sexta-feira, 6 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23236: Notas de leitura (1443): Comandante Hussi, por Jorge Araújo e ilustrações de Pedro Sousa Pereira, a história do menino-soldado que não perdeu a capacidade de sonhar, é edição do Clube do Autor, 2011 (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 22 de Julho de 2019:

Queridos amigos,
Há livros que merecem uma regular revisitação, não só por terem consagração pública, por constituírem peças literárias do melhor cristal, mas porque nos transportam a vivências que guardamos para toda a vida, nós, que conhecemos os malefícios da guerra a par de uma camaradagem partilhada como em nenhum outro cenário da vida. Jorge Araújo maquinou com base num acontecimento real, o menino Hussi, um menino-estafeta que correu todos os riscos naquele demencial conflito político-militar que abanou pelos alicerces a Guiné entre 1998 e 1999, uma história de encantar em que um objeto, uma bicicleta, ocupa um lugar central, pois é uma bicicleta que fala, pintada de lama e com os raios das rodas a contorcerem-se de dor. Mensagem de ternura num mundo em que coisas tão simples fascinam uma criança incansável por reencontrar aquela bicicleta com que irá pedalar até à eternidade. Pois se convida o leitor a tonificar-se com este perdurável "Comandante Hussi".

Um abraço do
Mário


Revisitar uma obra-prima da literatura luso-guineense: Comandante Hussi[1]

Beja Santos

O jornalista José Vegar, no posfácio desta obra prodigiosa, questiona se o leitor se deslumbrou com uma história para crianças que é uma crónica de guerra para leitura dos adultos de hoje, ou uma crónica adulta de guerra esmagada por uma luminosidade só para crianças. A máquina literária de Jorge Araújo, reforçada pelas belas ilustrações de Pedro Sousa Pereira, é de um tratamento alegórico em torno de uma bicicleta que conversa com o seu dono, bicicleta temida por um feiticeiro que influi numa terrível decisão de um tirano que é o Comandante Trovão que manda destruir todas as bicicletas do país tal como Herodes mandou matar as crianças.

É tudo alegoria naquela Guiné-Bissau que vai viver um conflito sangrento que se prolongou de 1998 a 1999, deixando o país mais comatoso. Hussi é um membro da família Sissé, a residir em Porto dos Batuquinhos, na margem de um rio que a seca engoliu. É tudo pobre, mais do que elementar, mas muito rico em convivência. Pobre porque a casa tem paredes de cartão, uma alcatifa de terra batida, as camas são esteiras, a cozinha não passava de meia dúzia de pedras calcinadas e a casa de banho um buraco aberto no quintal. A única mobília era o calendário de Nossa Senhora de Fátima. Tudo paupérrimo, mas tudo nobre na vida de relação, ali vive Hussi com Abdelei Sissé, o pai herói, Dona Geca, os três irmãos de nome Totonito, Tuasab e Doskas. “Viviam felizes, porque a felicidade também se faz de pequenos nadas. Um sorriso, uma palavra de conforto, uma mão de arroz para embalar o estômago, um pedaço de pano para embrulhar o corpo”. Convém que o leitor não se esqueça que está a ler um livro único, aquela petizada adora jogar à bola, o senhor do apito era o brigadeiro Raio de Sol, um velho militar na reserva.

Naquele dia não apareceu, todos estranharam. Como tudo decorre sob o manto diáfano da fantasia, temos que adivinhar quem era o brigadeiro Raio de Sol, diz o autor que era mais alto do que uma girafa, mais magro do que um antílope. “Porte altivo, olhar intenso, sorriso discreto, carnes secas e barba cor de marfim”. Homem recatado, como Catão, entregue à semeadura e às leituras. Viu tanto despotismo, tanta criança com a barriga em forma de balão, tanto desemprego, tanta falência quanto aos ideais por que tinha lutado, que um dia se lançou na Guerra do Balão. Instalou-se o caos, caia ferro e fogo sobre a cidade do asfalto, o pai de Hussi mandou a família para a terra dos antepassados, ele foi combater com a gente do brigadeiro Raio de Sol, a Hussi foi recusado levar a bicicleta, ele teve que a esconder, enterrou-a, mas antes encetou com ela uma certa conversa:
- Mal a guerra acabar, venho buscar-te.
- Prometes?
- Prometo – respondeu Hussi, enquanto deitava mais uma pazada de terra e cruzava os dedos atrás das costas, para dar sorte.
A bicicleta podia finalmente hibernar descansada. Sabia que Hussi era um menino de palavra. Que não ficaria enterrada até ao final dos tempos.
- Vai com Deus – disse com a voz empoeirada de emoção.


Está na altura de dizer ao leitor que Hussi é de carne e osso, será a mascote dos rebeldes capitaneados pelo brigadeiro Ansumane Mané, foi descoberto pelos jornalistas, exatamente com aquela faixa tricolor com as cores da França, que ele apanhou no rescaldo da derrota do Comandante Trovão, quando todos os mercenários, os aguentas e os adeptos do tirano deram às de vila Diogo. Hussi foge da aldeia dos antepassados, põe-se ao serviço da rebelião. Como não há história para crianças sem passos de mágica e clarões de fantasia, o Comandante Trovão não é somente um déspota sanguinário que mata a torto e a direito os seus próprios sequazes, é supersticioso, acredita piamente nos vaticínios e predições do professor Bambara, “uma criatura minúscula, roliça, óculos de lentes espessas que nem fundo de garrafa, colar de conchas à volta do pescoço”. É ele quem faz saber que os revoltosos possuem uma arma secreta, uma bicicleta mágica, furioso, o tirano exige ver essa bicicleta viva ou morta, à cautela arranjou-se uma bicicleta qualquer e levou-se o selim ao Comandante Trovão, sobre uma bandeja de prata. Em boa hora, a feitiçaria entrou neste conto de fadas cheio de gente de carne e osso. Hussi teve notícia da morte de uma bicicleta, pediu ajuda a uma força expedicionária, encontrou a casa destruída e nem rasto da bicicleta, chorou amargamente. É nisto que vai ocorrer o dia do assalto final. O Comandante Trovão pediu ao professor Bambara que o transformasse em mosca-tsé-tsé. O professor preparou umas mezinhas à base de asas de morcego e olhos de cobra, o Comandante Trovão nunca mais foi visto em carne e osso. Dá-se o assalto final, Hussi anda feliz entre os vencedores. Hussi só sonha em voltar a ver a sua bicicleta.

E toda esta história ternurenta com tantos adultos em conflito, levam a que este menino, que gosta do Luís Figo, volte às ruínas da sua casa. É um momento de encanto, para adultos e crianças:
“Foi então que teve uma visão. O talismã – que colocara sobre as cinzas, para proteger a bicicleta na altura da fuga, e que desaparecera quando regressou a Porto dos Batuquinhos com Capacete de Ferro, a fim de confirmar o infortúnio – repousava por ali. Lágrimas de esperança iluminaram-lhe o rosto. Desatou a cavar, as mãos entranhadas na terra avermelhada, desatou a cavar, as mãos à procura do seu tesouro valioso, desatou a cavar, o buraco cada vez mais profundo, desatou a cavar, e nada, nada de bicicleta, nem mesmo um parafuso de consolação.
- Está frio. – Uma voz ecoou das profundezas da terra.
Hussi não prestou muita atenção, estava demasiado concentrado na sua tarefa.
- Agora está morno. – O mesmo ruído de fundo, só que mais audível.
Hussi continuou a busca. A cavar com as mãos cada vez mais avermelhadas, as entranhas da terra cada vez mais esburacadas.
- Está quente, a arder.
Os dedos tropeçaram num objeto metálico, de contornos indefinidos. Bastou, porém, um pequeno movimento do polegar para compreender que o seu tesouro mais valioso estava são e salvo. Todo pintado de lama, os pedais amputados, o selim desengonçado, os raios das rodas a contorcerem-se de alegria. A sua bicicleta estava suja e abandonada. Mas era a sua bicicleta.”


É conto de fadas, é máquina literária ternurenta, de água cristalina, só podia acabar assim:
“Hussi e a sua bicicleta ainda tinham muito que falar. Era toda uma guerra para partilhar. Algumas coisas boas, muito más. À luz do dia, olhos nos olhos, sem transmissão de pensamento. Hussi limpou o retrovisor com o seu velho lenço amarelado, sacudiu o pó que asfixiava o cachecol do Barcelona, colocou a fitinha tricolor do outro lado do guiador, ajustou os pedais com a sola das sandálias. Quando se sentou no selim, sentiu-se outra vez dono do mundo. E os dois pedalaram para a eternidade”.

Comandante Hussi, por Jorge Araújo e ilustrações de Pedro Sousa Pereira, a história do menino-soldado que não perdeu a capacidade de sonhar, é edição do Clube do Autor, 2011. De leitura obrigatória.


Fotografia de João Francisco Vilhena no semanário “O Independente”, maio de 1999.
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Notas do editor

[1] - Vd. poste de 24 DE SETEMBRO DE 2012 > Guiné 63/74 - P10428: Notas de leitura (409): "Comandante Hussi", de Jorge Araújo (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 2 DE MAIO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23220: Notas de leitura (1442): "Pedaços de Vidas", por Angelino Santos Silva; Mosaico de Palavras, 2010 (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P23235: 18º aniversário do nosso blogue (12): Entrevista com Leopoldo Senghor, ao "Jeune Afrique", n.º 701, de 15/6/1974, sobre os seus contactos com o gen Spínola e com o PAIGC, reproduzida, em português, no Boletim do MFA, Bissau, n.º 2, 17/6/1974 (Victor Costa, ex-fur mil at inf, CCAÇ 4541/72, Safim, 1974)


Leopoldo Senghor, presidente da República do Senegal, 
entre 1960 e 1980. 



1. O nosso camarada Victor Costa, ex-fur mil at inf, Victor Costa,  mandou-nos este "recorte de imprensa", que reproduzimos abaixo. Trata-se de uma entrevista dada pelo então presidente da República do Senegal (o primeiro, entre 1960-1980), poeta, teórico da negritude, panafricanista e profundamente francófono Léopold Sédar Senghor (1906-2001) ao influente jornal "Jeune Afrique", n.º 701, de 15 de junho de 1974, traduzida e reproduzida no Boletim do MFA, Bissau, n.º 2, de 17 de junho de 1974, ou seja, dois dias depois. 

O jornalista, que entrevista o Leopoldo Senghor, é Jean-Pierre N' Diaye. Em 13 de março de 1975, Senghor (apelido paterno, para uns corruptela da palavra portuguesa "Senhor", para outros um apelido sererê, veja-se a o artigo em inglês na Wikipedia),  filho de pai sererê, rico comerciante de amendoim, e filho de mãe de origem fula (a terceira esposa do pai),  é agraciado, em Portugal,  com o Grande Colar da Ordem Militar de Santiago da Espada. E em 1980 iria receber o Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Évora.  

Acrescente-se que o então semanário "Jeune Afrique", francófono, panafricano, tinha sido criado em Tunes, capital da Tunísia, em 1960.

Destaque

(...) É preciso nunca desesperar dos homens e jamais confundir o povo com o seu governo. Eu tive sempre um  grande afecto e  admiração pelo povo português. Sabe que o meu nome é português, que provavelmente tenho uma gota de sangue português, que os meus antepassados eram da Guiné-Bissau; e é a razão pela qual estive sempre atento a tudo o que era português. (...)

(...) Penso que é do interesse do povo português e do interesse dos povos da Guiné-Bissau,  Angola e Moçambique,  guardar laços com Portugal depois da sua independência. (...)











Entrevista do presidente da República do Senegal, Leopoldo Sédar Senghor, ao semanário "Jeune Afrique", n.º 701, de 15 de junho de 1974, traduzido e reproduzido no Boletim do MFA, Bissau, n.º 2, de 17 de junho de 1974 (dois dias depois). 

Vamos associar este documento à celebração do 18º aniversário do nosso blogue (nascido em 23 de abril de 2004) (**). Obrigado, Victor Costa,
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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 6 de maio de 2022 > Guiné 61/74 - P23234: (In)citações (205): O general Spínola, a guerra e a paz (Victor Costa, ex-fur mil, at inf, CCAÇ 4541/72, Safim, 1974)

(**) Último poste da série > 4 de maio de 2022 > Guiné 61/74 - P23226: 18º aniversário do nosso blogue (11): O enviado especial do "Diário de Lisboa", Avelino Rodrigues, em julho de 1972, no CTIG: uma "crónica imperfeita" em quatro artigos - IV (e última) Parte: 31 de agosto de 1972: "Spínola: Infelizmente ainda tenho que dar tiros, mas a guerra não se ganha aos tiros"... Mas o pior será quando a guerra acabar, conclui o Avelino Rodrigues...

Guiné 61/74 - P23234: (In)citações (205): O general Spínola, a guerra e a paz (Victor Costa, ex-fur mil, At Inf, CCAÇ 4541/72, Safim, 1974)


Guiné > Sector de Bissau > Safim > CCAÇ 4541/72 (Caboxanque, Jemberém, Cadique, Cufar e Safim, 1972/74) > Maio de 1974 >  Eu e a minha lavadeira e a sua famíla. Foto de que lhe ofereci uma cópia.

Foto (e legenda): © Viictor Costa (2022). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do nosso camarada Victor Costa, ex-Fur Mil At Inf, CCAÇ 4541/72 (Safim, 1974), natural da Figueira da Foz, e membro nº 855 da Tabanca Grande :

Data - terça, 3/05/2022, 19:48
Assunto - O General Spinola, a Guerra e a "Psicola", na Guiné

Amigos e Camaradas da Guiné,

Quando cheguei à Guiné, o General Spínola já não estava no Comando do Território, no entanto o seu nome era citado frequentemente com opiniões a favor ou contra. Foi um personagem que mexeu com todos e não deixava ninguém indiferente.

Passei a conhecer e admirar Spínola a partir de uma entrevista dada por Leopoldo Sedar Senghor em 15 de Junho de 1974.

Para mim, fosse ele de esquerda ou de direita, era pouco importante, considerava-o um grande guerreiro, que procurou a paz para a Guiné e dava muita importância à Acção Psicológica e à vantagem militar para dar início às negociações de paz numa posição de força, mas não tinha habilidade para a política.

Na CCaç 4541/72 era frequente os "Velhos" falarem da "Psícola" do Gen. Spínola. Tratava-se de ele oferecer prendas a um Homem Grande, onde constavam um rádio de 6 transistores, uma camisa garrida e uns óculos escuros.

Como eu tinha vindo do Leste da Guiné,  nunca tive oportunidade de ver estas acções, mas o que sei é que ele dava muita importância às condições físicas e mentais da tropa e ao exercício da Acção Psicológica e utilizava tudo para conseguir um bom relacionamento com as populações locais.

Eu acabei por receber essa influência dos "Velhos", não ofereci óculos escuros, que era visto duma forma depreciativa, porque talvez o exemplo não fosse o melhor, mas também utilizei a "Psícola", chegando a brindar a minha lavadeira e família com uma fotografia conjunta. 

Na guerra devemos sempre manter boas relações com a população porque nas patrulhas podemos vir a precisar, eu próprio verifiquei isso e não custa nada procurar evitar atritos, que nos possam trazer desvantagem no futuro.

Penso que seria uma mais-valia os camaradas lerem a entrevista republicada no Boletim Informativo n.º 2 do MFA,  de 17 de Junho (de «Jeune Afrique»,  n.º 701 de 15 de Jun 74) nomeadamente a opinião do Representante do IN (PAIGC), o Presidente do Senegal Leopoldo Sédar Senghor, "O meu papel acabou", sobre o que ele pensava do General Spínola e a descolonização da Guiné.

Não pretendo fazer nenhuma crítica sobre outras formas de ver estas questões mas apenas emitir a minha opinião. Mas lembro que por vezes agarramo-nos a preconceitos, não vamos ao fundo da questão, não vemos o personagem na globalidade e acabamos a desvalorizar os valores do nosso País, em detrimento de outros. 

Por isso continuo a admirar Spínola e a dar valor aos nossos, porque se não o fizermos, quem o irá fazer? (*)

Segue em anexo a fotografia e o texto da entrevista. (**)

Um abraço do Victor Costa
Fur Mil At Inf
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Notas do editor:

(*) Último poste da série > 24 de abril de  2022 > Guiné 61/74 - P23196: (In)citações (204): As comemorações do dia 25 de Abril de 1974 (Victor Costa, ex-Fur Mil Inf)

(**) A publicar, num outro poste, na série "18º aniversário do nosso blogue"

Guiné 61/74 - P23233: Agenda cultural (810): Lançamentos do livro "Atualizar a História", por Paulo M. Dias e Roger Lee de Jesus, nos dias 12; 17; 20 e 21 de Maio, conforme Convite que se publica

C O N V I T E


Estará a História desatualizada?

Paulo M. Dias e Roger Lee de Jesus, historiadores e criadores do podcast Falando de História, respondem que sim a esta questão no livro "Atualizar a História" que as edições Desassossego apresentam para a semana.

Se considerarmos a História como conhecimento histórico, como resultado do estudo e da investigação sobre o passado. A análise de novas fontes, perspetivas e abordagens permite redefinir o conhecimento que temos, apesar de muitos mitos e ideias da História de Portugal continuarem a ser repetidos e permanecerem no imaginário popular.

Neste sentido, o objetivo deste livro é o de atualizar muitas destas ideias, desmontando, dentro do possível, alguns destes mitos. Tomando por base 29 temas da História de Portugal, desde Viriato até ao legado da memória do império colonial, 28 autores procuraram redefinir aquilo que sabemos sobre estes assuntos.



PAULO M. DIAS é licenciado em História (2013) e mestre em História Moderna e dos Descobrimentos (2015) pela NOVA FCSH. A sua dissertação de mestrado, A conquista de Arzila pelos Portugueses

– 1471, venceu ex aequo o Prémio Defesa Nacional (2016) atribuído pela Comissão Portuguesa de História Militar. É atualmente investigador do IEM – Instituto de Estudos Medievais da NOVA FCSH, onde desenvolve o seu projeto de Doutoramento. Entre as suas publicações destaca-se a História de Portugal (Verso da Kapa, 2016), escrita em coautoria.


ROGER LEE DE JESUS é doutorado em História pela Universidade de Coimbra. É investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura (UC) e do CHAM – Centro de Humanidades (FCSH-NOVA/UAç). Tem desenvolvido investigação sobre a construção do império português na Ásia (século XVI). Tem publicado diversos artigos na área e coeditou as obras Finanças, economia e instituições no Portugal Moderno (séculos XVI-XVIII) (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019) e The First World Empire. Portugal, War and MilitaryRevolution (Routledge, 2021). O interesse pela divulgação histórica junto do grande público levou-os à criação do podcast Falando de História.

Margarida Damião

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Nota do editor

Último poste da série de5 DE MAIO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23232: Agenda cultural (809): "Aprendiz de Mágico" (Lisboa, Astrolábio, 2022, 264 pp.), de António Mário Leitão: sessão de lançamento, sábado, 7 de maio, 17h30, auditório da CM Ponte de Lima

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23232: Agenda cultural (809): "Aprendiz de Mágico" (Lisboa, Astrolábio, 2022, 264 pp.), de António Mário Leitão: sessão de lançamento, sábado, 7 de maio, 17h30, auditório da CM Ponte de Lima

 

Convite do autor e da editora: lançamento do último livro do nosso camarada Mário Leitão. É uma autobiografia parcialmente ficcionada, editada pela Astrolábio  / Grupo Editorial Atântico. Preço de capa: 12 euros | ebook: 5 euros.



Mário Leitão

1.  O António] Mário Leitão é um limiano, nascido em 1949,  que toca "sete instrumentos" e tem "muitas vidas". Além de marido, pai e avô, terno, extremoso, babado, é ou foi: 

(i)  fur mil na Farmácia Militar de Luanda, Delegação n.º 11 do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos (LMPQF), 1971 a 1973;
 
(ii) membro da nossa Tabanca Grande, o nº 741,  desde 12/4/2017; 

(iii) com 36 referências no nosso blogue; 

(iv) licenciado em farmácia pela Universidade do Porto,  antigo director técnico da Farmácia Lopes, em Barroselas, Viana do Castelo, hoje  reformado, tendo leccionado também na Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo ; 

(v) piloto civil (com mais de 300 horas de voo), patrão de alto-mar e instrutor de mergulho;

 (vi) autarca, cidadão empenhado, ambientalista,  dirigente associativo,  com vasta colaboração na imprensa; 

(vii) escritor, membro da Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima, membro da Associação Portuguesa de Escritores, autor dos seguintes livros:

  • "Aprendiz Mágico" (Lisboa,  Astrolábio, 2022, 264 pp.)
  • “Heróis Limianos da Guerra do Ultramar”(Ponta de Lima, ed. autor, 2018, 272 pp.);
  • "História do Dia do Combatente Limiano"  (Ponte de Lina, ed. autor, 2017)
  • "Biodiversidade das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d´Arcos"  (Ponte de Lima: Lions Clube de Ponte de Lima, 2012, 295 pp. e mais de 500 fotografias).
 Participou ainda no XI volume da obra "Guerra Colonial - a História na primeira pessoa" (QUIDNOVI, 2011 a pág. 18 a 28), com o artigo "A farmácia militar".

2. Sinopse do livro "Aprendiz de mágico"

Aprendiz de Mágico é um parque de diversões de géneros literários: biografia, crónica, romance fantástico e até qualquer coisa de novela de cavalaria.

Em abono deste último género, fique o leitor a saber que o Mago Merlin teve no século passado uma filha no Alto Minho, de seu nome Rosa Carriça. Apesar de tão remota ascendência, era uma mulher muito à frente do seu tempo, possuidora de poderosos conhecimentos iniciáticos sobre o poder das plantas e dos minerais.

Em lugar de uma espada, confiou às mãos do afilhado, na véspera de este partir para a guerra, um saco de cristais muito brilhantes.


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Nota do editor:

Guiné 61/74 - P23231: Álbum fotográfico de João Alves, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 5 (Canjadude, 1970/72) (Parte I)

Relembrando a mensagem de apresentação do nosso camarada de armas, João Alves, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 5 (Canjadude, 1970/72), com data de 24 de Abril de 2022:[1]

Caros camaradas
Antes de mais uma saudação especial para todos os que foram membros da mesma missão, seja em que local tivesse sido, um forte e fraterno abraço.
Anexo um pequeno texto com algumas fotos que achei interessantes.
Se entenderem podem anular as que acharem inconvenientes.
Quanto aos elementos que compõem as fotos, tenho a certeza que não se opõem ao facto.
Estou ao dispor do grupo para o que for necessário, pois infelizmente tenho bastante que contar, apenas necessito de tempo.

Sem mais de momento, forte e fraterno abraço para todos.
João Alves

Foto n.º 1 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > De Sargento de Dia
Foto n.º 2 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > O que sobrou de um Unimog depois de accionar uma mina anticarro em 3 de Agosto de 1972.
Foto n.º 3 > Guiné > Região de Gabu > De folga do serviço em Nova Lamego. Da esquerda para a direita: eu, o Alf Mil Martins e o Fur Mil Germano Penha.
Foto n.º 4 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > A chegada sempre agitada ao aquartelamento
Foto n.º 5 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > Junto ao meu abrigo
Foto n.º 6 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > Momento de lazer no Bar de Oficiais e Sargentos. Sentados: Fur Mil Germano Penha, Cap Arnaldo Costeira, um casal de sargentos que não me lembro o nome e o Fur Mil Moreira. De pé: Fur Mil Ramos (infelizmente já falecido) e eu.
Foto n.º 7 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > Eu e o Fur Mil de Transmissões num momento de diversão. Em primeiro plano o Fur Mil Ramos, já falecido. Agachados: Fur Mil Amanuense José Perestrelo, eu e Fur Mil Alberto Antunes.
Foto n.º 8 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > Mais um momento de repouso no bar: Alf Mil Manuel Neves, eu, Fur Mil Germano Penha e o Fur Mil Vaguemestre Vítor Caldeira.
Foto n.º 9 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > Reunião de convívio. De frente: o Perestrelo, eu, o Fur Mil Alberto Caetano, o Alf Mil Martins e o saudoso Fur Mil Ramos. O Cap Costeira parecia desconfiado. Também de costas, salvo erro, o Fur Mil Penha, o Fur Mil Mec Auto Eduardo Melgueira e outro camarada que não consigo identificar.
Foto n.º 10 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > Todos éramos amigos, civis e militares. Em baixo à direita o Alferes Miliciano Pedro Lamy.
Foto n.º 11 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude  > O Ramadão em Canjadude no ano 1972
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Nota do editor

[1] - Vd. poste de 26 DE ABRIL DE 2022 > Guiné 61/74 - P23202: Tabanca Grande (533): João da Silva Alves, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 5 (Canjadude, 1970/72). Senta-se à sombra do nosso poilão no lugar n.º 860

Guiné 61/74 - P23230: Bom dia desde Bissau (Patrício Ribeiro) (22): Em Nova Vizela (topónimo criado por Spínola, cidadão honorário de Vizela), hoje Embunhe, na região do Oio, onde existem viveiros estatais de árvores autóctones

 




Guiné-Bissau > Região do Oío > Nova Vizela, na estrada entre Bissorã e Mansoa, hoje Embunhe (mas a placa ainda lá está)  >  12 de abril de 2022 > Viveiros florestais estatais.

Fotos (e legenda): © Patrício Ribeiro (2022). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




1. O Ribeiro Patrício, nosso correspondente em Bissau, e que conhece a Guiné de lés a lés,  mandou-nos estas três fotos de "viveiros de árvores do Estado. De árvores autóctones. Em Nova Vizela...agora a tabanca tem o nome de Embunhe".


Nunca tinha ouvido falar em Nova Vizela / Embunhe. Encontrámos uma página no Facebook, a dos Filhos e Amigos de Embunhe (FAE), "Danfa-Mara", um grupo público...Há uma ONGD espanhola que lá trabalha (Bosque y Comunidad, com sede em Córdova).

Mas como havia, no nosso tempo, terras com nomes portugueses (Nova Lamego, Nova Sintra, Aldeia Formosa, etc.), porque não também Nova Vizela ?

Encontrei a explicação para topónimo que não chegou a ser grafado pelos bravos cartógrafos portugueses  dos anos 50/60: em 1972, "o General António Spínola, Governador da Guiné Portuguesa, foi  elevado a Cidadão Honorário de Vizela" (sic), depois de ter prometido,  às juntas daquela  então vila, "o nome de Nova Vizela" (sic),  para uma vila da Guiné o que veio a acontecer naquela antiga província ultramarina" (Fonte: Digital de Vizela, 12 de março de 2011). 

Recorde.se que a luta pela restauração do concelho de Vizela já vinha de 1964, e prolongar.se-ia até 1998,  o ano em que Vizela  voltou a ser concelho quase 600 anos depois..."O município foi restaurado em 19 de Março de 1998 por desmembramento de 5 freguesias de Guimarães, 1 de Lousada e 1 de Felgueiras, sendo na mesma ocasião a sua sede elevada ao estatuto de cidade."

Spínola, cujas ligações a Vizela eu desconhecia, acabou por ser uma aliado de peso nesta luta que deu brado na época, incendiando paixões bairristas...  Vizela tem hoje cerca de 24 mil habitantes

Desconhecemos se a tabanca de Embunhe / Nova Vizela está  geminada com a cidade de Vizela. Mas lemos no Digital de Vizela, em notícia de 14 de abril de 2019, que "o Presidente da Câmara de Vizela anunciou ontem no Dia do Combatente que o Município de Vizela tenciona visitar a província ultramarina (sic) que detém o nome de Nova Vizela desde a era Spínola à frente das forças militares naquela antiga colónia."

E mais acrescentava aquela fonte: "Segundo Victor Hugo terá de haver uma preparação minuciosa 'de forma a que essa visita em reconhecimento aos soldados de Vizela que ali prestaram serviço militar seja bem ponderada considerando os níveis de segurança e algumas acções de solidariedade com o povo da Nova Vizela que pretendemos fazer chegar'"... Vizela tem um Núcleo da Liga de Combatentes muito ativo.

Na carta de Mansoa pode ver-se a localização de Embunhe (que foi Nova Vizela por pouco tempo), no lado esquerdo da estrada Mansoa-Bissorã.



Guiné > Região do Oio > Carta de Mansoa (1954) (Escala 1/50 mil) > Posição relativa de Mansoa e Bissorá... Mais perto de Bissorã, fica Embunhe (que no tempo de Spínola chegou a chamar-se Nova Vizela).

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2022)

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Nota do editor:

Último poste da série > 30 de abril de  2022 > Guiné 61/74 - P23215: Bom dia desde Bissau (Patrício Ribeiro) (21): Notícias de Mansabá

Guiné 61/74 - P23229: Parabéns a você (2061): Joaquim Gomes Soares, ex-1.º Cabo At Inf da CCAÇ 2317/BCAÇ 2835 (Gandembel e Nova Lamego, 1968/69)

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Nota do editor

Último poste da série de 3 de Maio de 2022 > Guiné 61/74 - P23223: Parabéns a você (2060): Delfim Rodrigues, ex-1.º Cabo Aux. Enfermeiro da CCAV 3366/BCAV 3846 (Susana e Varela, 1971/73)

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23228: Agenda culural (808): "Margem Esquerda" (edição de autor, 2020, 343 pp), de Abílio Machado (ex-alf mil, adm militar, CCS/BART 2917, Bambadinca, 1970/72): Riba d'Ave (V. N. Famalicão) e as suas "geossociografias emocionais"


Capa do livro de Abílio Macahdo, "Margem Esquerda",  edição de autor, 2020, 343 pp. Capa  de Miguel Teixeira (Foto: mural evocativo dos 800 anos de História de Vila Nova de Famalicao, CM V.N. Famalicao, António Freitas). O livro, terminado em outubro de 2018,  foi lançado, por causa da pandemia de Covid-19, apenas em 10 de dezembro de 2021.


Dedicatória autografada: um homem de partilha de memórias e afetos... como são os amigos e camaradas da Guiné.



1.  O autor: Abílio Machado, o nosso "Bilocas" de Bambadinca, grande amigo dos velhinhos da CCAÇ 12 (1969/71) ; ex-alf mil, com a especialidade administração militar (contabilidade e secretariado), CCS / BART 2917, Bambadinca, 1970/72; passou pelo seminário e frequentou depois o curso de direito em Coimbra; foi delegado de informação médica, de 1973 a 2004; está reformado desde 2007; data desse ano a sua entrada a Tabanca Grande; tem cerca de duas dezenas de referências no nosso blogue; é também um dos fundadores do grupo musical "Toque de Caixa"; vive na Maia; estreou-se como escritor com  "Diário dos Caminhos de Santiago" (Porto, Edita-me, 2013, 358 pp. (*)



Lisboa > Centro Comercial Colombo > Loja FNAC > 12 de março de 2010 > Apresentação, ao vivo,. do novo CD ", "Cruzes Canhoro", do grupo musical "Toque de Caixa" Edição: Ocarina. 

Na foto, de pé, à esquerda, o porta-voz (e co-fundador) do grupo: Abílio Machado (que esteve connosco em Bambadinca, entre maio de 1970 e março de 1971; ex-Alf Mil, CCS / BART 2917, Bambadinca, 1970/72.. fizemos lá uma bela amizade...

A malta de Bambadinca apareceu em força na loja da FNAC: aqui o Machado troca impressões com ex-alf mil sapador Luis R. Moreira (DFA, reformado como professor do ensino secundário) e Júlio Campos, ex-fur mil sapador, ambos da CCS / BART 2917... O Júlio, de rendição individual, chegará a Bambadinca em março de 1971, quando a malta da CCAÇ 12 faziam as maltas, aguardando o respectivo periquito... Menos de dis meses seria expulso das fileiras do exército e do TO da Guiné o ex-alf mil capelão Arsénio Puim, de quem o Abílio Machado ficou um grande amigo para a vida.

Foto (e legenda): © Luís Graça (2010). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


2.  Em janeiro passado, recebi pelo correio, na minha casa da Lourinhã, esta bela prenda, o livro de um amigo e camarada que sempre muito estimei deste os tempos comuns em Bambadinca, na Guiné  (entre maio de 1970 e março de 1971). 

Confesso que só agora, em finais de abril passado, é que peguei no livro... Primeiro, e como sempre faço, uma leitura na vertical, um leitura mais pausada de um capítulo ou outro, que me chamou em particular a atenção, e depois devorei-o em dois ou três dias, ora à beira mar ora na cama à noite. E, claro, faço questão de lhe dedicar uma ou mais notas de leitura. Não hoje, mas quando regressar, daqui a duas semanas, do Hospital Ortopédico de Santana, na Parede, com um "joelho novo"...

O livro é, "grosso modo", um livro de memórias sobre  a vila de Riba d'Ave sua terra natal, a(s) sua(s) histórias, a(s) sua(s) gente(s)... Entre o pícaro, o sarcástico, o lírico,  o empático , o socioantropológico  e o historiográfico, o autor percorre  as geossociografias emocionais do seu passado e do passado dos seus antepassados, cingindo-se ao pequeno grande mundo que circula(va) entre a venda, o largo, o adro, a frábrica, mas também a infância, as crianças... e o futuro. Que a história não é feita só dos grandes nomes, e muito menos das grandes famílias que em três gerações dão cabo da fama, do património e do proveito. 

Obrigado, Bilocas, os ibéricos Padre António Vieira, Camilo Castelo Branco, José Saramago e  Manuel Vasquez Montalbán, no Olimpo dos Escritores, não se importarão de te lá ver um dia, em bicos de pés, não a pedir um autógrafo, mas a tentar falar com eles como par das letras, de igual para igual. Nunca é tarde para começar a escrever, e de ti se pode dizer que a tua vocação literária “tardia” (revelada em 2013 com as crónicas dos "Caminhos de Santiago") surge agora “amadurecida e consolidada" com esta "Margem Esquerda", de 2020).

Cmo me escreveste, em nota que reproduzo abaixo, "o título não engana e é malandro: o designer entendeu-lhe o espírito de rebeldia e atravessou-lhe Esquerdo por riba de Margem, como barco em desgoverno e arrastafo na enxurrada"...

Como  tu, também eu prezo a gratidão. Estou-te grato pelo prazer que me deste ao ler o teu livro, E este seguramente não vai parar à lareira ou à Feira da Ladra... LG (**)




3. Excertos de “Margem Esquerda”, escolhidos pelo autor e a qui reproduzidos como "prendida" para os leitores do nosso blogue;


Pág.s 90 e 91

- … A aldeia, o velho músico filosofava, o bigode revirado acentuava-lhe o ar de troça, tem seu mérito e seus heróis, mas não se endeusa nem os incensa, parece não se dar ao respeito, ri-se de si e dos seus, galhofa, não se leva a sério, melhor forma não há de se ter em boa conta; há outros , porém, importantes, de tão direitos e hirtos nem sombra deitam.

- Mas pior que eles, o velho operário põe sal na estória, ao tempo que fala solta pelas asas do nariz o fumo do cigarro, são os acólitos, sacristães de missas de que só escorropicham as galhetas, capatazes de um povo que mesmo se obedece não se submete – nervoso, sanguíneo, engasga-se, tosse.

- Uns faroleiros, é o que são todos, vaidade vácua…, conclui.

As estórias contadas na venda, no recato de quem se sente em terreno seu, rasgam a nu a pequenez de quem se julga grande.

Além da família, há na aldeia um grupo de ricos, proprietários, donos de quintas ou do que delas resta, mestres, encarregados, empregados ditos superiores. Caçadores e pescadores, batem os montes à cata de rolas e codornizes, os sabujos pilham lebres e coelhos, saem com os patrões a rios truteiros, ao Minho a fisgar salmão, as arcas, a abarrotar, ofereciam jantares opíparos, ceias babilónicas, consílio porém reservado a poucos, restrito a quem tenha algo de seu, herdado ou granjeado…

Destes, alguns, de baixo vieram; cuidando de esconder a origem, renegam pais e avós, calcam as raízes e o povo donde provêm, no afã de o esquecerem, sem temperança castigam nos operários tanto o descuido como a intenção, pensam a memória dos outros tão frouxa como a sua, julgam que a mando rijo melhor se obedece, olvidam que rei severo não é rei obedecido, este povo respeita os que se elevam da sua condição pelo senso e não pelo bordão, sempre se ouviu por aqui que manda mais a coroa que o ceptro.

A aldeia ri-se deles, inveja-os às vezes, pela fome que carrega na barriga e na alma, mas não se rebaixa nem os acolhe, tolera-os como mosca varejeira que o gado enxota com o rabo “.

- Pág. 223

… “ Cedo chegou à aldeia o cinema, na mesma garagem onde descansava a camioneta víamos nós as fitas que ela trazia, cada um aninhado no banco que sobraçávamos de casa.

Ajeitou-se depois lugar próprio, inda hoje lá está a casa, o Teatro de Santa Clara, onde a aldeia via cinema, - um dos que lá vi, os olhos arregalados até às orelhas, não mais o esqueço, foi o “ Fred na Montanha da Morte “ – e se levavam à cena os velhos, populares dramas da época.

Ao primeiro filme, agarrei a doença para a vida, verdade que nunca lhe busquei cura, ainda hoje lembro os filmes com que estrearam o cinema novo, junto à ponte, o Barão Aventureiro e Aloma, com Dorothy Lamour.

Eu próprio, já maduro, durante tempos, presidi à selecção dos filmes que à aldeia chegavam, as grandes epopeias, filmes históricos, o cinema italiano e francês.

O povo afeiçoou-se às fitas, acorria gente das freguesias vizinhas a ver os astros do cinema.

O Cardeal, quando recebia a féria, pagava bilhete de balcão, lá de cima, dizia, haveria de ver inteira a obra de Deus, a nudez capitosa de Gina Lollobrigida imersa em espuma no banho.

Outro, o Tamanca, turrão, domingos a fio no cinema, esperava, teimosamente esperava que o comboio que justo passava no instante em que Sophia Loren desnuda a Cary Grant o túrgido seio, esse comboio teimosamente pontual atrasasse os segundos precisos e lhe deixasse ver a esplêndida altivez daquilo 
que, na sua Balbina, era já decadência…”

Excertos de "Margem Esquerda", de Abílio Machado, edição de autor, 2020.  O livro pode ser adquirido através de pedido expresso ao autor, para já através do endereço de email do nosso blogue. 
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Notas do editor:

(*) Vd. postes de:

31 de agosto de 2015 > Guiné 63/74 - P15060: Notas de leitura (753): "Diário dos Caminhos de Santiago", do nosso camarada Abílio Machado, português e minhoto, com costela galega, ex-alf mil, CCS/BART 2917, Bambadinca, 1970/72... Um livro que nos ajuda a aprender a envelhecer de maneira saudável, ativa e produtiva... (Luís Graça)

(...) Já aqui temos falado do Abílio Machado, nosso camarada e amigo de Bambadinca (CCS / BART 2917, 1970/72). E sobretudo a propósito de música. Ele é um dos fundadores, em finais de 1985, na Maia, de um notável grupo musical, o Toque de Caixa, de que saíram, além de inúmeros espetáculos ao vivo,  dois CD,  Histórias do Som (1993) e  Cruzes, Canhoto (2010).


(...) O  seu gsto pela música, as suas excecionais qualidades humanas, o sentido da camaradagem, a afabilidade, o gosto pelo convívio, o "espírito coimbrão", a irrequietude intelectual... eu já os conhecida de Bambadinca: o "Bilocas", como era tratado carinhosamente, esteve connosco em Bambadinca, entre maio de 1970 e março de 1971. Alf mil, CCS / BART 2917, Bambadinca, 1970/72, fizemos lá uma bela amizade: ele, "baladeiro", tocava viola, mas era um "periquito", um alferes de secretaria, e nós, operacionais, já calejados da guerra, "pretos de 1ª classe", da CCAÇ 12, uma companhia de intervenção africana, ao serviço dos senhores da guerra de Bambadinca e de Bafatá...

Quando digo nós, refiro- me a mim, ao Humberto Reis, ao Tony Levezinho, ao Zé da Ilha (José Vieira de Sousa, madirense), o GG ( Gabriel Gonçalves, o nosso cripto), e outros, noctívagos, que gostávamos de cantar, beber, conviver, de preferência, pelas horas altas da noite... Ele era dos poucos alferes, para além do Zé Luís Vacas de Carvalho, que nos acompanhava nessas noites de insónia, de copos e de tertúlia... Como se o bar de sargentos de Bambadinca (e os nossos quartos...) fosse uma república coimbrã... (...)


24 de novembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15405: Expedição Porto-Dakar, integrada na 2ª edição do Dakar Desert Challenge: Coruche, Marrakech, Bissau, Dakar: 26 de dezembro de 2013- 9 de janeiro de 2014 (Abílio Machado, ex-alf mil, CCS/BART 2917, Bambadinca, 1970/72) - Parte I

Guiné 61/74 - P23227: Historiografia da presença portuguesa em África (315): Anais do Conselho Ultramarino: Curiosidades da Guiné (2) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 26 de Maio de 2021:

Queridos amigos,
Pesquisar na Biblioteca da Sociedade de Geografia de Lisboa é por demais aliciante, até porque de repente se fala no Seminário das Missões do Bombarral, de que nunca se ouvira falar e descobre-se que funcionou mesmo na terra da Pêra Rocha enquanto se faziam trabalhos de restauro no Colégio das Missões de Cernache do Bonjardim. E remexendo noutros papéis descobre-se o Portugal Missionário, publicação comemorativa da Reunião Missionária efetuada em Cernache no verão de 1928 e lá dentro se encontra um delicioso artigo intitulado "Por Terras da Guiné, notas de um antigo missionário, padre João Esteves Ribeiro". Estes Anais do Conselho Ultramarino têm que ser encarados como material subsidiário em qualquer investigação, mas há surpresas como o artigo de Tavares de Macedo sobre os Tangomãos, isto em 1852, seguramente que se estava a descobrir uma particularidade guineense que marcou a sua história, a sua civilização e a sua cultura.

Um abraço do
Mário



Anais do Conselho Ultramarino: Curiosidades da Guiné (2)

Mário Beja Santos

Perguntará o leitor que importância se pode atribuir às matérias constantes nestes anais. A primeira parte da resposta passa por atribuir importância ao Conselho Ultramarino, um órgão que iniciou a sua vida em tempos de Filipe II, teve interrupções, e mesmo com outras designações chegou a abril de 1974. As obras que estão em consulta na Biblioteca da Sociedade de Geografia referem-se concretamente ao período encetado na governação de Fontes Pereira de Melo e que irá durar até à década seguinte. Iniciei a consulta na série 1.ª, vai de fevereiro de 1854 a dezembro de 1858, a edição é da Imprensa Nacional, 1867. Tem-se a sensação quando se folheia estes anais que têm qualquer coisa a ver com o Diário da República colonial, o Conselho Ultramarino funcionava junto do Paço, refere nomeações, condecorações, composição de comissões, autorização de despesas… Há a parte oficial e a parte não oficial, a primeira tem a ver com pedidos de informação, instruções, acusa-se a receção de legislação, exigências orçamentais, abolição de impostos, abertura de portos, vencimentos, abolição da escravatura; a não oficial, tem a ver com a maioria dos casos com artigos, extratos de conferências, enfim, algo que não envolva diretamente nem o Conselho Ultramarino nem a política governamental.

É possível pois encontrar pareceres em que se diz que há dificuldade em se renderem os oficiais e praças de pré destacados para a Guiné, devido à insalubridade do clima, por amor à sua família e Pátria e pela diferença de preço dos géneros; e igualmente se considera que é de grande utilidade providenciar que estes destacamentos fiquem mais tempo na Guiné para evitarem indisciplinas e por razões económicas, e assim o Conselho é de parecer que o Governo expeça ordens ao Governador-Geral para render regularmente, e logo depois da estação das chuvas os destacamentos. Isto em 29 de novembro de 1853. Falando-se da nomeação do Governador de Cacheu, diz o Conselho Ultramarino que ela deve ser feita pelo Governador-Geral de Cabo Verde, deve ter uma gratificação e o seu grau de importância deve ser equiparado à dos comandantes militares das ilhas do arquipélago, entanto o Governador de Cacheu recebe ordens do Governador da Guiné que é subordinado ao Governador-Geral de Cabo Verde. E vem o parecer: Sempre que o Governador da Guiné for governado pelo Governador-Geral deve-se-lhe abonar a gratificação anual de 800 mil reis; é conveniente que o Governo deixe ao Governador-Geral da Província a nomeação do Governador de Cacheu, não devendo a gratificação ser reduzida de 400 mil reis. Isto em 24 de maio de 1855. E há notas curiosas como aquela que Sá de Bandeira assina em 30 de maio de 1857: “Sendo mandado estacionar o patacho de S. Pedro nos portos da Guiné Portuguesa, às ordens do governador da mesma Guiné: Sua Majestade El-Rei há por bem determinar pela Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar que o Governador-Geral da Província de Cabo Verde o guarneça de gente que pela terra do seu nascimento ou por outras causas esteja habituada ao clima da Guiné, sendo do comando encarregado a pessoa prática daqueles portos, e capaz de o conduzir ao arquipélago de Cabo Verde quando assim seja necessário”.

E temos agora um bom exemplo de texto não oficial, assinado por J. Tavares de Macedo acerca dos Tangomãos, de que eram os Tangomãos de que se fala na Ordenação do Reino. Reporta-se o autor a uma provisão régia de 15 de julho de 1565, extraída por Duarte Nunes de Leão nas suas Leis extravagantes: “que quando algum herdeiro de algum defunto Tangomão, que falecesse nas partes de Guiné demandar o Hospital de Todos os Santos da Cidade de Lisboa, para que lhe restitua a fazenda, que ficou de tal Tangomão, e que o dito hospital arrecadou, por lhe pertencer e lhe ser aplicada, por Provisões e Regimentos régios, por tal herdeiro dizer que não foi citado nem requerido ou que faltou alguma solenidade, das que conforme a direito se requerem, antes das fazendas dos ditos Tangomãos poderem ser julgadas por perdidas e se poderem entregar ao dito hospital, a quem são aplicadas, os juízes do dito hospital e quaisquer outros a que o conhecimento do caso pertencer, não publiquem a sentença final que no tal caso se houver de dar sem primeiro dar a Sua Alteza dele e do caso especial conta”. E o autor pergunta quem são estes Tangomãos. Para o jurisconsulto Molina é palavra que em terra de pretos significa os que vão pelas feiras e trocam mercancias por negros escravos que trazem aos portugueses a vender. Mas há outros que dizem “que Tangomãos sejam os que cativam homens livres, quais eram os que em Guiné andavam apanhando negros; outros finalmente dizem que Tangomão é o que persuada ao escravo que fuja ao seu senhor. Há também quem entende que “os que dizem que Tangomão é o que foge e deixa a sua Pátria e morre fora dela, ou por suas culpas, ou por seus particulares interesses; se a sentença pronunciada contra os bens do Tangomão há de subir à presença d’El-Rei, para se decidir se eles pertencem ou não ao real fisco, fica manifesto que o dono morreu ausente e fugitivo. Não negaremos, contudo, que havendo passada esta palavra de Guiné a Portugal, particularmente se entende dos que fogem e morrem por toda a Guiné e Cafraria”.

É patente que estes eruditos têm tido ideia pouco clara do que eram os Tangomãos, a que se referem as leis antigas. E cita-se o padre Fernão Guerreiro no que escreveu nas suas Relações Annaes: “Também fazem muito serviço a Deus de o ajudar a descativar muitos padres, que sendo livres os trazem cativos e injustamente da terra firma da Guiné os mercadores portugueses que disso tratam, principalmente quando consta da injustiça do seu cativeiro, metendo-os por força nos navios, ou havendo-os de outros negros que injustamente os salteiam e cativam, ou havendo-os também dos Tangomãos, ou lançados com os negros, e que andam neste trato por terra dentro; os quais são uma sorte de gente que ainda na Nação são portugueses e na religião ou batismo cristãos, de tal maneira porém vivem como se nem uma coisa nem outra foram; porque muitos deles andam nus, riscam o corpo todo com um ferro; desta maneira andam por todo aquele Guiné tratando e comprando escravos por qualquer tipo que os podem haver, ou seja bom, ou seja mau, andando tão esquecidos de Deus e da sua salvação como se forem os próprios negros e gentios da terra”.

E Tavares de Macedo diz que é tão clara esta notícia que são escusados mais comentários. “Só notaremos o facto notabilíssimo de como se afaziam a tão inóspitos climas homens que abandonavam inteiramente os hábitos da terra natal, para passarem a viver como selvagens, passavam vinte e trinta anos sem se confessarem nem se lembrarem mais que dos negócios da vida agitada e bárbara que haviam abraçado”. No final do seu artigo, e para confirmar o padre Fernão Guerreiro cita-se João Carreiro capitão de Cacheu em documento de 15 de janeiro de 1650: “Avisar-me-eis particularmente pelo Conselho Ultramarino das pessoas que andarem feitos Tangomãos, e dos que tiverem incorrido nessa culpa, e de suas qualidades, e que utilidade receberá meu serviço deles se reduzirem e virem povoar a viver na povoação, e se convirá ou haverá algum inconveniente em se lhe perdoar as culpas que tiverem, e com que condições se lhe deve conceder perdão, e do benefício que deles disso receberão com o mais vos parecer informar”. Considera Tavares de Macedo que fica cabalmente esclarecido a condição de Tangomão, caraterística ímpar do português que se lançava no mato e ali permanecia dezenas de anos, em qualquer ponto da chamada Senegâmbia Portuguesa.

(continua)


Guiné Portuguesa, mapa do século XIX, propriedade do Arquivo Histórico Ultramarino
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Nota do editor

Último poste da série de 27 DE ABRIL DE 2022 > Guiné 61/74 - P23207: Historiografia da presença portuguesa em África (314): Anais do Conselho Ultramarino: Curiosidades da Guiné (1) (Mário Beja Santos)