quinta-feira, 5 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23232: Agenda cultural (809): "Aprendiz de Mágico" (Lisboa, Astrolábio, 2022, 264 pp.), de António Mário Leitão: sessão de lançamento, sábado, 7 de maio, 17h30, auditório da CM Ponte de Lima

 

Convite do autor e da editora: lançamento do último livro do nosso camarada Mário Leitão. É uma autobiografia parcialmente ficcionada, editada pela Astrolábio  / Grupo Editorial Atântico. Preço de capa: 12 euros | ebook: 5 euros.



Mário Leitão

1.  O António] Mário Leitão é um limiano, nascido em 1949,  que toca "sete instrumentos" e tem "muitas vidas". Além de marido, pai e avô, terno, extremoso, babado, é ou foi: 

(i)  fur mil na Farmácia Militar de Luanda, Delegação n.º 11 do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos (LMPQF), 1971 a 1973;
 
(ii) membro da nossa Tabanca Grande, o nº 741,  desde 12/4/2017; 

(iii) com 36 referências no nosso blogue; 

(iv) licenciado em farmácia pela Universidade do Porto,  antigo director técnico da Farmácia Lopes, em Barroselas, Viana do Castelo, hoje  reformado, tendo leccionado também na Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo ; 

(v) piloto civil (com mais de 300 horas de voo), patrão de alto-mar e instrutor de mergulho;

 (vi) autarca, cidadão empenhado, ambientalista,  dirigente associativo,  com vasta colaboração na imprensa; 

(vii) escritor, membro da Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima, membro da Associação Portuguesa de Escritores, autor dos seguintes livros:

  • "Aprendiz Mágico" (Lisboa,  Astrolábio, 2022, 264 pp.)
  • “Heróis Limianos da Guerra do Ultramar”(Ponta de Lima, ed. autor, 2018, 272 pp.);
  • "História do Dia do Combatente Limiano"  (Ponte de Lina, ed. autor, 2017)
  • "Biodiversidade das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d´Arcos"  (Ponte de Lima: Lions Clube de Ponte de Lima, 2012, 295 pp. e mais de 500 fotografias).
 Participou ainda no XI volume da obra "Guerra Colonial - a História na primeira pessoa" (QUIDNOVI, 2011 a pág. 18 a 28), com o artigo "A farmácia militar".

2. Sinopse do livro "Aprendiz de mágico"

Aprendiz de Mágico é um parque de diversões de géneros literários: biografia, crónica, romance fantástico e até qualquer coisa de novela de cavalaria.

Em abono deste último género, fique o leitor a saber que o Mago Merlin teve no século passado uma filha no Alto Minho, de seu nome Rosa Carriça. Apesar de tão remota ascendência, era uma mulher muito à frente do seu tempo, possuidora de poderosos conhecimentos iniciáticos sobre o poder das plantas e dos minerais.

Em lugar de uma espada, confiou às mãos do afilhado, na véspera de este partir para a guerra, um saco de cristais muito brilhantes.


____________

Nota do editor:

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Como é bom ver a nossa malta a descobrir a sua "vocação literária tardia"... Parabéns, Mário.