boa verdade, fiz menos de vinte quilómetros no meu carro, que deixei junto à portagem de acesso à A4... (Confesso que não tenho conduzido nos últimos tempos, devido aos meus problemas músculo-esqueléticos.)

António,  a divulgação de iniciativas como esta não é nenhum privilégio, muito menos um favor ou um  frete, é um direito teu, é um obrigação nossa. Tu és membro da nossa Tabanca Grande, és um antigo combatente, és nosso amigo  e camarada, escreveste um livro que tem mérito e o blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné limita-se a cumprir a sua missão, que é justamente a de estar ao serviço dos seus membros, e ajudar a partilhar as suas memórias, os seus escritos, as suas histórias, as suas fotos. Foi o que fizemos.

Deixa-me também dizer-te que fiquei feliz por reencontrar tantos bons amigos e camaradas, frequentadores habituais da Tabanca dos Melros, de O Bando do Café Progresso e da Tabanca de Matosinhos, e conhecer pessoalmente alguns dos nossos novos grã-tabanqueiros, como foi o caso do Joaquim Costa. 

Por outro lado, foi um privilégio estar contigo, a tua família, a tua esposa, as tuas filhas e o teu neto (e em especial a tua filha Ana), o teu mano "Necas", o nosso mui querido amigo e camarada Manuel Carvalho ... Constatei que és um homem com muitos amigos e admiradores na tua terra, uma boa parte deles acorreram a este evento, no passado dia 11, sábado, na Tabanca dos Melros. 

Estou ainda de acordo contigo, uma palavra de agradecimento tem de ficar aqui registada ao Gil Moutinho, régulo da Tabanca dos Melros, que ajudou também a abrilhantar a tua festa.

E não leves a mal que volte a recordar que o teu livro pode ser adquirido, ao preço de 15,00 Euros (portes incluídos, no território nacional ou estrangeiro). Os pedidos devem ser dirigidos ao autor, António Carvalho:

 Email: ascarvalho7274@gmail.com | Telemóvel: 919 401 036

(Continua)

4 comentários:

Anónimo disse...

Estou no aeroporto de Newark, e uma boa maneira de passar o tempo ( ainda por cima o vôo está atrasado...) é ler os últimos posts no nosso blogue..
Hoje vi a apresentação do livro " Um caminho de quatro passos" do António Carvalho. A publicação de mais um livro relacionado com a Guiné é motivo de satisfação para todos e devia ser sempre ocasião para felicitarmos o seu autor. Dou a mão à palmatória pois sou um dos que raramente o faz, embora eles não me passem despercebidos e até já cheguei a telefonar para adquirir um exemplar. Mas hoje não quero falhar. Parabéns meu caro camarada António Carvalho.
Pelo que vejo este lançamento foi de muito sucesso e o post vai ser lido por muita gente com certeza. Pelo que permito-me esta ocasião para dizer a todos que os parabéns que neste momento dou ao António Carvalho pelo seu excelente trabalho, os quero estender a todos os que têm publicado livros e a quem nunca enviei o meu abraço, pois também eles foram e são credores de uma palavra de encorajamento e de parabéns. Simplesmente... nunca me sucedeu ter de estar algumas horas à espera dum avião atrasado , o que me proporcionou agora esta ocasião.
Mas... desculpas de mau pagador... são sempre más, por melhores que elas sejam. "Mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa". Desculpem o meu atraso; mas acreditem que é sempre com admiração ( quase inveja por não saber fazer igual) que tomo conhecimento neste blogue de mais um livro de um dos nossos muitos camaradas.
Vejo pela descrição do nosso comandante Luís Graca ( credor sempre dos encómios pois tudo isto é resultado da sua criação) que ele tem maiores dificulddaes de locomoção do que eu pensava: pelo que compreendi foi graças a uma boleia do Fernando Súcio que lhe foi possível estar presente. Um abraço ao Fernando Súcio por trazer o Luís Graça e um outro ao Luís que mesmo com todas essas limitações teimou em querer estar presente para dar o seu abraço pessoal ao António Carvalho. Mas com o Luís Graça é sempre assim; já perdi a conta a quantas apresentações ele esteve presente a representar todos aqueles que gostariam de aparecer e por um motivo ou outro não o podem fazer.
Hoje um abraço especial porém para o António Carvalho. Pelo que vejo, o teu livro " é obra mesmo". Bem hajas.

João Crisóstomo, no aeroporto de Newark, New Jersey , de viagem para a Eslovénia, e daí para Portugal...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, João, pelo que escreveste sobre mim e o nosso blogue. É verdade, infelizmente, não tenho a mesma mobilidade que tinha na Guiné, há 50 anos atrás, e em que fiz centenas e centenas, se não alguns milhares que quilómetros a "penantes", de maio de 1969 a mraço de 1971...

Haveremos de nos encontrar em outubro, hoje é-me impossível de todo estar no aeroporto,contigo e a Vilma, para vos dar aquele grande abraço "retardado" pela maldita pandemia de Covid-19. Ao fim da manhã tenho a minha fisioterapia (que retomei esta semana, já hoje na 42ª sessão...).

Já falei com o Rui Chamusco que vos vai buscar ao aeroporto. Com o atraso do avião da TAP, deves estar "piurso"... E sendo assim não sei se vais conseguir dar o prometido salto a Agualva-Cacém, para conheceres pessoalmente o Valdemar Queiroz.bela

De qualquer modo, boa chegada a Portugal. E que bons ventos vos levem à Eslovénia, pátria da Vilma, e que melhores ventos ainda vos tragam, de novo, ao nosso querido Portugal. Luis (e Alice).

Anónimo disse...

Caro João Crisóstomo

Fico-te muito grato pelas felicitações que me dás a propósito deste meu livro, não só por provirem da tua pessoa mas também por serem endereçadas a partir dos Estados Unidos. Na verdade, esta coisa da Internet encurta-nos o tempo e a distância, por isso tudo chega depressa aos sítios mais recônditos. Obrigado , caro combatente. Quando estiveres em Portugal , por algum tempo, será fácil fazer-te chegar o livro a tua casa, via correio, caso o queiras ler. Obrigado.

Carvalho de Mampatá.

A. Murta disse...

Amigo Carvalho de Mampatá.

Felicito-te mais uma vez pelo lançamento do teu livro que acabei de receber hoje mesmo. Obrigado.
Só não o começo a ler já, porque estou envolvido na releitura de um calhamaço do Gabriel García Márquez que, veja-se a curiosidade, tem o mesmo móbil do teu: relatar o seu "caminho" mas num número de "passos" um pouco maior do que o teu e mais atribulado. Obrigado também pela tua amável dedicatória. Só por ela vais ter direito a sentares-te na minha galeria de "autografadores", quase uma vintena, entre os quais o nosso Prémio Nobel da Literatura José Saramago.
Tive pena de não poder ter estado no lançamento do teu livro e poder dar-te um grande abraço e outro ao José Manuel Lopes que já não vejo desde aquele nosso almoço memorável. Também teria sido uma oportunidade de conhecer pessoalmente e abraçar o nosso comandante Luís Graça. Paciência.

António Murta.