domingo, 1 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23218: Humor de caserna (53): O anedotário da Spinolândia (IV): "quer que embrulhe... ou levo-o no olho ?" (António Ramalho, ex-fur mil at cav, CCAV 2639, Binar, Bula e Capunga, 1969/71)

1. Mais três histórias que têm por protagonista o gen António de Spínola, "duas delas presenciei-as eu, a primeira foi-me contada pela protagonista". O "compilador" foi o António Ramalho,  ex-fur mil at cav, CCAV 2639 (Binar, Bula e Capunga, 1969/71), natural da Vila de Fernando, Elvas, membro da Tabanca Grande, com o nº 757. 

Como o poste P18918 foi publicado há 6 anos, no píncaro do verão, não teve, injustamente, qualquer comentários... Pode ser que agora, o nosso Ramalho (que também era da arma de cavalaria com o nosso general) tenha mais sorte


(i) Senhor Governador, quer que embrulhe ou leva-o no olho?

O nosso General teve um pequeno acidente com o seu monóculo, enviou o seu impedido a um oculista da cidade, cuja empregada era familiar do proprietário, natural duma aldeia perto da minha.

Avisado depois de reparado o monóculo, foi ele mesmo levantá-lo com aquele seu ar austero, de camuflado engomado, sempre simpático para com as populações.

No acto da entrega pergunta-lhe a empregada:

 Senhor Governador, quer que embrulhe ou leva-o no olho?
– Menina, dê cá o monóculo, no olho levam vocês!...

A rapariga desmanchou-se a rir quando nos contou!

(ii) Você é que é o nosso alferes ?

Aquando da minha estadia em Capunga, vejo chegar um jipe com o nosso general a bordo, chamei imediatamente o furriel mais velho que estava jogando à bola.

A seguir às formalidades e cumprimentos da praxe, pergunta-lhe o nosso general:

– Você é que é o nosso alferes?
– Não, não sou, meu general, o nosso alferes foi buscar água a Bula.
– Pois olhe, você tem muito mais cara de alferes do que muitos que para aí há!... Transmita-lhe que eu vim cá ver o andamento do reordenamento em Capunga.

Comentários do Alferes à visita inesperada:

- Caraças... Não me avisaram!

(iii) Que belo pão, rapaz, parabéns!

Aquando da minha estadia em Bissum, fomos visitados mais uma vez pelo nosso general tendo como companhia um governante brasileiro, na ocasião!

Depois da visita à população também decidiram visitar o aquartelamento. De passagem pela padaria o nosso cabo ofereceu-lhe pão quentinho, acabado de sair do forno.

Depois de o apreciar, manifestou-se encantado pela qualidade:

- Que belo pão, rapaz, parabéns!
- Meu general, se cá voltar amanhã ainda estará melhor!
- Adeus, rapaz, então até amanhã!

... Até hoje! (**)

António Ramalho

[Seleção / revisão de texto: LG]

____________


(**) Último poste da série > 30 de abril de 2022 > Guiné 61/74 - P23214: Humor de caserna (53): O anedotário da Spinolândia (III): a "melena" do cap inf Vasco Lourenço que irritou o célebre "Coronel Onze" (Fernando Magro, ex-cap mil art, BENG 447, Bissau, 1970/72)

1 comentário:

Anibal Joao disse...

Bissum-Naga, 20Junho1969--C.Caç.2465