sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Guiné 61/74 - P25062: O nosso blogue em números (92): Atingimos os 100 mil comentários... O número médio de comentários por poste, em 2023 (=4,9) é o melhor dos últimos nove anos...

 


Infografia: BlogueLuís Graça & Camaradas da Guiné (2024)


1. Prosseguindo a nossa "prestação de contas" relativamente à atividade bloguística do ano que agora finda (*) ...

 O número de comentários, em 2023, atingiu um  total de 4900 (limpos de mensagens Spam), o que a dividir por 1089 postes publicados, dá uma  média de 4,9 comentários por poste  (Gráfico nº 9). 


Este valor (4,9)  é o  melhor dos últimos nove anos (só igualado em 2019), significativamente maior  o que do ano de 2022 (3,9).
 
O nosso recorde continua a ser os 6 comentários
, em média, por poste, nos anos de 2011 e 2012 em que publicámos um total de 1756 e 1604 postes, com 11 mil e 10,5 mil comentários, respetivamente... Mas nessa época o controlo do Spam não era tão rigoroso. Hoje há um despiste mais apertado do Spam por parte do nosso servidor, o Blogger. Isto quer dizer, então, que aqueles primeiros anos, de 2010 a 2013 não devem servir de referência.
 

2. Convém, entretanto, lembrar, mais uma vez, que estas "médias", como todas as médias estatísticas, podem ser "enganadoras": 
  • há postes sem um único comentário,
  • a maior parte tem um, dois ou três;
  • s vezes podem ter meia dúzia, ou até 10;
  • outros podem ter, muito excecionalmente, algumas dezenas. 

Tudo depende do tema, do conteúdo, do interesse, do autor, da ilustração fotográfica, etc.

Há, naturalmente, postes mais "polémicos" ou mais "interessantes" ou até mais "apaixonantes" do que outros. Tudo depende do assunto e da sua abordagem. Ou até do autor. Os postes,  com pontos de vista menos "consensuais",  podem originar mais comentários, às vezes "marginais".

Em todo o caso, ler e comentar dá muito trabalho... E nota-se, ao fim destes anos 20 anos a blogar (vamos completá-los em 23/4/2024) todos temos que admitir que há um natural cansaço... E não é fácil arranjar novos autores, leitores  comentadores...

Por outro lado, quem aqui vem, com regularidade, dos quatro cantos do mundo, são antigos combatentes, uma geração em vias de extinção... Mas também gente (jornalistas, investigadores, estudantes, familiares de antigos combatentes, etc.) que se interessam pela guerra da Guiné. no período de 1961 a 1974... Mas que se interessam pela geografia, economia, cartografia, antropologia, história, fotografia, literatura, etc., da Guiné (e, marginalmente, de outros países lusófonos: Cabo Verde, Angola, Moçambique, Timor, et.)

Merecem as nossas palmas (dos editores e dos autores) os nossos leitores que, além de lerem os postes, ainda têm "tempo e pachorra" para os comentar.

3. Recorde-se que qualquer leitor (mesmo não registado no Blogger ou sem conta no Google), pode comentar como "anónimo"... As nossas regras exigem, no entanto, que no final da mensagem deixe o seu nome e apelido (como é conhecido dentro ou fora da Tabanca Grande).

Como "anónimo", o leitor terá sempre que "clicar" na caixa que diz "Não sou um robô"...

O ideal é, pois, usar a conta do Google (basta só criar uma conta, o que é gratuito): quase toda a gente, hoje em dia, tem um endereço de @gmail, por exemplo...

Os comentários dão mais vida, mais pica, mais cor, mais graça, mas também mais pluralismo, mais participação, mais autenticidade, mais verdade,  mais representatividade, ao nosso blogue!... 

E são a prova de que estamos vivos e somos capazes de conviver com as as memórias, as nossas emoções, as nossas contradições, os nossos lutos, os nossos fantasmas, as nossas limitações de informação e conhecimento, etc.!... 

O comentário não precisa de ser extenso e muito elaborado: às vezes basta uma linha, duas, três linhas; 
  • "Gosto do que escreveste";
  • "Concordo em grande parte";
  • "Também passei por isso";
  • "Olha, nunca vi, nem nunca ouvi falar";
  • "Respeito a tua opinião mas não concordo"...

É bom recordar que há um limite de cerca de 4 mil carateres, incluindo espaços, por comentário, qualquer coisa como cerca de página e meia de texto, em formato A4; mas podem desdobrar-se os comentários,  publicando-se uma primeira parte e depois a continuação.De qualquer modo, o Blogger dá essa indicaão quando se excede o limite de carateres.

Por outro lado, uma parte desses comentários pode dar (e tem dado) origem a postes, por iniciativa em geral dos editores mas também, nalguns casos, por sugestão dos autores.

Por outro lado, alguns camaradas nossos continuam a queixar-se de perderem, às vezes, extensos comentários, certamente por terem tocado numa tecla errada... Nestes casos, é preferível escrever o texto, mais extensos,  em
 word, à parte e no fim, fazer "copy & paste"..

É mais seguro. 

Excecionalmente, pode haver um ou outro comentário que não é publicado, mas não se perde, indo parar à caixa do Spam. E nesse caso pode ser recuperado pelos editores. Neste momento não temos uma única mensagem deste tipo!

A caminho de meados do primeiro mês do ano, fazemos os votos para que os nossos leitores continuem a aparecer a comentar os nossos postes. E quem aparecer será sempre bem vindo, desde que dê a cara... e respeite as nossas regras de bom convívio...  

Os autores (e os editores) são os primeiros a agradecer o interesse dos comentadores. Ao fim destes anos todos antigimos os 100 mil comentários, o que é obra!
___________

Nota do editor:

(*) Último poste da série > 12 de janeiro de 2024 > Guiné 61/74 - P25060: O nosso blogue em números (91): Temos esperança que a Guiné-Bissau ultrapasse a China em 2024,... pelo menos em número de visualizações de páginas do nosso blogue!

4 comentários:

Anónimo disse...

Meus caros Editores: “Enquanto houver ventos e mar eu vou continuar”
Ainda há muito caminho para andar. Bem hajam pelo excelente trabalho em prol dos ex combatentes e suas famílias. O meu muito obrigado
Um grande abraço.
Joaquim Costa

Joaquim Luis Fernandes disse...

Antes de mais, os meus agradecimentos ao criador do Blogue/Administrador/Editores e Colaboradores, pelo trabalho e dedicação desenvolvidos ao longo dos anos, e que os resultados evidenciam, frutos da competência e generosidade demonstrados. Muito obrigado.

Depois, incentivar à sua continuação, enquanto a saúde e as forças o permitirem.
Nem sempre fui um assíduo leitor e comentador, mesmo tendo chegado já tarde, a meio do percurso, por causas que não cabe aqui e agora explanar.
Nesta fase, estou a seguir o Blogue com vivo interesse.

Vamos seguir em frente e continuar, dentro das nossas possibilidades, até onde a saúde e a vida o permitirem.

Abraços cordiais
JLFernandes

João Rodrigues Lobo disse...

Bom dia, 100.000 comentários é obra, como diz o editor, mas o que realmente é obra é o Blog e o trabalho e dedicação dos editores. No Blog lembra-se, ou melhor, também se faz História.
Continuem com força.
Grande abraço.

Valdemar Silva disse...

Enquanto eu tiver ar
Vou continuar
A escrever e sonhar
Pra na mesa não faltar
O meu lugar por ocupar.

O com vocês vamos continuar

Obrigado e saúde da boa
Valdemar Queiroz