sábado, 6 de janeiro de 2024

Guiné 61/74 - P25042: O nosso blogue em números (87): Ainda continuamos vivos ao fim de 20 anos, e a publicar em média 3 postes por dia em 2023



Infografias: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2024)


1. Esperando que o 2024 seja melhor do que o de 2023 e os anteriores (que foram "pandémicos"), aqui estamos para fornecer aos nossos grão-tabanqueiros (isto é, aos membros registados no blogue da Tabanca Grande, na verdade os "nossos sócios" ou "accionistas", ou "shareholders"), aos nossos editores, autores, colaboradores permanentes, comentadores e todos os demais "stakeholders", alguns elementos do nosso "relatório & contas"... 

Como é costume lembrar, fazemo-lo, não por imperativo legal (ou até ético), mas apenas pelo gosto de cultivar a nossa "memória".

Estes dados estatísticos, para além da "prestação de contas" (que são devidas aos membros da Tabanca Grande, enfim aos amigos & camaradas da Guiné, afinal a quem nos lê, a quem nos comenta, a quem nos escreve, a quem nos divulga, a quem nos segue, a quem nos acarinha...), também servem para "memória futura".

E começando pelo Gráfico nº 1, vê-se que "ainda continuamos vivos", ao fim de quase 20 anos a "blogar" (na realidade, a data de nascimento do blogue é 23/4/2004, se bem que nesse ano no apenas tivessemos publicado 4 postes, e 385 em 2005)... 

Enfim, e tudo isto apesar dos notórios problemas de morbimortalidade que também nos atingem... Temos alguns problemas de saúde (o editor Luís Graça, o coeditor Jorge Araújo, mas também o fidelíssimo Carlos Vinhal, mesmo não se queixando nem mostrando as mazelas...), alguns dos nossos melhores já faleceram,  há uma cansaço generalizado, o filão das nossas memórias vai-se esgotando, etc.

Nenhum de nós previa uma tão grande longevidade para o nosso blogue. Vinte anos na Internet é uma eternidade. Acabámos de ultrapassar no final do ano os 25 mil postes publicados...


2. Como, de resto, já assinalou, em poste anterior (*), o nosso coeditor Carlos Vinhal, o número de postes publicados, durante o ano de 2023, foi de 1089, ligeiramente superior ao de 2022 

Como é sabido,  o nosso recorde, inultrapassável, foi o ano de 2010, em que atingimos um valor máximo, histórico, de 1955 postes publicados (!) (cerca de 5,4 postes por dia)...  

A partir daí, verifica-se  uma tendência descrescente, que faz parte da "ordem natural das coisas"... (No Gráfico nº 2, dá para perceber a "montanha"que subimos, a partir de 2006, e que agora estamos a descer, naturalment; entrámos em "velocidade de cruzeiro" a partir de 1 de junho de 2006)...

Grosso modo, continuamos a publicar 3 postes por dia (número médio mensal das publicações foi de 91)... Como o Carlos Vinhal já nos mostou, o  mês menos produtivo foi o de março, com apenas 73 postes, e o mais produtivo o de dezembro, com 122. (**)

(Continua)

6 comentários:

José Botelho Colaço disse...

Amigo Carlos vinhal obrigado por todo serviço prestado no blogue e não só e um bom 2024 com boa saúde preferencialmente. Abraço.

Anónimo disse...

john crisostomo (by email)
7 jan 2024 04:15 (
Um favor, se possívelpara mim

Caro Luís Graca,
Os últimos posts “ O nosso blogue em números “ não podiam deixar de me abalar . E assumo que o mesmo deve suceder a quem os leu.

"Enfim, e tudo isto apesar dos notórios problemas de morbimortalidade que também nos atingem)... Temos problemas de saúde (o editor Luís Graça, o coeditor Jorge Araújo, mas também o Carlos Vinhal, mesmo não se queixando nem mostrando as mazelas…)".

Eu não tenho palavras para dizer o quanto vocês são dignos de admiração, e gratidão também, de todos nós. No ano passado o Carvalho de Mampatá comentava: "Nunca é demais referir com gratidão o bem que me (nos) fez este blog valioso criado, administrado e alimentado por grandes combatentes."

Cada ano que passa essas palavras adquirem ainda maior valor. Bem hajam meus caros. Ainda ontem, não conseguido dormir, foi navegando no blogue, mais do que que nas notícias do dia e nos programas de Televisão que encontrei algo de interesse.

Para logo decidir pedir-te um grande favor. Desde que tive conhecimento deste blogue, procurei nele, através de Baja Santos encontrar o Luís Zagalo ( post Guiné 63/74-P5392, de 2 de Dezembro de 2009) E logo comecei a imprimir tudo o que de alguma maneira estava relacionado com a CC1439. E fi-lo até ao Post "O fim da Picada” de número 24106 do dia 27 de Fevereiro do ano passado, posts estes que fazem já um volume razoável de 11 centímetros de espessura …

Como eu sou um zero à esquerda em coisas digitais sei que vou ter um trabalho danado a procurar os posts desde essa data em que eu estive directa ou indirectamente envolvido. Não são muitos, que este ano não deu mesmo para mais.Mas eu gostava de actualizar este meu ficheiro juntando os faltam desde essa data. Como sei das tuas habilidades em manejar estas coisas de computadores ( e outras “modernices” , como dizia o Dr. Luciano da Silva) podes mandar-me os números desses posts em que eu tive alguma participação?

Se isso não é muito trabalho fico-te muito agradecido. Mas se é coisa que te vai dar muito trabalho então por favor esquece este meu pedido. Eu arranjarei maneira e tempo de me desenrascar.

Este ano estou muito atrasado para muitos dos meus/nossos amigos nos votos deste época festiva. Mas a verdade é que agora pouco apanham o telefone. E como eu sou quase analfabeto em facebooks, linkedin’s e outras coisas assim, é cada vez mais difícil …

Para ti e a Alice um grande abraço com os melhores votos de um 2024 tão bom quanto possível e a idade nos permite.

João (e Vilma)

Abilio Duarte disse...

Os meus agradecimentos, a toda a estrutura deste blog.
Sinceramente, todos os dias vos consulto, para ver novidades e recordar cenas dos nossos anos de exilio na Guiné.
Considero muito pessoalmente, que deixei algo de mim naqueles 22 meses que por lá andei, em todo o Leste ( C.ART. 2479/ C.Art./C.Caç.11)
Tudo o que se relaciona com aquela terra e gente, me interessa.
Um grande abraço, e um Feliz novo ano.
Abílio Duarte

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Abilio, são encorajamentos como o teu que nos dão ânimo para "continuar a palmilhar as picadas e a cambar os rios e bolanhas da Guiné"... 20 anos a blogar são pelo menos 10 ou 12 comissões...

Bom ano também para ti e os teus e malta amiga da CArt 2479 /CArt 11 que conheci em Contuboel. Luís.

Hélder Valério disse...

Ora bem, mal ficaria para comigo se não emitisse uma opinião, por mais pequena que possa ser.
E começo por dizer que logo que vi o primeiro "post" do incansável Carlos Vinhal tive um impulso para comentar, sublinhando o esforço que é feito para manter a "coisa" viva.
Mas "por isto e por aquilo" a oportunidade passou e só agora o faço.

Depois, aproveitando a boleia dos comentadores antecedentes, devo dizer que o que o Abílio refere é, sem margem para muitas dúvidas, o que muitos de nós que por lá cumprimos a nossa comissão por imposição, sentem também.

Depois temos o que o João Crisóstomo escreve.
Se me for autorizado, subscrevo por inteiro tudo o que ele indica nos seus primeiros quatro parágrafos. Sem dúvida.
Depois, quanto ao pedido que ele faz para mais facilmente chegar aos "post" que lhe interessam sobremaneira, secundo o pedido dele e por isso peço que lhe indiquem como fazer a partir da caixa que permite fazer a pesquisa.

Agora, sem me estribar em comentários de terceiros, devo dizer que a longevidade deste Blogue é realmente um "case study", não só por ela (a longevidade) em si mesmo como pelo seu conteúdo, centrado essencialmente nas peripécias e recordações da "guerra da Guiné", mas não só.
É verdade que, para cada um de nós, houve realmente o período da guerra, correspondendo ao tempo da comissão de serviço, mas também houve um "tempo antes" e um "tempo depois" a esse período.
E esses "tempos" formaram, ou ajudaram a formar, as nossas diferentes personalidades, as nossa diferentes posturas quanto "à guerra" e na "própria guerra", isso quanto ao "antes".
Por via disso temos encontrado várias memórias relativas a essas épocas.
Também quanto ao "depois" se tem visto por aqui várias memórias, sendo as mais recentes, se não falho, as do Joaquim Costa.
Essas memórias, para além de retratarem um pouco do que foi a luta para a adaptação do "pós-guerra" ilustram também os percursos individuais.

É certo que por vezes, algumas vezes, aparecem "vozes" a reclamar "mas o que é que isto tem a ver com a guerra da Guiné!". Pode tratar-se de "falta de visão" para perceber como tudo se interliga, pode ser uma genuína vontade de ler relatos de guerra, golpes de mão, emboscadas, flagelações, baixas ao IN, pode também ser uma sede de protagonismo, de "marcar a agenda", de, no fundo, procurar interferir no editorial.
Seja o que for é preciso que se diga que o Blogue é, para além de "relatos de guerra", uma manifestação viva e diversificada da vida dos antigos combatentes.
E, por essa via, também é educativo.

Abraços
Hélder Sousa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, camaradas, os vossos comentários são sempre bem vindos,e ajudam-nos a manter acesa e bem viva a luz ao fundo do túnel ...LG