Lisboa > Mosteiro de São Vicente de Fora > Fábulas de La Fontaine > 24 de maio de 2024 > Este antigo mosteiro é um dos sítios mais deslumbrantes de Lisboa, com uma coleção única no mundo inteiro, de 38 painéis de azulejos, ilustrando outras tantas fábulas de La Fonatine (das 200 que o autor escreveu para educação do príncipe). Uma delas é sobre os médicos.
Fotos (e legenda): © Lu7ís Graça (2024).Todos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
2. Camarada, amigo, simples leitor: Podes escrever no final de cada poste um comentário, uma informação adicional, um reparo, uma crítica, uma pergunta, uma observação, uma sugestão... (De preferência sem erros nem abreviaturas; evitar também as frases em maiúsculas ou caixa alta).
Basta, para isso, apontares o ponteiro do rato para o link Comentários, que aparece no fim de cada texto (ou poste), a seguir à indicação de Postado por Fulano Tal [Editor] at [hora], e clicares...
3. Tens uma "caixa" para escrever o teu comentário que será publicado, após apreciação de um dos editores. Infelizmente, e ao fim de 20 anos, tivemos que reintroduzir, temporariamente, a moderação ou triagem..
Se tiveres uma conta no Google deves usar essa identificação. Mas também podes entrar como "anónimo": é obrigatório no final da mensagem pôr o teu nome, e facultativamente a localidade onde vives; sendo ex-combatente do ultramar, podes indicar o Teatro de Operações onde estiveste, local ou locais, posto e unidade a que pertenceste.
4. Escreve com total liberdade e inteira responsabilidade, o que significa respeitar as boas regras de convívio que estão em vigor entre nós: por exemplo,
(i) não nos insultamos uns aos outros;
(ii) não usamos, em público, a 'linguagem de caserna';
(iii) somos capazes de conviver, civilizadamente, com as nossas diferenças (políticas, ideológicas, filosóficas, culturais, étnicas, estéticas, etc.);
(iv) somos capazes de lidar e de resolver conflitos 'sem puxar da G3';
(v) todos os camaradas têm direito ao bom nome, à privacidade, à proteção dos seus dados pessoais (incluindo o nome completo, a morada, o nº de telemóvel, o email, etc.);
(vi) não trazemos a "actualidade política" para o blogue, etc.
Os editores reservam-se, naturalmente, o direito de eliminar, "a posteriori", rápida e decididamente, todo e qualquer comentário que violar as normas legais (incluindo as do nosso servidor, Blogger/Google), bem como as nossas regras de bom senso e bom gosto que devem vigorar entre pessoas adultas e responsáveis, a começar pelos comentários ANÓNIMOS (por favor, põe sempre o teu nome e apelido por baixo), incluindo mensagens com:
(i) conteúdo racista, xenófobo, sexista, homofóbico, pornográfico, etc.;
(ii) carácter difamatório;
(iii) tom intimidatório ou provocatório;
(iv) acusações de natureza criminal;
(v) apelo à violência, física e/ou verbal;
(vi) linguagem inapropriada;
(vii) SPAM, publicidade comercial ou propaganda claramente político-ideológica, ou de cariz partidário;
(viii) comunicações do foro privado, sem autorização de uma das partes.
Excecionalmente, alguns comentários poderão transformar-se em postes se houver interesse mútuo (do autor e dos editores).
Os editores, 13 de setembro de 2024,
____________Último poste da série > 9 de março de 2024 > Guiné 61/74 - P25253: O nosso livro de estilo (15): O que nós (não) somos... em dez pontos!... (De tempos a tempos convém lembrar, mais agora que chegamos aos 20 anos!)
5 comentários:
Não vem a propósito.
Ontem tive uma visita a minha casa de uma pessoa inesperada.
Tratou-se do jovem Yssufi Baldé, filho do nosso amigo guineense Cherno Baldé.
Ele mora, não monte longe de minha casa, e ligou-me via whatsapp para me conhecer e cumprimentar.
Achei haver muita simpatia por parte dele e convidei-o para vir a minha casa, e assim
aconteceu no Domingo.
Tivemos uma tarde com vários conversas das nossas vidas que não faltou falar
sobre a Guiné e dos tempos da guerra na Guiné.
Uma grande desilusão da minha parte foi não ter sequer uma bebida refrigerante
ou outra coisa para o lanche para lhe oferecer.
Ficará para nova oportunidade.
Já não estava habituado à calma, com que sempre os nossos soldados fulas nos
tratavam, sem se quer alterar o tom de voz.
faltou assinar o comentário
Valdemar Queiroz
queria dizer Yussuf Baldé
Valdemar Queiroz
Lembrar as normas, tão óbvias que até me parecem dispensáveis, é sempre útil, sobretudo para os mais distraídos. Na verdade, as normas do blog, poderiam resumir-se a uma só palavra: respeito. Respeito pelas diferenças de coloração da epiderme, da confissão religiosa, do clube e da opção partidária, porque passámos todos pela mesma condição de soldados nos territórios de África.
Carvalho de Mampatá
Eduardo Estrela (by email) quarta, 18/09/2024, 12:43
Bom dia Luís!!
Li atentamente o mail que enviaste na manhã de hoje a propósito da questão da "moderação" de comentários.
Subscrevo a tua preocupação relativamente a essa matéria, pois acima de tudo há que respeitar aquilo que , sendo iguais, nos torna diferentes.
Aproveito para te dizer que ao próximo congresso de amizade da Tabanca da Linha, vai comparecer uma delegação do sul composta por seis camaradas, aos quais se vai juntar um outro que vive em Vale de Milhaços.
O Manuel Resende já nos considerou aceites para o momento.
Continuação de boa safra , muita saúde e abraço fraterno.
Eduardo Estrela
Enviar um comentário