sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Guiné 61/74 - P22531: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (88): O Regimento de Cavalaria n.º 6 de Braga, juntamente com a Universidade do Minho, está a organizar um colóquio e uma exposição (a acontecer em 18NOV21) sobre o esforço de mobilização do RC6 em PelRec Daimler para os três Teatros de Operações. Procura-se antigos CMDTs Pel Rec Daimler para possível colaboração no evento

1. No passado dia 1 de Setembro de 2021, recebemos do Exmo. Senhor Comandante do Regimento de Cavalaria nº 6 a seguinte mensagem:

Exmos Senhores Luís Graça e Carlos Vinhal,

Chamo-me Miguel Freire e presentemente sou o Coronel Comandante do Regimento de Cavalaria Nº 6 (RC6), em Braga. O RC6, juntamente com a Universidade do Minho, está a organizar um colóquio e uma exposição (a acontecer em 18NOV21) sobre o esforço de mobilização do RC6 em PelRec Daimler para os três Teatros de Operações. Temos vindo a fazer um trabalho de pesquisa quer no Arquivo Geral do Exército, quer no Arquivo Histórico-militar. Mas temos tido alguma dificuldade a chegar ao contacto de antigos combatentes pertencentes a estes pelotões. O blog que têm é uma ferramenta extraordinária. Tomei a liberdade de vos contactar por mail e não pelo blog para saber se seria possível contar com o vosso apoio para divulgar este evento fazendo um convite para os antigos combatentes que tenham servido nestes pelotões para nos contactarem. Gostaríamos de poder contar com os seus testemunhos não só na preparação da exposição como na preparação e participação de comunicações. Se aceitarem dar-nos este apoio eu envio um pequeno texto para ser difundido no blog a convidar antigos combatentes dos Pel Rec Daimler a quem possamos entrevistar/conversar sobre o emprego destes pelotões. Assim que tivermos o cartaz oficial do evento também usaríamos o vosso blog para difundir o evento, para que o maior numero de antigos combatentes ou os seus familiares pudessem estar presentes ou assistir pela internet. Claro que isto é extensível a militares de outras unidades (BCav, BArt ou BCaç) nas quais os Pel Rec tenham sido integrados.

Disponibilizo o meu contacto pessoal caso queiram falar sobre este projeto. Tinha muito gosto em fazê-lo.

Obrigado pela atenção e fico a aguardar uma resposta.
Um abraço


********************

2. No dia 3 enviámos ao Comandante do RC6 a seguinte mensagem:

Exmo. Senhor Comandante do RC 6

Estamos a acusar a mensagem de V. Ex.ª e a disponibilizar o nosso Blogue para divulgação desta e de outras iniciativas que ache convenientes.

Numa primeira pesquisa no Blogue achámos 4 ex-Alferes Milicianos que comandaram os Pel Rec Daimler: 2046; 2206; 2208 e 3089. Tenho ainda um amigo/camarada que não fazendo parte da nossa tertúlia também comandou um Pel Rec Daimler na Guiné (2209).
Se o senhor Comandante nos disponibilizar um texto para conhecimento e sensibilização para participação destes nossos camaradas no referido evento, endereçá-lo-emos com todo o gosto aos 5 camaradas, assim como daremos o devido destaque no Blogue.
Numa primeira fase, ficámos na dúvida se a mensagem que nos enviou é publicável ou até passível de envio para conhecimento aos nossos 5 camaradas comandantes dos Pel Rec Daimler.

Ficamos ao inteiro dispor do senhor Comandante
Cordiais saudações
Carlos Vinhal
Coeditor


********************

3. Neste mesmo dia endereçámos aos nossos camaradas:
Jaime Machado, CMDT do Pel Rec Daimler 2046; J. L. Vacas de Carvalho, CMDT do Pel Rec Daimler 2206; Ernestino Caniço, CMDT do Pel Rec Daimler 2208 e Francisco Cardia Taveira, CMDT do Pel Rec Daimler 2209, a mensagem que se segue:


Estimados camaradas de armas, nobres Cavaleiros

Atendendo à vossa qualidade de ex-Comandantes de Pelotão de Reconhecimento Daimler, estou a encaminhar uma mensagem enviada ao nosso Blogue pelo senhor Comandante do actual RC6, agora sediado em Braga.
Peço a vossa melhor atenção e, se para tal tiverem disponibilidade, prestem a colaboração que o senhor Coronel Miguel Freire solicita.
Somos, neste caso sois, a memória viva de um passado que querem estudar. Falemos agora antes que outros comecem a falar por nós.
Têm os contactos do senhor Coronel para o caso de quererem comunicar com ele. O vosso camarada Francisco Gamelas já está em contacto com o senhor CMDT do RC6.
Digam-me qualquer coisa.

Aquele abraço enorme, especialmente para o Jaime Machado e Vacas de Carvalho que há muito não dão "sinal de vida".
Sempre ao vosso dispor
Carlos


********************

4. Sabemos já que o Camarada Jaime Machado contactou o senhor Coronel Miguel Freire por esta mensagem que ele nos enviou para conhecimento:

Caro Senhor Coronel Miguel Freire
Fui comandante do Pel. de Reconhecimento Daimler 2046.
Prestei serviço militar na Guiné-Bissau entre maio de 1968 e abril de 1970.
Resido em Matosinhos.
Estou ao seu dispor para o que achar útil.

Os meus melhores cumprimentos
Jaime Machado


********************

5. Nota de CV:

Se entre os nossos leitores houver alguém que tenha comandado um Pel Rec Daimler  em qualquer dos três TO ou conheça algum antigo Comandante dessas Unidades de Cavalaria, por favor entrem em contacto com o senhor Comandante do RC6 de Braga através dos endereços e telefones fornecidos.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 10 DE JUNHO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22269: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (87): senhoras de Bolama mandam celebrar missa do 7º dia por alma dos aviadores italianos, mortos no acidente aéreo de 6/1/1931

12 comentários:

António J. P. Costa disse...

Olá Camarada

Cmdts de Pel Rec Daimler só conheci o do Pel 1136 que estacionou em Cacine. Terminou a comissão em meados de 1968. O Cmdt chamava-se Alexandre Pinheiro Torres. A análise destes pelotões levava-nos longe...

Um Ab.
António J. P. Costa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Temos diversas referências aos Pel Rec Daimler... E vários antigos comandantes são membrosda nossa Tabana Grande. O Carlos Vinhal pode facilitar os contactos (emaul, telemóvel...)-

Eis alguns que me lembro, assim de repente.por exemplo:

Jaime Machado, alferes mil cav, cmdt Pel Rec Daimler 2046 (Bambadinca, 1968/70)... É do tempo do BART 1904 e do BCAÇ 2852... A inda há dias fez anos (76), falei com ele ao telemóvel, está ligado ao Lions Cliune Semhora da Hora. Matosinhos, vizinho portantp do Vinhal e de outros camaradas nossos.


https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Jaime%20Machado

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Referência sno nosso blogue aos diversos Pel Rec Daimler que passaram pelo TO da Guiné (o acesso faz-se através da coluna estática do blogue, do lado esquerdo):


Pel Rec Daimler 1077 (1)
Pel Rec Daimler 1129 (3)
Pel Rec Daimler 1133 (3)
Pel Rec Daimler 1136 (1)
Pel Rec Daimler 1143 (3)
Pel Rec Daimler 1258 (1)
Pel Rec Daimler 2045 (1)
Pel Rec Daimler 2046 (29)
Pel Rec Daimler 2049 (2)
Pel Rec Daimler 2206 (14)
Pel Rec Daimler 2208 (16)
Pel Rec Daimler 2209 (1)
Pel Rec Daimler 3085 (4)
Pel Rec Daimler 3089 (12)
Pel Rec Daimler 805 (1)
Pel Rec Daimler 807 (4)
Pel Rec Daimler 947 (1)
Pel Rec Daimler 998 (1)

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Outro camarada do nosso blogue, de cavalaria, , o José Luis Vacas de Carvalho, de MOntemor-o-Novo.

O Zé Luís foi alf mil cav, cmdt do Pel Rec Daimler 2206, nosso contemporâneo em Bambadinca, 1969/71; tem 45 referências no nosso blogue; é um dos membros da Tabanca Grande da primeira hora, tendo participado no nosso I Encontro Nacional, na Ameira, Montemor-O-Novo, em 14 de outubro de 2006; fadista amador, é técnico informático reformado... Vive ou vivia em Lisboa.

J. L. Vacas de Carvalho (45)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/J.%20L.%20Vacas%20de%20Carvalho

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Francisco Gamelas, 52 referências, vive em Aveiro, engenheiro.

alf mil cav, cmdt do Pel Rec Daimler 3089 (Teixeira Pinto, 1971/73):


https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Francisco%20Gamelas

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Ernestino Caniço (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Rec Daimler 2208, Mansabá, Mansoa e Bissau, 1970/71)

Médico, 77 anos, vive em Tomar. Ainda há tempos falei com ele.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O Ernestino Caniço tem 40 referências no nosso blogue:

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Ernestino%20Cani%C3%A7o

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Parece ser uma iniciativa interessante e louvável.
E revela que, pelo menos parcialmente, algumas áreas vão "mexendo".
Também é verdade que várias acções parciais poderão ter um contributo meritório para o todo, que foi o conjunto das atividades que se desenvolveram.

E é também interessante que o "nosso Blogue" possa de algum modo contribuir para o sucesso do evento.

Hélder Sousa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Referências ao Pel Red Daimler 1143 (e fotos)... Estebe no Gabu por volta de 1966/68... A confirmar.

Valdemar Silva disse...

Cá temos o nosso blogue nas bocas do mundo: agora para assunto sério em Braga, qualquer dia para ficcionar em cinema.
E lá teremos o nossos mauros gorcos Luís Graça e Carlos Vinhal a caminho de Hollywood, como avalisados representantes do nosso blogue.

Luís, a permanência na Tabanca de Candoz deve dar belos momentos de descontração e integração local, ao ponto de até se entrar no betacismo escrito '..Estebe no Gabu..'. É o Norte a apanhar-nos rapidamente de frente e de lado.

Abraço e paciência com o ministro
Valdemar Queiroz

Manuel Carvalho disse...

Boa noite Luís

O Pel Rec 1143 era Panhard e não Daimler e saiu do R.C. 7 chegaram em Jan/67 e estiveram em Bafatá Bissau Piche e em Out/67 foram para Teixeira Pinto até ao fim Out./68.Conheci alguns deles no Pelundo onde estiveram dois meses connosco. Amanhã podemos falar melhor.

Um abraço

Manuel Carvalho

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Em 1968 havia em Guileje um Pel Rec Fox comandado pelo Michael Schnitzer da Silva que era irmão do Jornalista Jorge Schnitzer. Creio que na retirada de Guileje ainda é visível, ao fundo uma AM daquele modelo.
Segundo o livro do TCor Marquês de Sousa, na Guiné 108 viaturas AM Daimler MK III m/63. Às vezes levava dois atiradores sentados no motor que era claramente desproporcionado para o tamanho do carro.
Vou ver se arranjo uma foto.

Um Ab.
António J. P. Costa