segunda-feira, 4 de julho de 2022

Guiné 61/74 - P23409: A(r)didos e mal pagos: histórias pícaras da nossa guerra (4): peripécias de um aspirante miliciano, no Depósito de Adidos de Luanda, um mês e tal à espera de transporte para o CTIG (João Rodrigues Lobo, ex-alf mil, cmdt, PTE / BENG 447, Brá, 1967/71)

1. Mensagem do João Rodrigues Lobo, ex-alf mil, cmdt do PTE (Pelotão de Transportes Especiais) / BENG 447 (Bissau, Brá, dez1967/fev1971)


Data - 4 jul 2022, 15h06
Assunto - Passagem por Depósito de Adidos

Ao ler artigos interessantes de camaradas nos Depósitos de Adidos (em Lisboa, Bissau e Luanda) comecei a relembrar alguns episódios (pícaros?), que espero tenham  interesse para publicação Talvez sim, talvez não, conforme comentários que li no Blog. (Mas aqui vão.) (*)

Estive no Depósito de Adidos de Luanda um mês e tal. (Novembro/Dezembro de 1968). Estava no QGA (Quartel General de Angola) quando fui mobilizado e fui imediatamente para o Depósito de Adidos a aguardar transporte para a Guiné. (Que não havia directo!)

Solução era  vir a Lisboa e daí para Bissau, mas quando?!... E em navios fretados, quanto tempo mais?

E, enquanto lá permanecesse, continuava como aspirante miliciano pois só seria promovido (a alferes) à data do embarque.

Solução: Lá arranjei uma “cunha” na Força Aérea, tendo conseguido lugar num avião que vinha para Lisboa e com escala na ilha do Sal. Dificil,  pois estava lotado para o destino Lisboa. 

Além disso ainda consegui trazer a minha mala com um pouco mais do peso permitido. Mesmo assim tive de vir com as botas calçadas para aquela não pesar mais... Enfim, mais uma semanita e tal na ilha do Sal, onde na messe me roubaram uma boa camisola, no dia da partida, até me levarem para Bissaslanca num avião de carga da FAP, entre caixotes e demais material.

No Depósito de Adidos, em Luanda, a situação era sempre diferente e interessante, pois por lá passavam todos os camaradas em deslocações, à espera de transportes, para consultas, etc, muitos deles “pirados” e outros muito “pirados”.

Assim, eu embora tenha conseguido não dormir nem comer lá (e raramente lá estava durante o dia), sempre tinha de fazer serviços e nesses dias por lá ficava.

Alguns episódios que recordo:

Todos os dias era recebido pelo Oficial de Dia um telefonema do QGA  (não me recordo do nome da secção, seria ComLad?), para saber da situação no DA. (Esse telefonema era de horário aleatório.)

Certa noite, estando eu lá a dormir, por estar de serviço juntamente com  um Alferes, foi recebido o tal telefonema do QG, o Alferes dormia e ressonava e por mais barulho que fizesse não acordava. Resolvi então atender e, logo do outro lado, o militar disse a senha, à  qual eu teria de responder com a contra-senha. Mas qual contra-senha? 

Não notei que ficasse muito admirado por eu não saber. (Porventura já seria habitual naquele DA.) Lá me explicou que eu teria de ver um cartão (que ainda demorei a encontrar) e, consoante a senha, ver no quadriculado como havia de responder. 

Lá fiz isso e dei-lhe a contra-senha errada! Perguntou-me de imediato o nome e quem eu era, ao que respondi de imediato. Qual o meu espanto quando ele se identificou como capitão e disse que me conhecia muito bem, pois tinha estado comigo no QG. Após alguma boa cavaqueira, “perdoou” o lapso, lá se despediu e me poupou uma provável “porrada”.

Era habitual, todas as noites, haver uma ronda de jeep por algumas unidades de Luanda, com passagem e apresentação aos oficiais ou sargentos de dia das mesmas. Normalmente a ronda era feita por sargento ou furriel e praças. 

Bela noite, estando eu de serviço, o alferes, o sargento e alguns praças escalados já não se encontravam no DA, uns por entretando terem tido transporte, e outros se encontrarem “desenfiados”. Resolvi fazer a ronda sozinho, conduzindo o jeep, o qual consegui, e sendo “compreendido” pelos camaradas das outras unidades. Correu bem, nada se passou no DA,  nem na ronda e regressei ao DA, tudo calmo, nada se passou...

Outra noite, também de serviço e também sem o alferes, fui acordado por um camarada pois nas traseiras de uma casa civil com muro para o quartel, um homem gritava a bom som, pedindo ajuda porque o queriam matar. Com uma escada que encontrámos, trepei até ao cimo do muro e vi-o muito exaltado dizendo que à frente da casa estava um individuo a ameaçá-lo, por causa da mulher, e se nós poderiamos ajudar. 

 Lá lhe disse que era assunto civil e que chamasse a polícia, mas ele dizia que tinha medo de entrar em casa pois o outro poderia estar também a tentar entrar pela frente. Lá ficou mais sossegado quando eu lhe disse que iria mandar o jeep de ronda passar à frente da casa dele. O jeep passou, mas não foi visto homem nenhum, nem mais vimos ou ouvimos o fulano, nem nessa noite nem nunca mais, e também porque nunca mais passei frente à casa dele.

E, por agora é tudo, até ao próximo post.

Abraço, 
João Rodrigues Lobo.
___________

Sem comentários: