domingo, 31 de dezembro de 2023

Guiné 61/74 - P25020: No céu não hã disto... Comes & bebes: sugestões dos 'vagomestres' da Tabanca Grande (44): Bombons de Aguardente DOC Lourinhã e Tarte D. Isabel, da marca "Doce Lourinhã"

 

A tarte Dona Isdabel, um dos ex-libris da doçaria da Lourinhã .... Neste Natal trouxemos meia-dúzia de tartes para os fãs do Norte...

Os Bombons de Aguardente DOC Lourinhã... São de "morrer e chorar por mais"...

Imagens: cortesia de  www.docelourinha.pt


1. Em matéria de "comes & bebes" (*), nada como acabar o amargo ano de 2023 com uma fatia da tarte D. Isabel e um bombom "Doce Lourinhã"... 

São duas obras-primas, confeccionadas pela nossa amiga e conterrânea, a "chef" Sílvia Baptista, que tem mãos de ouro... É também ela a dona de Pastelaria e Bombonaria "Doce Lourinhã" e da Garrafeira "O Casco"...

Passe a publicidade... Fica na Rua Dr. Francisco de Sá Carneiro, Lt 22 R/Ch Dto. 2530-108 Lourinhã

Tel.: +351 910 121 280 (pastelaria) | Tel.: +351 918 710 871  (garrafeira).

Tem página no Facebook. E aceita encomendasd "on line".

Para saber mais aqui fica o sítio da Doce Lourinhã. Lê-se no sítio:

  • Os Bombons Artesanais “Doce Lourinhã” são confecionados com produtos de excelência. Como o Chocolate “VALRHONA”, considerado o melhor chocolate do mundo,  e a “Aguardente DOC Lourinhã”, única em Portugal.
  • Tarte D. Isabel | Esta saborosa tarte é confecionada com farinha selecionada, ovos frescos, Abóbora de qualidade e uma cobertura de Pevides que lhe dá um sabor único, original e inconfundível.
 
2. A Tarte D. Isabel concorreu, em 2019, às "7 MARAVILHAS DOCES DE PORTUGAL"

Lê-se na páginma do Facebook da Doce Lourinhã, em postagfem de 19 de março de 2019

(...) A Doce Lourinhã submeteu a inscrição da TARTE D. ISABEL a mais uma edição do programa 7 Maravilhas de Portugal, promovido pela RTP, e que este ano é dedicado ao melhor que se faz na doçaria tradicional portuguesa.

Intitulado 7 Maravilhas Doces de Portugal, o programa e a sua organização destacam como factores distintivos o produto endógeno, a marca da terra, a preservação da qualidade dos ingredientes, promovendo assim a capacidade que o país tem de inovar e de se reinventar nas suas tradições. Tendo como base estes critérios, está inscrita para a concurso na categoria Doces de Inovação.

* A Tarte D. Isabel resulta na boca num estaladiço inicial dando valor justo à pevide de abóbora tostada, caramelizada obtendo várias emoções na sua consistência e sabor equilibrado. No final um suave doce adequado da sua massa areada com recheio de abóbora.

* Segundo as estatísticas das 44 mil toneladas de abóboras produzidas na Região Oeste, cerca de 74% é armazenada e comercializada por empresas localizadas no concelho da Lourinhã, sendo o concelho com maior importância nacional ao nível da produção de abóbora. Existem cerca de 1500ha de abóbora na região, cerca de mil ha estão na Lourinhã. Esta é uma das razões pela qual o desafio de utilizar a Abóbora no seu todo na confeção da Tarte D. Isabel.

Além disso o seu nome foi em homenagem a Isabel Mateus. Co-fundadora da associação que criou o Museu da Lourinhã, que em Paimogo, Lourinhã descobriu e estudou um dos maiores e mais antigos ninhos de dinossauros do mundo, com ovo e embriões, colocando assim a Lourinhã no mapa mundo da paleontologia. Autora do primeiro esboço para a construção de um novo museu que vinte anos mais tarde culminou na criação do DinoParque Lourinhã. Eleita personalidade do ano 1997 (Revista Expresso). Recebeu também um prémio de reconhecimento em 2017 (ADL- Associação Desenvolvimento Lourinhã) e medalha municipal de Honra, classe Ouro em 2018 (Câmara Municipal da Lourinhã)"

_________________

Nota do editor:

Último poste da série > 22 de deembro de 2023 > Guiné 61/74 - P24988: No céu não há disto... Comes & bebes: sugestões dos 'vagomestres' da Tabanca Grande (43): Arroz de moiras com grelos ("Chef" Alice)

Sem comentários: