1. Prosseguindo a nossa "prestação de contas" relativamente à atividade bloguística do ano que agora finda (*) ...
O número de comentários, em 2023, atingiu um total de 4900 (limpos de mensagens Spam), o que a dividir por 1089 postes publicados, dá uma média de 4,9 comentários por poste (Gráfico nº 9).
O nosso recorde continua a ser os 6 comentários, em média, por poste, nos anos de 2011 e 2012 em que publicámos um total de 1756 e 1604 postes, com 11 mil e 10,5 mil comentários, respetivamente... Mas nessa época o controlo do Spam não era tão rigoroso. Hoje há um despiste mais apertado do Spam por parte do nosso servidor, o Blogger. Isto quer dizer, então, que aqueles primeiros anos, de 2010 a 2013 não devem servir de referência.
2. Convém, entretanto, lembrar, mais uma vez, que estas "médias", como todas as médias estatísticas, podem ser "enganadoras":
- há postes sem um único comentário,
- a maior parte tem um, dois ou três;
- s vezes podem ter meia dúzia, ou até 10;
- outros podem ter, muito excecionalmente, algumas dezenas.
Há, naturalmente, postes mais "polémicos" ou mais "interessantes" ou até mais "apaixonantes" do que outros. Tudo depende do assunto e da sua abordagem. Ou até do autor. Os postes, com pontos de vista menos "consensuais", podem originar mais comentários, às vezes "marginais".
Merecem as nossas palmas (dos editores e dos autores) os nossos leitores que, além de lerem os postes, ainda têm "tempo e pachorra" para os comentar.
3. Recorde-se que qualquer leitor (mesmo não registado no Blogger ou sem conta no Google), pode comentar como "anónimo"... As nossas regras exigem, no entanto, que no final da mensagem deixe o seu nome e apelido (como é conhecido dentro ou fora da Tabanca Grande).
Como "anónimo", o leitor terá sempre que "clicar" na caixa que diz "Não sou um robô"...
O ideal é, pois, usar a conta do Google (basta só criar uma conta, o que é gratuito): quase toda a gente, hoje em dia, tem um endereço de @gmail, por exemplo...
Os comentários dão mais vida, mais pica, mais cor, mais graça, mas também mais pluralismo, mais participação, mais autenticidade, mais verdade, mais representatividade, ao nosso blogue!...
- "Gosto do que escreveste";
- "Concordo em grande parte";
- "Também passei por isso";
- "Olha, nunca vi, nem nunca ouvi falar";
- "Respeito a tua opinião mas não concordo"...
Por outro lado, uma parte desses comentários pode dar (e tem dado) origem a postes, por iniciativa em geral dos editores mas também, nalguns casos, por sugestão dos autores.
Por outro lado, alguns camaradas nossos continuam a queixar-se de perderem, às vezes, extensos comentários, certamente por terem tocado numa tecla errada... Nestes casos, é preferível escrever o texto, mais extensos, em word, à parte e no fim, fazer "copy & paste"...
___________
Nota do editor:
(*) Último poste da série > 12 de janeiro de 2024 > Guiné 61/74 - P25060: O nosso blogue em números (91): Temos esperança que a Guiné-Bissau ultrapasse a China em 2024,... pelo menos em número de visualizações de páginas do nosso blogue!
4 comentários:
Meus caros Editores: “Enquanto houver ventos e mar eu vou continuar”
Ainda há muito caminho para andar. Bem hajam pelo excelente trabalho em prol dos ex combatentes e suas famílias. O meu muito obrigado
Um grande abraço.
Joaquim Costa
Antes de mais, os meus agradecimentos ao criador do Blogue/Administrador/Editores e Colaboradores, pelo trabalho e dedicação desenvolvidos ao longo dos anos, e que os resultados evidenciam, frutos da competência e generosidade demonstrados. Muito obrigado.
Depois, incentivar à sua continuação, enquanto a saúde e as forças o permitirem.
Nem sempre fui um assíduo leitor e comentador, mesmo tendo chegado já tarde, a meio do percurso, por causas que não cabe aqui e agora explanar.
Nesta fase, estou a seguir o Blogue com vivo interesse.
Vamos seguir em frente e continuar, dentro das nossas possibilidades, até onde a saúde e a vida o permitirem.
Abraços cordiais
JLFernandes
Bom dia, 100.000 comentários é obra, como diz o editor, mas o que realmente é obra é o Blog e o trabalho e dedicação dos editores. No Blog lembra-se, ou melhor, também se faz História.
Continuem com força.
Grande abraço.
Enquanto eu tiver ar
Vou continuar
A escrever e sonhar
Pra na mesa não faltar
O meu lugar por ocupar.
O com vocês vamos continuar
Obrigado e saúde da boa
Valdemar Queiroz
Enviar um comentário