Foto nº 14 > Ceilão > Kandy > 20 de dezembro de 2024 >"Vários macacos subiram à varanda do meu apartamento no 3º. andar, no Senani Hotel, em Kandy, a capital cultural e espiritual do país.
Nota do editor LG:
Trata.se de um exemplar da espécie Macaca sinica é um macaco do Velho Mundo endémico do Sri Lanka (só existe nesta ilha). Há 3 subespécies. (É conhecido aqui pela designação "rilewa" ou "rilawa"; em inglês, "toque macaque").
Vive em bandos que podem ir a mais de duas dezenas de indivíduos. Há três subespécies. É um macaco de porte médio, embora seja o mais pequeno do género Macaca. Mede entre 35 e 62 cm, de comprimento, sem a cauda (esta mede entre 40 e 60 cm). Os machos pesam entre 4,1 e 8,4 kg, quase o dobro das fêmeas.
É considerrada uma espécie em perigo, devido à destruição do seu habitat, à caça e ao tráfico (como "pet"). Em menos de 40 anos de independência, entre 1956 e 1993, metade da floresta da ilha foi destruída (por causas das plantações e da recolha de lenha). Os agricultores consideram este primatas como uma praga. O governo chegou a propor a venda à China de 100 mil macacos, um negócio que foi abortado pelo protesto dos conservacionistas... Foi também uma vítima inocente da guerra civil de 1983/2009 entre o exército do Sri Lanka e os Tigres de Tamil.
Foto nº 15 > Ceilão > Kandy > 20 de dezembro de 2024 > "Tuque-tuque, o transporte mais popular no país"
Foto nº 16 > Ceilão > Kandy > 22 de dezembro de 2024 > "Um elefante, domesticado, nas festas budistas. É um animal sagrado e protegido por lei (mas mal tratado em cativeiro, segundo acusações frequentes).
Foto nº 17 > Ceilão > Kandy > 20 de dezembro de 2024 > "Fachada do Hotel Senani rodeado de árvores de grande porte e comunidade de macacos "
Foto nº 18 > Ceilão > Kandy > 20 de dezembro de 2024 > "Mais um macaco a fazer equilíbrio nos fios eléctricos"
Foto nº 19 > Ceilão > Kandy > 20 de dezembro de 2024 > "Vista do meu apartamento"
Foto nº 20 > Ceilão > Kandy > 20 de dezembro de 2024 > "Instalações da fábrica de chá Damro em Kandy" (1). ("5 mil hectatres de plantações de chá, é obra"... vd. o sítio da DamroTea e a história do chá, um produto colonial, no Sri Lanka)
Foto nº 21 > Ceilão > Kandy > 20 de dezembro de 2024 > "Instalações da fábrica de chá Damro em Kandy" (2)
Foto nº 22 > Ceilão > Kandy > 20 de dezembro de 2024 > "Espaço comercial da empresa de chá: três funcionárias e a Maria João".
Foto nº 23 > Ceilão > Ella > Ella Gap Hotel > 21 de dezembro de 2024 > Ella fica perto de Badulla, a cerca de 270 km de comboio, da capital Colombo.
Foto nº 24 e 24A > Ceilão > Ella > Ella Gap Hotel > 21 de dezembro de 2024 > Árvore de Natal no Hotel... A diferença de fuso horário entre Colombo e Lisboa é de 5 horas e meia...
Foto nº 25 > Ceilão > Ella > Ella Gap Hote > 21 de dezembro de 2024 > "Eu à porta do Hotel de Ella"
Fotos (e legendas): © Jorge Araújo (2024). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].
Mapa do Sri Lanka: principais cidades do país
Fonte: USA > CIA > The World Factbook (com a devida vénia...)
Jorge Araújo, ex-fur mil op esp / ranger, CART 3494 / BART 3873 (Xime e Mansambo, 1972/1974); nosso coeditor, a viver há uns anos entre Almada e Abu Dhabi, Emiratos Árabes Unidos. É um dos nossos coeditores. Como autor, tem mais de 335 referências no nosso blogue. Tem várias séries: "Tabanca dos Emiratos", "Memórias cruzadas...", "(D)o outro lado combate"...
Banda desenhada infantil "Portuguese in Sri Lanka: part two: their exploits" (em inglês). Texto. Hashana Bandara; ilustração: Saman Kalubowila. (Sumitha Publishers. s/d., s/l. 24 pp.) Fonte: Poth Pancha, Panadura, Sri Lanka: uma livraria "on line" para crianças com menos de 12 anos (Imagem reproduzida com a devida vénia...)
Nota de JA/LG:
Nota de JA/LG:
Na primeira imagem acima pode ler-se em inglês: "Os Portugueses que chegaram ao Sri Lanka acidentalmente, em 1505, empenharam-se em estabelecer o seu poder na região costeira norte da ilha, até por volta de 1580" (... o que não é exato: a presença portuguesa manteve-se até meados do séc. XVII, Colombo cairia nas mãos dos holandeses apenas em 1656, depois de uma heróica resistência, tendo sobrevivido apenas menos de uma centena de defensores...Os holandeses por sua vez serão substituídos pelos ingleses em finais do século XVIII.
1. Continuação da publicação de uma fotorreportagem sobre o antigo Ceilão, hoje Sri Lanka (independente desde 1948, do domínio britânico), feita durante as últimas férias de Natal pelos nossos amigos Jorge Araújo e Maria João (que vivem em Abu Dhabi, EAU).(*)
(...) 21 de dezembro de 2024.
Caro Luís, bom dia, com uma diferença horária de 5 horas e meia. Ontem tive de suspender o envio de fotos devido à quebra de rede na Net e face ao adiantado da hora fui-me deitar.
Considerando que já tens imagens para mais de um poste, apenas anexo mais umas duas ou três da cidade de Ella. OK. Abraço, Jorge (e Maria João).
PS - A festa budista a que se refere a foto nº 16 aconteceu no domingo em Kandy. (Os budistas representam cerca de 3/4 da população.)
Iremos a seguir para a costa sul. Bom fim de semana Só estou contatável através deste canal. Obrigado.
PS - Faltam ainda as Partes III (a caminho do Sul do Sri Lanka) e IV (visita à cidade de Galle ou Taprobana, e arredores, local de acostagem do capitão-mor Lourenço de Almeida).
(Revisão / fixação de texto, título, edição das fotos, negritos e itálicos: LG)
______________
7 comentários:
Nunca nos interrogamos sobre a origem de muitos produtos que consumimos no nosso dia a dia, desde a canela que pomos no arroz doce, ao chá e ao café que bebemos, ao acúcar, ao chocolate, ao amendoim, ao caju, às babanas, e tantos outros produtos alimentares que estão historicamente ligados ao "colonialismo"... Uma história de "sangue, suor e lágrimas"...
Caro camarada Luís bom dia, agora da Tabanca dos Emiratos, onde o fuso horário regista mais 4 horas do que aí. Antes de mais, o meu mais sentido obrigado pelo teu excelente trabalho na edição e organização dos conteúdos relacionados com os dois últimos postes.
Lamento, no entanto, que esta fotoreportagem, como referes, ainda não acabou. Pelo menos tenho material para mais duas partes: a 1.ª a caminho do Sul do Sri Lanka, e a 2.ª (última) na cidade de Galle (Taprobana) e arredores, local de acostagem do capitão-mor Lourenço de Almeida.
Aproveito a oportunidade para te desejar uma boa semana assim como a todos os nossos leitores, camaradas e amigos.
Com um forte abraço. Jorge Araújo.
Na sequência do texto anterior venho ao Fórum agradecer a todos aqueles que postaram os seus comentários, valorizando, assim, o espólio historiográfico do nosso blogue.
Relevo, em particular, a mui sentida mensagem recebida do régulo da "Tabanca de Nova Iorque", o camarada João Crisóstomo, a quem prometo retribuir tão breve quanto possível.
Obrigado a todos... Saúde.
Jorge Araújo.
Venho agora exprimir o meu encanto por este local que foi Porto para Luís de Camões.
Não conhecia bem este País, com estas particularidades. Agora conhecemos os refugiados do Sri Lanca que tratamos tão mal, mas eu até conheço uma mulher Srilanquesa!
Obrigado Jorge Araújo por estas fotos e tudo.
Um bom ano com saúde.
VT.
Obrigado, Jorge, vou manter então o título da "subsérie" em aberto de modo a acolher, em tempo oportuno, as partes III e IV da tua reportagem sobre a visita à antiga Taprobana... Saúde. Luís
Jorge, tenho alguma curiosidade sobre os "burghers" (mestiços), portugueses e holandeses, que ao fim destes séculos todos, são ainda uma marca viva da passagem dos europeus por essa ilha de onde vem a canela que torna irresistível o meu/nosso "pastel de nata" ou o meu/nosso "arroz doce" ou a minha/nossa "aletria"... E, já agora, sobre o crioulo do Sri Lanka, de base portuguesa... Não sei se tens alguma informação e conhecimento adicionais sobre a nossa herança cultural (que, como todas as heranças, resultantes da interação dos povos, tevecoisas boas e más...
Pensamento do dia, 6 de janeiro de 2025, dia de Reis...."Se pudéssemos selecionar, desagregar e juntar o melhor de todos os povos, teríamos a humanidade perfeita" (Luís Graça)... Mas vem logo o cardeal-diabo perguntar: "E o que faríamos aos defeitos de cada um ?"
Enviar um comentário