quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Guiné 61/74 - P24815: Excertos dos melhores escritos de António Eduardo Ferreira (1950-2023), ex-1º cabo cond auto, CART 3493 / BART 3873 (Mansambo, Cobumba e Bissau, 1972/74) - Parte V: o sentinela, o 1º cabo mecânico Santos, que afinal confundiu gazelas com 'turras' junto ao arame farpado..


Foto nº 1 > Guiné > Zona leste > Região de Bafatá  > Setor L1 (Bambadinca) > Mansambo > CART 2339 (1968/69) > O alf mil Torcato Mendonça (1944-2021) junto a um obus 10,5 ou 105 mm. Em 1972/73, ao tempo da CART 3493,  já não havia artilharia (obus 10,5) em Mansambo, apenas uma esquadra de morteiro 81, do Pel Mort 2268. (No subsector de Mansambo, além da CART 3493, jan 72/mar 73, havia um Pel Mil, 0 308,  em Candamã.)

Foto (e legenda): © Torcato Mendonça  (2007). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar:  Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
 


Foto nº 2 > Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Mansambo > 1970 > Vista aérea do aquartelamento de Mansambo, construído de raiz pela CART 2339 (Fá Mandinga e Mansambo, 1968/69).  Situava-se perto da estrada   Bambadinca -Xitole, à direita (assinalada a tracejado, a amarelo). 

Dentro do perímetro do aquartelamento, situava-se o heliporto, à esquerda, assinalado a vermelho (na foto). A zona envolvente estava  completamenmte desmatada.  Havia só uma grande árvore ao fundo,  à entrada do aquartelamento, numa saída  que dava acesso à bifurcação para a estrada Bambadinca-Xitole, com Bambadinca (a norte) (lado esquerdo) e o Xitole (a sul) (lado direito da foto).  

Em 1960, havia dois  obuses 10,5, um de cada lado,  à esquerda e à direita. Ao fundo vê-se uma mancha,  à esquerda do trilho de entrada,  que era a tabanca dos picadores. À direita no triângulo de trilhos, ficava a horta da CART 2339. A fonte ficava à direita da foto onde se veem 3 trilhos, na mancha mais negra em baixo.  

Em 1973, o PAIGC deslocou parte das suas forças, da chamada Frente Xitole, para o sul, aliviando a pressão sobre o sector L1, em geral, e Mansambo, em particular, incluindo a estrada Bambadinca-Xitole (que chegou a estar interdita entre finais de 1968 e setembro de 1969). Em 5 de abril de 1973, a CART 3493 será transferida para Cobumba, na região de Tombali, passando a integrar o COP 4  (com sede em Cufar).
 
Foto do arquivo de Humberto Reis (ex-furriel mil op esp, CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71).

Foto (e legenda): ©  Humberto Reis (2006). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
 

1. Série com pequenos excertos dos melhores postes do António Eduardo Jerónimo Ferreira (1950-2023) (ex-1.º Cabo Condutor Auto da CART 3493 / BART 3873, Mansambo, Cobumba e Bissau, 1972/74) (*).

O nosso camarada era natural de Moleanos, Alcobaça. Na tropa e na guerra era mais conhecido por Jerónimo. Lutou quase 20 anos, desde 2004, contra um cancro. Criou o blogue Molianos, viajando no tempo, em data difícil de precisar (c. 2013/2014).

A pequena história aqui contada não é virgem... Uns  anos antes, c. 1969/70, em Bambadinca,  houve um soldado básico, que estava, certamente por castigo, num dos postos de vigia à noite, e que provocou um  enorme alarido, ao começar a gritar  que estava uma manada  de  "elefantes" junto  ao arame farpado... 

Este nosso camarada de Mansambo, o 1º cabo cabo mecânico Santos,  viu, não uma manada de elefantes mas de gazelas à cata da mancarrra, semeada pelo pessoal da tabanca dos guias e picadadores (não havia população) e despejou-lhe um carregador de G3 em cima, mas com tanto azar que não acertou em nenhum bicho... Se tivesse acertado, seria bem pior: comia bife, no dia seguinte, ao almo9ço, e uma porrada ao jantar...

Uma história pícara aqui contada pelo 1.º cabo condutor auto Jerómimo (**), e que vem enriquecer o anedotário da nossa guerra...


Parte V: O sentinela, o  1.º cabo mecânico Santos, que afinal confundiu gazelas com turras junto ao arame farpado...

(...) Certa noite em Mansambo, o cabo mecânico fazia reforço num posto de vigia que ficava próximo do heliporto (vd. foto nº 2, acima). 

Quem o conhecia, o Santos, sabia bem como era o seu comportamento, sempre pouco preocupado com o que pudesse acontecer.

Em Mansambo no nosso tempo não era permitido fazer fogo quer fosse de noite ou de dia. Naquela noite tudo decorria com normalidade como era costume, até que o Santos viu entrar na primeira vedação de arame que circundava o aquartelamento uma manada de gazelas e vai disto, sem pensar na confusão que iria arranjar, despejou o carregador na direção dos pobres bichos que naquela noite pensavam ir ter uma refeição especial ao mondar a mancarra que o pessoal da Tabanca tinha semeado entre as duas vedações, mas ficaram-se só pelo susto.

Com aquele despertar toda a rapaziada supôs ser ataque junto ao arame,  nós que até nem sabíamos o que isso era (nunca aconteceu enquanto tivemos em Mansambo), foram perguntar ao Santos o que é que ele tinha visto. Ele. com aparente convicção, disse que tinha visto homens junto ao arame e por isso tinha disparado nessa direção.

Mesmo sem resposta ao fogo do Santos por parte do inimigo, a ordem foi para bater toda a zona e, a reação ao suposto inimigo, foi de tal ordem que as nossas munições de armas pesadas ficaram quase esgotadas (vd. foto nº 1).

No dia seguinte foi feita uma coluna a Bambadinca para repor o material em falta e certamente para dar mais pormenores acerca do sucedido ao Comando do Batalhão (o BART 3873). 

Só passado algum tempo, é que o Santos disse o que na verdade tinha acontecido, viu as gazelas,  disparou e tinha que arranjar maneira de sair daquela situação, e assim se safou,  inventando essa pseudoaproximação do inimigo ao arame.(...)

(Seleção / revisão e fixação de texto / negritos: LG)
___________

Nota do editor:


(**) Vd. poste de 6 de junho de 2012 > Guiné 63/74 - P10043: Pedaços de um tempo (António Eduardo Ferreira, ex-1.º Cabo Condutor Auto Rodas da CART 3493) (2): Gazelas em Mansambo

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Este pequeno episódio (e outros, já aqui relatados) também diz muito sobre a falta de preparação, militar, operacional, disciplinar, cultural, psicológica, etc., da malta que ia para a Guiné ... (Falo em termos geraios.). E também revelador do nosso "desenrascanço", "lata" e "nacional-porreirismo"... LG

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Também temos de reconhecer que era uma estopada das antigas fazer quartos de sentinela... 0 Zé Soldado, metropolitano ou guintenso, também muito pena com noites de chuva forte e até muito frio (em dezembro e janeiro).

E também foram vítimas dos "snippers", atiradores furtivos com miras telescópicas do PAIGC. Houve casos.