Foto nº 1 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos" > Na mesa, da esquerda para a direita, o autor, o nosso editor Luís Graça (que fez as despesas da apresentação da obra) (*) e o Zé Manuel Lopes (Josema) que teceu palavras de elogio e grande estima pelo seu camarada e amigo, o "Carvalho de Mampatá", e leu um dos seus poemas, "Calor, cansaço, suor...", datada de junho de 1974, escrito em Mampatá.
Foto nº 2 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos" > Na mesa, da esquerda para a direita, o autor, o nosso editor Luís Graça, a Ana Carvalho (filha do autor) e o Zé Manuel Lopes (Josema) que leu um dos seus poemas, "Calor, cansaço, suor...", datada de junho de 1974, escrito em Mampatá.
Fotos: © Fernando Súcio (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
Foto nº 5 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos" > Sessão de autógrafos > Da direita para a esquerda, o autor, o Ma e o Jorge Teixeira e o Manuel Carmelita (ex-fur nil radiomontador, CCS/BCAÇ 3852, Aldeia Formosa, 1971/73).
Foto nº 6 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos" > Sessão de autógrafos > O Eduardo Moutinho Santos (ex-Alf Mil da CCAÇ 2366, Jolmete e Quinhámel; e ex-Cap Mil Grad, cmdt da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70).
Foto nº 7 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos" > Sessão de autógrafos > O António Pimentel (ex-al mil rec inf, CCS/BCAÇ 2851, Mansabá e Galomaro,1968/70), ao centro, apresenta ao autor um dos seus condiscípulo do tempo do Colégio da Mealhada. Há meio século que nºao me se viam!
Foto nº 8 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos" > Dois históricos da nossa Tabanca Grande, o Manuel Carvalho ("Necas", mano mais velho do autor) e o Zé Teixeira, régulo da Tabanca de Matosinhos.(A família Carvalho teve três filhos na "guerra do ultramar", dois na Guiné e um em Angola).
Foto nº 9 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos" > O
Foto nº 10 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos" > Duas grandes senhoras: a Fátima Carvalho e a Margarida Peixoto, curiosamente ambas professoras primárias" (hoje aposentadas).
Foto nº 11 > Gondomar > Fânzeres > Tabanca dos Melros > 11 de setembro de 2021 > Lançamento do livro do António Carvalho, "Um caminho de quatro passos" > Almoço, servido pela equipa do nossso grã-tabanqueiro Gil Moutinho, ex-fur mil pil, BA12, Bissalanca, 1972/73, é um dos régulos da Tabanca dos Melros; recorde-se que ele mantém a parte agrícola da sua quinta e faz a gestão do restaurante Choupal dos Melros, especializado em eventos (casamentos, batizados, festas)...
Caro camarada Luís Graça:
Se nunca tive dúvidas quanto ao interesse do nosso blog, que tão bem soubeste criar e desenvolver, no dia da apresentação do meu livro pude confirmar os benefícios que decorrem ou podem decorrer, para qualquer combatente, da sua existência.
O evento teve a participação de mais de oitenta pessoas, tendo ficado para almoçar mais de setenta. Vendi perto de sessenta livros, só nesse dia.
Obrigado, Luís, obrigado, blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.
(*) Vd. poste de 11 de setembro de 2021 > Guiné 61/74 - P22533: Notas de leitura (1380): "Um caminho de quatro passos": temos um novo escritor, o António Carvalho passa o teste, e espero que seja com louvor por unanimidade e aclamação dos seus leitores (Luís Graça)
(**) Último poste da série > 8 de setembro de 2021 > Guiné 61/74 - P22524: Agenda cultural (782): Apresentação, pelo cor Vasco Lourenço, na Feira do Livro de Lisboa, sexta-feira, dia 10, às 15h00, do livro de Moisés Cayetano Rosado, "Salgueiro Maia: das Guerras em África à Revolução dos Cravos" (Edições Colibri, 2021, 210 pp.)
4 comentários:
Estou no aeroporto de Newark, e uma boa maneira de passar o tempo ( ainda por cima o vôo está atrasado...) é ler os últimos posts no nosso blogue..
Hoje vi a apresentação do livro " Um caminho de quatro passos" do António Carvalho. A publicação de mais um livro relacionado com a Guiné é motivo de satisfação para todos e devia ser sempre ocasião para felicitarmos o seu autor. Dou a mão à palmatória pois sou um dos que raramente o faz, embora eles não me passem despercebidos e até já cheguei a telefonar para adquirir um exemplar. Mas hoje não quero falhar. Parabéns meu caro camarada António Carvalho.
Pelo que vejo este lançamento foi de muito sucesso e o post vai ser lido por muita gente com certeza. Pelo que permito-me esta ocasião para dizer a todos que os parabéns que neste momento dou ao António Carvalho pelo seu excelente trabalho, os quero estender a todos os que têm publicado livros e a quem nunca enviei o meu abraço, pois também eles foram e são credores de uma palavra de encorajamento e de parabéns. Simplesmente... nunca me sucedeu ter de estar algumas horas à espera dum avião atrasado , o que me proporcionou agora esta ocasião.
Mas... desculpas de mau pagador... são sempre más, por melhores que elas sejam. "Mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa". Desculpem o meu atraso; mas acreditem que é sempre com admiração ( quase inveja por não saber fazer igual) que tomo conhecimento neste blogue de mais um livro de um dos nossos muitos camaradas.
Vejo pela descrição do nosso comandante Luís Graca ( credor sempre dos encómios pois tudo isto é resultado da sua criação) que ele tem maiores dificulddaes de locomoção do que eu pensava: pelo que compreendi foi graças a uma boleia do Fernando Súcio que lhe foi possível estar presente. Um abraço ao Fernando Súcio por trazer o Luís Graça e um outro ao Luís que mesmo com todas essas limitações teimou em querer estar presente para dar o seu abraço pessoal ao António Carvalho. Mas com o Luís Graça é sempre assim; já perdi a conta a quantas apresentações ele esteve presente a representar todos aqueles que gostariam de aparecer e por um motivo ou outro não o podem fazer.
Hoje um abraço especial porém para o António Carvalho. Pelo que vejo, o teu livro " é obra mesmo". Bem hajas.
João Crisóstomo, no aeroporto de Newark, New Jersey , de viagem para a Eslovénia, e daí para Portugal...
Obrigado, João, pelo que escreveste sobre mim e o nosso blogue. É verdade, infelizmente, não tenho a mesma mobilidade que tinha na Guiné, há 50 anos atrás, e em que fiz centenas e centenas, se não alguns milhares que quilómetros a "penantes", de maio de 1969 a mraço de 1971...
Haveremos de nos encontrar em outubro, hoje é-me impossível de todo estar no aeroporto,contigo e a Vilma, para vos dar aquele grande abraço "retardado" pela maldita pandemia de Covid-19. Ao fim da manhã tenho a minha fisioterapia (que retomei esta semana, já hoje na 42ª sessão...).
Já falei com o Rui Chamusco que vos vai buscar ao aeroporto. Com o atraso do avião da TAP, deves estar "piurso"... E sendo assim não sei se vais conseguir dar o prometido salto a Agualva-Cacém, para conheceres pessoalmente o Valdemar Queiroz.bela
De qualquer modo, boa chegada a Portugal. E que bons ventos vos levem à Eslovénia, pátria da Vilma, e que melhores ventos ainda vos tragam, de novo, ao nosso querido Portugal. Luis (e Alice).
Caro João Crisóstomo
Fico-te muito grato pelas felicitações que me dás a propósito deste meu livro, não só por provirem da tua pessoa mas também por serem endereçadas a partir dos Estados Unidos. Na verdade, esta coisa da Internet encurta-nos o tempo e a distância, por isso tudo chega depressa aos sítios mais recônditos. Obrigado , caro combatente. Quando estiveres em Portugal , por algum tempo, será fácil fazer-te chegar o livro a tua casa, via correio, caso o queiras ler. Obrigado.
Carvalho de Mampatá.
Amigo Carvalho de Mampatá.
Felicito-te mais uma vez pelo lançamento do teu livro que acabei de receber hoje mesmo. Obrigado.
Só não o começo a ler já, porque estou envolvido na releitura de um calhamaço do Gabriel García Márquez que, veja-se a curiosidade, tem o mesmo móbil do teu: relatar o seu "caminho" mas num número de "passos" um pouco maior do que o teu e mais atribulado. Obrigado também pela tua amável dedicatória. Só por ela vais ter direito a sentares-te na minha galeria de "autografadores", quase uma vintena, entre os quais o nosso Prémio Nobel da Literatura José Saramago.
Tive pena de não poder ter estado no lançamento do teu livro e poder dar-te um grande abraço e outro ao José Manuel Lopes que já não vejo desde aquele nosso almoço memorável. Também teria sido uma oportunidade de conhecer pessoalmente e abraçar o nosso comandante Luís Graça. Paciência.
António Murta.
Enviar um comentário