quinta-feira, 5 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23231: Álbum fotográfico de João Alves, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 5 (Canjadude, 1970/72) (Parte I)

Relembrando a mensagem de apresentação do nosso camarada de armas, João Alves, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 5 (Canjadude, 1970/72), com data de 24 de Abril de 2022:[1]

Caros camaradas
Antes de mais uma saudação especial para todos os que foram membros da mesma missão, seja em que local tivesse sido, um forte e fraterno abraço.
Anexo um pequeno texto com algumas fotos que achei interessantes.
Se entenderem podem anular as que acharem inconvenientes.
Quanto aos elementos que compõem as fotos, tenho a certeza que não se opõem ao facto.
Estou ao dispor do grupo para o que for necessário, pois infelizmente tenho bastante que contar, apenas necessito de tempo.

Sem mais de momento, forte e fraterno abraço para todos.
João Alves

Foto n.º 1 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > De Sargento de Dia
Foto n.º 2 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > O que sobrou de um Unimog depois de accionar uma mina anticarro em 3 de Agosto de 1972.
Foto n.º 3 > Guiné > Região de Gabu > De folga do serviço em Nova Lamego. Da esquerda para a direita: eu, o Alf Mil Martins e o Fur Mil Germano Penha.
Foto n.º 4 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > A chegada sempre agitada ao aquartelamento
Foto n.º 5 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > Junto ao meu abrigo
Foto n.º 6 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > Momento de lazer no Bar de Oficiais e Sargentos. Sentados: Fur Mil Germano Penha, Cap Arnaldo Costeira, um casal de sargentos que não me lembro o nome e o Fur Mil Moreira. De pé: Fur Mil Ramos (infelizmente já falecido) e eu.
Foto n.º 7 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > Eu e o Fur Mil de Transmissões num momento de diversão. Em primeiro plano o Fur Mil Ramos, já falecido. Agachados: Fur Mil Amanuense José Perestrelo, eu e Fur Mil Alberto Antunes.
Foto n.º 8 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > Mais um momento de repouso no bar: Alf Mil Manuel Neves, eu, Fur Mil Germano Penha e o Fur Mil Vaguemestre Vítor Caldeira.
Foto n.º 9 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > Reunião de convívio. De frente: o Perestrelo, eu, o Fur Mil Alberto Caetano, o Alf Mil Martins e o saudoso Fur Mil Ramos. O Cap Costeira parecia desconfiado. Também de costas, salvo erro, o Fur Mil Penha, o Fur Mil Mec Auto Eduardo Melgueira e outro camarada que não consigo identificar.
Foto n.º 10 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude > Todos éramos amigos, civis e militares. Em baixo à direita o Alferes Miliciano Pedro Lamy.
Foto n.º 11 > Guiné > Região de Gabu > Canjadude  > O Ramadão em Canjadude no ano 1972
____________

Nota do editor

[1] - Vd. poste de 26 DE ABRIL DE 2022 > Guiné 61/74 - P23202: Tabanca Grande (533): João da Silva Alves, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 5 (Canjadude, 1970/72). Senta-se à sombra do nosso poilão no lugar n.º 860

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Foto nº 6 - Deve tratar-se do 2º sargento miliciano enfermeiro, e a esposa...


Os homens da companhia > Africanos > Cipriano Mendes Pereira
2º Sargento Miliciano Enfermeiro, número mecanográfico 82034859, já se encontrava ao serviço da Companhia em finais de 1969, tendo assumido as funções de Comandante da Secção de Saúde.

Além das actividades inerentes à sua função, colaborou na construção do edifício destinado a Posto de Socorros e Enfermaria. Foi também professor das escolas primárias das crianças que residiam na povoação.

Foi abatido ao efectivo da Unidade em 10 de Outubro de 1970 por ter sido transferido para o Hospital Militar 241 / CTIG, em Bissau.

Veio a falecer em combate na noite de 16 de Novembro de 1970, durante a flagelação a Nova Lamego.


27 DE OUTUBRO DE 2006
Guiné 63/74 - P1218: Sargento Cipriano: Morrer em Nova Lamego (José Martins, CCAÇ 5)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2006/10/guin-6374-p1218-sargento-cipriano.html

José Marcelino Martins disse...

O sargento da foto 6, não +e o Cipriano.
O que vejo é que, a partir do 2º semestre de 1970, Canjadude tornou-se mais cosmopolita.
Bar novo, novos abrigos, etc...